Portal de Eventos da ULBRA., IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

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DESSE JEITO É MAIS LEGAL: A IMPORTÂNCIA DO USO DE MÉTODOS MAIS DIDÁTICOS NO ENSINO
Tassiane Meireles Viegas, Maria Eduarda Pinheiro Bastos, Maria Eduarda Loregian, Júlia de Souza Teixeira, Caroline Leffa Medeiros, Priscilla da Silva Kiscporski

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


A competição pela atenção dos alunos com novas tecnologias exige um pensamento contemporâneo e evoluído sobre o ensino nas escolas. Mais que transmitir o conhecimento, é papel do professor ensinar de uma forma que atenda a todos os estilos de aprendizagem, chamando a atenção dos estudantes. Assim, devem ser utilizadas ferramentas que tornem as aulas mais interessantes ao olhar de quem se pretende ensinar. Neste trabalho nós, alunas do 8º ano do EF, nos colocamos no lugar dos professores para avaliar como as formas de ensino refletem no aprendizado dos alunos. Sendo assim, o objetivo do nosso trabalho é comparar duas técnicas de ensino, sendo de um lado leitura e, do outro, aula expositiva e dialogada, na construção do aprendizado. O presente de estudo foi realizado no Colégio Ulbra São Mateus com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. A proposta deste trabalho consistiu em provar que existe um aumento na aprendizagem quando as aulas são mais didáticas. Para isso, testamos os conhecimentos dos alunos sobre o Sistema Solar. Os métodos de ensino utilizados foram: A) Utilização do método de aprendizagem através da leitura sobre características do Sol, planetas e outros corpos do Sistema Solar, assim como a formação do mesmo e; B) Uma aula em Power Point sobre o mesmo assunto abordado em “A” intitulada “Sistema Solar: Abrindo espaço para novos conhecimentos”, com muitas imagens, explicações, vídeos e maquetes. Para a elaboração das aulas foram utilizados artigos científicos, livros de geologia e observadas aulas sobre o assunto. Para avaliar qual dos métodos proporcionou maior aprendizado (ou se os dois métodos ensinam de igual forma), foi dado aos alunos um questionário após a aplicação de cada método e verificado em qual deles o número de acertos foi maior. O questionário com 13 questões de múltipla escolha foi aplicado em 32 alunos. Em relação à diferença de aprendizagem avaliada nas duas metodologias, foi percebido um aumento no número de acertos após a aplicação do método B, demonstrando que aulas diferenciadas propiciam uma maior aprendizagem (ainda que o conteúdo tenha se repetido). De modo geral, os alunos relataram que com o método B torna-se muito mais fácil aprender, pois assim o assunto fica “mais legal e interessante”, prendendo mais a sua atenção. Concluímos, através deste trabalho, que é essencial para a existência de uma aprendizagem real, a utilização de métodos de ensino que estimulem todos os sentidos dos alunos evolvidos.

Palavras-chave


Sistema Solar; Aprendizagem; Didática

Texto completo: PÔSTER