Portal de Eventos da ULBRA., EXPOULBRA 2025

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MARANHÃO SOB O OLHAR DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS: O que diz o Caderno de Orientações Pedagógicas?
Francilva Costa de França, Marta Campos de Quadros

Última alteração: 10-11-2025

Resumo


A educação escolar indígena é uma modalidade da educação básica voltada para atender as especificidades culturais, sociais e linguísticas das comunidades indígenas, contribuindo na formação integral dos estudantes e na promoção de uma educação de qualidade. Partindo deste pressuposto, este estudo segue com objetivo de analisar o Caderno de Orientações Pedagógicas para a educação escolar indígena, buscando compreender quais práticas pedagógicas têm sido utilizadas nas instituições de ensino básico no Estado do Maranhão para garantir uma educação capaz de valorizar e fortalecer suas identidades étnicas, tradições, culturas, línguas, incluindo o acesso às novas tecnologias e os mais diversos tipos de conhecimentos. A metodologia está ancorada na análise cultural e documental, com apoio teórico nos estudos de Andrade e Costa (2017), Wortmann, Costa e Silveira (2015), Accorsi, Baliscei e Takara (2021), Knöpker (2023), Camozzato e Costa (2024), entre outros. Os resultados demonstram que as pedagogias culturais são ferramentas de análise capazes de compreender as diversas formas de aprendizado que ocorrem em diferentes contextos culturais, sendo assim, ao considerar a influência cultural no processo de ensino e aprendizagem de estudantes indígenas, podemos perceber a luz do caderno de orientações pedagógicas que ofertar uma educação de qualidade, intercultural e para todos, prepara os alunos para viver em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado. Portanto, fortalecer as escolas indígenas através de um currículo intercultural, bilíngue e cultural, contribui para o empoderamento das novas gerações. Dessa forma, este documento é visto como um elemento crucial para promover e valorizar a cultura, a história e a língua materna dos povos indígenas do Maranhão, garantindo o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, respeitando a autonomia desses povos. Por isso, a presença dos indígenas torna-se algo necessário na elaboração do caderno de orientações pedagógicas, já que cada comunidade possui sua cultura, tradições e costumes que difere dos demais povos.

 

Palavras-chave: Educação escolar indígena; Caderno de orientações; Pedagogias culturais.


Texto completo: Resumo  |  Pôster