Última alteração: 09-11-2025
Resumo
Este trabalho de pesquisa tem como tema: A Rádio Cerrado como Artefato Cultural no Município de Corrente-PI. Tem por objetivo geral analisar e problematizar como a Rádio Cerrado continua sendo um artefato cultural relevante para a comunidade de Corrente e objetivos específicos mapear com quais grupos étnicos e de gêneros, a rádio apresenta maior audiência; mapear quais outras formas de possibilidade de plataformas digitais, a comunidade tem acesso e analisar como a rádio desempenha a produção cultural do consumo e do entretenimento. Dos vários questionamentos supracitados, foi possível selecionar dentre estes, apenas dois, dos quais foram considerados fundamentais para direcionar esta investigação: 1- Como a rádio, enquanto uma pedagogia cultural, opera na produção de subjetividades dos sujeitos? 2- De que modo a audiência tem garantido a permanência da rádio na comunidade de Corrente-PI? Considerando a utilização de estratégias metodológicas qualitativas, pretende-se explorar a partir dos Estudos Culturais em Educação, as subjetividades produzidas pela rádio a partir de entrevistas narrativas com moradores de Corrente/PI, sobre os programas radiofônicos que escutam na rádio Cerrado. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados para a produção do material empírico, se constituirão de entrevistas narrativas, das quais, participarão os seguintes grupos de sujeitos: 10 jovens, entre 15 a 21 anos; 10 adultos, entre 22 a 59 anos e 10 idosos, entre 60 a 80 anos de idade, todos moradores de Corrente, distribuídos na zona urbana e rural. As análises dos achados serão discutidas a partir das teorias que abordam e atravessam os Estudos Culturais, com as ferramentas teórico-conceituais que o embasam como as Pedagogias Culturais e Circuito da Cultura. Os resultados desta pesquisa estão em andamento, visto que ainda está em processo inicial, contudo podem evidenciar, através da narrativa dos ouvintes, como a Rádio Cerrado, em sua grade de programas, tem produzido subjetividades na população de Corrente – PI.