Portal de Eventos da ULBRA., XXVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM VEÍCULOS E VERIFICAÇÃO DE CONFORTO DOS PASSAGEIROS
Luiz Carlos Gertz, Antonio Flavio Aires Rodrigues, Tiago Maciel Oberoffer, Miguel Afonso Flach, José Carlos Krause de Verney

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Este trabalho tem por objetivo trazer informações sobre o desenvolvimento do automóvel, principalmente em relação ao conforto, estabilidade e também sobre os efeitos causados nos usuários durante o período de utilização e ao longo do tempo. Ride é usado como referencia a vibrações táteis e visuais, já vibrações auditivas está caracterizado como ruído, sua avaliação ainda possui muitas controvérsias dentro do mundo automotivo. As irregularidades das rodovias são pontos de alerta no que se diz respeito de conforto veicular, para se obter uma dirigibilidade estável e segura é de fundamental importância os sistemas de suspensão e direção do veiculo. Através do sistema de direção temos o controle direcional do veiculo, enquanto que com o sistema de suspensão se propõe atenuação de irregularidades do solo e vibrações. A medição do efeito Ride se deu em três veículos, Chevrolet Chevette SLE/1989, Fiat Palio 1.0 2000 e Fiat Ideia Adventure 2007, onde foi posicionado em dois pontos distintos, junto ao banco do passageiro um Smartphone com aplicativo com a função de acelerômetro, fixado a um dispositivo similar ao seatpad com o intuito de manter a conexão do corpo junto ao banco, e também posicionado no assoalho dos veículos com o propósito de medir as vibrações do veículo.

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