Última alteração: 12-11-2025
Resumo
Este estudo apresenta resultados parciais de um projeto desenvolvido na disciplina de Estágio Institucional do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra – Canoas). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, teve como objetivo realizar uma análise institucional em uma escola pública municipal de Canoas/RS, buscando compreender sua estrutura organizacional, relações interpessoais e demandas psicossociais. A análise baseou-se no referencial da Análise Institucional, de René Lourau e Georges Lapassade, sintetizada por Gregorio F. Baremblitt, considerando aspectos formais e informais que atravessam o cotidiano escolar. As atividades compreenderam observação participante, entrevistas informais, questionários e registro em diário de campo. Os dados apontaram para desafios relacionados à comunicação interna, à sobrecarga docente e à necessidade de espaços de escuta e acolhimento emocional. A partir dessas observações, delineou-se um projeto de intervenção voltado à promoção do bem-estar institucional, com foco na escuta ativa e no fortalecimento das relações entre professores e equipe pedagógica por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cuja aplicação ocorrerá no próximo semestre. Conclui-se, até o momento, que o processo de análise institucional tem possibilitado uma compreensão aprofundada da dinâmica escolar e subsidiado o planejamento de práticas interventivas alinhadas às reais necessidades da instituição.
Palavras-chave: análise institucional; psicologia escolar; contexto escolar; saúde institucional; intervenção psicossocial.