Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE MATEMÁTICA
Marlise Geller, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Última alteração: 05-10-2015

Resumo


O projeto “Estratégias de ensino e de aprendizagem com alunos de inclusão na Educação Básica: intervenções pedagógicas na área de Matemática”, aprovado no Edital MCTI/CNPq Nº 14/2013, busca compreender como proporcionar aos alunos com deficiência a aprendizagem de conceitos matemáticos necessários a sua inclusão social.  A investigação se desenvolve por meio de intervenções pedagógicas na área de Matemática em escolas púbicas inclusivas de Educação Básica. Nessa perspectiva é importante refletir e analisar junto ao professor o papel da matemática no mundo contemporâneo, em especial quando se contempla o cenário das escolas inclusivas. Com o intuito de viabilizar estratégias de atendimento ao aluno com deficiência, constituiu-se um grupo de estudos cooperativo, na perspectiva de uma pesquisa com observação participante, composto por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA e professores das escolas públicas inclusivas.  Este grupo está na fase de observações e intervenções realizadas em salas de Atendimento Educacional Especializado e no Laboratório de Estudos de Inclusão – LEI na Universidade. O projeto tem como ações: compreender a realidade da inclusão da região metropolitana de Porto Alegre/RS, com o intuito de conhecer as ações de ensino para alunos de inclusão; aplicar instrumentos de pesquisa junto a professores e estagiários do AEE, professores da sala de aula regular e alunos de inclusão da Educação Básica na área de Matemática; acompanhar a metodologia e os processos de ensino de Matemática empregados com os alunos de inclusão participantes do projeto; planejar e realizar intervenções pedagógicas para abordar conceitos matemáticos; realizar reuniões periódicas com o grupo de estudos para discutir aspectos didático-metodológicos e possíveis dúvidas do próprio processo. Nestes dois anos de execução da pesquisa, ressalta-se a consolidação de um grupo de estudos, estabelecendo relações entre as pesquisas de alunos do PPGECIM e as diferentes realidades das escolas participantes da pesquisa. Estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem matemática de alunos de inclusão têm possibilitado compreender melhor as articulações vivenciadas ao longo destes processos, visando aprofundar as ações de atendimento a esses alunos e, consequentemente, a análise das mesmas.


Palavras-chave


Educação Inclusiva. Educação Matemática. Atendimento Educacional Especializado.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido