Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH PARA A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE CINEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Última alteração: 31-08-2016

Resumo


Anjos JR*, Serrano AAN.

Resumo

Neste trabalho, iremos mostrar como utilizar o software Scratch para uma aprendizagem/ensino de conceitos de cinemática e, como decorrência, introduzir programação no ensino fundamental. Como, no Brasil, o ensino de Física é predominantemente desenvolvido a partir do ensino médio, o aprendizado de Física no ensino fundamental, acaba ficando abandonado e este trabalho é uma tentativa de discutir atividades que podem ser realizados já neste nível de ensino. O produto educacional foi fundamentado em um projeto do PIBID de Física da Universidade Luterana do Brasil e, como proposta, deixamos elaborado o passo a passo de como utilizar o Scratch para modular uma determinada aplicação. Pretendemos mostrar que é possível combinar programação (introdutória) com o ensino-aprendizagem de Física, despertando o interesse do aluno por ciências e desenvolvendo a criatividade e o pensamento lógico dos educandos, através de simulações e animações realizadas no software Scratch. O projeto consistiu na criação de atividades computacionais abordando conceitos de cinemática, como movimentos (horizontal, vertical e oblíquo), lançamentos de projéteis e ângulos de lançamento, construídas pelos estudantes através do software Scratch. Também foram utilizadas, no decorrer do projeto, atividades lúdicas, onde os alunos participaram de brincadeiras, como lançamento de objetos (com intuito de acertar um alvo), corridas (trabalhando distância e tempo) e movimentos (horizontal, vertical e oblíquo), no qual demostravam as trajetórias e força da gravidade. Para a análise dos resultados, os alunos foram divididos em três grupos, de acordo com a mediação utilizada para a exemplificação da aprendizagem. O primeiro grupo tem como característica em comum entre eles, o fato que durante as entrevistas citaram apenas as atividades lúdicas, para exemplificar o que estavam relatando, logo os alunos compreenderam e relacionam os conceitos físicos propostos, através das atividades lúdicas realizadas. Já o Grupo 2, menciona o Scratch para exemplificar ou responder as questões referentes aos conceitos físicos, que foram desenvolvidos no decorrer do projeto e, muitas vezes, descreveram, como era o Scratch e seus comandos, ou ainda, exemplos da programação, sem mencionar sobre as atividades lúdicas. Assim, os alunos do Grupo 2, adquiriram uma melhor representação dos conceitos, através do programa Scratch. Com a interação dos conceitos físicos aprendidos durante as atividades lúdicas e no Scracth, destaca-se o Grupo 3, onde os alunos mencionaram tanto as atividades lúdicas, quanto a programação através do Scratch. Como característica em comum, os alunos do Grupo 3, visualizam as atividades lúdicas, e os conceitos de física, no programa. Estes estudantes utilizaram os jogos que foram propostos em sala de aula, para melhor compreender os conceitos físicos e com isso, durante as atividades e posteriormente na entrevista, conseguiram integrar o aprendizado com as aplicações no Scratch.

 

 


Palavras-chave


Scratch; Ensino de Física; PIBID; Cinemática; Ensino Fundamental.

Texto completo: PÔSTER