Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
Cutting
Sandra Braga, Keylla Tolotti Alves, Bruna Araujo, Katiuscia Vieira

Última alteração: 06-03-2017

Resumo


Cutiing é um grave transtorno do impulso que consiste em ferir-se de forma a materializar no corpo as dores da alma, sem qualquer ideação suicida. É uma prática muito comum hoje em dia no meio dos adolescentes, e conforme vai praticando, acaba por tornar-se um comportamento compulsivo. A maioria dos pacientes dizem ter essa prática de forma a aliviar a sensação de vazio e tristeza.

A prática serve como uma estratégia de preservação emocional do sujeito, para lidar com sentimentos muito difíceis de lidar e a pressão que provoca ao psiquismo, (ALMEIDA,2010)

Segundo Alaggio, (2008) este comportamento começa como uma forma de “escape” para “aliviar a tensão ou angústia”. Quando nos machucamos e sentimos dor, nosso cérebro libera endorfina, que é uma substância que, ao ser liberada em excesso, pode causar dependência.

O tratamento é medicamentoso e psicológico, visando diminuir o comportamento compulsivo. A psicoterapia é indicada auxiliando o paciente na descoberta de habilidades de resolução e superação de conflitos. Trabalhando autoimagem e aumentando autoestima, estimula uma mudança na forma de relacionar-se com as pessoas, e consigo mesmo.

 

Palavras – chave: Cutting, Auto mutilação.


Palavras-chave


Cutting; Auto mutilação.

Texto completo: PDF