Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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MÍDIAS DIGITAIS E O ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 18-10-2017

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo investigar o uso de mídias digitais no ensino e aprendizagem de conceitos referentes ao Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma variável. Essa pesquisa está sendo desenvolvida e aplicada em uma Universidade particular da Região Metropolitana de Porto Alegre e conta com um grupo de participantes constituído por acadêmicos de cursos da área científica e tecnológica. O trabalho se desenvolve por meio da interação entre pesquisadora e participantes, que ocorre de modo digital em um grupo de estudos online, denominado “Projeto Monitoria Online”, hospedado no Facebook, no qual se busca explorar diferentes recursos disponíveis nessa plataforma. O trecho selecionado para este trabalho expõe uma discussão ocorrida entre a pesquisadora e um participante, acerca de questão envolvendo a aplicação do conceito e das propriedades da integral definida no cálculo de área de regiões delimitadas por função. A monitoria online desenvolvida a partir do Facebook se revelou uma intervenção promissora no estudo do Cálculo, em parte pela possibilidade de utilização de recursos variados, o que permite acesso a um mesmo objeto de estudo a partir de diferentes perspectivas, favorecendo a atribuição de novos significados. Ainda, a possibilidade de interações em horários flexíveis, adequando-se a demanda do estudante, de modo que o mesmo não necessite esperar a próxima aula para esclarecimento de dúvidas é outro aspecto promissor desse tipo de trabalho. Por fim, ao fomentar um espaço para discussões, a monitoria online favorece o desenvolvimento de uma postura ativa, crítica e reflexiva por parte do aluno.

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