Última alteração: 17-11-2025
Resumo
A formação em saúde exige o domínio da anatomia humana e a sua correlação com a prática clínica. No ensino médico, a Radiologia e o Diagnóstico por Imagem (RDI) funcionam como pilares didáticos cruciais. Exames de imagem integram disciplinas como a anatomia humana e as especialidades clínicocirúrgicas, já que a radiologia é um recurso pedagógico inestimável, ao trazer o contexto clínico para a sala de aula. Além de detalhar a anatomia normal, a RDI estuda as variações anatômicas e os achados patológicos. Nesse contexto, o Núcleo de Anatomia Radiológica (NARA) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) é um polo de ensino e pesquisa, por meio de investigações conduzidas pelos acadêmicos e professores do curso de medicina. O acervo radiológico do NARA/ULBRA tem grande número de imagens de casos clínicos, englobando exames de variadas modalidades. O objetivo do projeto é estabelecer o acervo radiológico como um apoio à aprendizagem, visando aprimorar competências como capacidade de interpretar exames e exercitar o diagnóstico diferencial, fomentando o raciocínio clínico. A metodologia do projeto centra-se na aprendizagem ativa dos estudantes, através da gestão e análise do referido acervo, manifestado pela participação na catalogação dos exames por critérios anatômicos e clínicopatológicos. O Núcleo promove seminários e discussões de casos clínicos entre alunos e professores. As atividades do NARA/ULBRA mostram um ciclo produtivo de manuseio e análise de imagens, junto com a produção científica, através da seleção de casos relevantes para a produção de artigos e/ou materiais didáticos. O NARA/ULBRA é uma iniciativa inovadora para o ensino, pois integra a anatomia humana com o contexto clínico, por meio da radiologia. Ao promover a aprendizagem e o raciocínio diagnóstico, espera-se que este projeto seja referência no desenvolvimento de metodologias educacionais ativas.