Tamanho da fonte:
Desvendando o mundo com os 5 sentidos
Última alteração: 10-11-2025
Resumo
Reconhecendo a relevância de a criança conhecer a si mesma e o próprio corpo, torna-seimprescindível estimular, de maneira intencional e integrada, o desenvolvimento psicomotor,emocional, social e cognitivo. Nesse contexto, o projeto teve como eixo norteador a exploração doscinco sentidos, articulando diferentes áreas do conhecimento — Ciências, Arte e Linguagem — deforma lúdica, interativa e interdisciplinar, favorecendo a curiosidade, a autonomia e a ampliaçãodas experiências sensoriais. Os objetivos delineados envolveram: identificar e diferenciar cadasentido e seu respectivo funcionamento; promover o reconhecimento de si, de suas característicase limitações; contribuir para o desenvolvimento psicomotor; desenvolver a linguagem oral; eaprimorar a linguagem escrita. As práticas pedagógicas adotadas buscaram articular teoria eexperiência, garantindo um processo de aprendizagem significativo e contextualizado. Entre asmetodologias implementadas, destacam-se: o levantamento de hipóteses por meio de atividadessensoriais com a pipoca; aula experimental no laboratório de Ciências, abordando o sentido dopaladar (gustação); atividades Maker relacionadas aos cinco sentidos; a Hora do Conto com anarrativa “Os cinco sentidos”; a confecção do “Livro dos Sentidos da Turma 11”; a apresentação doAlfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras); e a participação na Feira de Iniciação Científica. Asvivências possibilitaram observar avanços significativos no desenvolvimento global das crianças. Oprojeto demonstrou-se uma ferramenta eficaz para promover o desenvolvimento integral,favorecendo a construção de conhecimentos a partir da experimentação e da observação ativa. Aoestimular a percepção sensorial, contribuiu para o fortalecimento de habilidades cognitivas,expressivas e comunicativas, ampliando a competência linguística e o repertório simbólico dosestudantes.