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MENTORIA LEGAL COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS NA GRADUAÇÃO EM DIREITO
Luana Breyer

Última alteração: 12-11-2025

Resumo


O presente estudo teórico-exploratório analisa o impacto do Projeto Mentoria Legal do Curso de Direito da ULBRA Canoas no desenvolvimento de competências práticas. Reconhecendo que a formação jurídica tradicional, vista como excessivamente teórica, exige novas metodologias para uma aprendizagem significativa, o projeto atua como uma ponte entre a academia e o mercado, utilizando a mentoria como ferramenta de compartilhamento de experiências. O objetivo principal é analisar a eficácia da mentoria legal, baseada na resolução de casos reais, no desenvolvimento de competências técnicas e não-técnicas essenciais para a futura atuação profissional dos acadêmicos. A metodologia adotada consiste em uma análise qualitativa baseada na revisão bibliográfica sobre o método Problem-Based Learning (PBL) e na análise documental do edital do projeto, visando estruturar um relato de experiência fundamentado. Os resultados demonstram que a utilização da PBL em casos reais permite o desenvolvimento do raciocínio estratégico e da capacidade de solucionar problemas. Além disso, a prática na mentoria acelera a carreira, aprimora a performance dos futuros profissionais do direito e estimula a criatividade e a adaptabilidade do discente na busca por soluções para situações complexas. Conclui-se que, por meio da aplicação da PBL em casos reais, o projeto preenche a lacuna entre teoria e mercado e traz segurança aos estudantes de Direito.


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