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FORMAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DO MovRT
Raíssa da silva Rafaeli, Márcia Campanella Carlet, Maria Eliane Lima, Vitor scotta hentschke, Jéssica Silva Lamp

Última alteração: 18-11-2025

Resumo


 

A pesquisa como eixo formativo do fisioterapeuta, prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais, impulsionou a criação do Grupo de Pesquisa Movimento, Reabilitação e Tecnologia (MovRT) no Curso de Fisioterapia da ULBRA, como estratégia extensionista articulada ao ensino e à prática científica. Este relato descreve sua implantação e primeiras ações, consolidado em 2025 com registro no Diretório do CNPq e iniciado em agosto, com primeira reunião em 03/09/2025. Embora recente, integra 43 acadêmicos ativos em ambiente virtual compartilhado e abrange discentes de todos os ciclos. As ações consistem em encontros quinzenais virtuais síncronos, com foco em desenvolvimento de competências em pesquisa (metodologia, bioestatística, delineamentos e prática baseada em evidência), leitura crítica de artigos, socialização de projetos de conclusão de curso com convite à iniciação científica e interação com pesquisadores externos. Do ponto de vista social, a extensão em pesquisa apresenta potencial de impacto ao (I) transferir conhecimento científico para ações de extensão e assistência, qualificando decisões com aplicabilidade comunitária; e (II) formar precocemente futuros fisioterapeutas, favorecendo a disseminação da prática baseada em evidências em distintos cenários de atenção à saúde (públicos e privados, hospitalares, ambulatoriais, básicos, comunitários e educacionais). Como perspectiva, projeta-se o cadastro de projetos próprios e a ampliação da produção científica institucional, consolidando ambiente de cultura científica com potencial de impacto social.

Palavras-chave: extensão universitária; iniciação científica; formação em saúde; fisioterapia; grupos de pesquisa.


 


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