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A CAPOEIRA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Robby Martins

Última alteração: 30-03-2017

Resumo


As aulas de Educação Física devem ser diversificadas e motivadoras para os alunos, e conforme podemos observar nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos dessa área do conhecimento são os esportes, as danças, as ginásticas, os jogos e as lutas, e a capoeira é reconhecida e citada pelos PCN’s como luta, possibilitando trabalhar a sua história que está entrelaçada com a história do Brasil, a importância que ela possui na sociedade como ferramenta social, a técnica da luta, além de diversos outros conteúdos que podem romper a barreira das lutas. Assim o objetivo da presente investigação é mostrar a riqueza da capoeira como estratégia dentro das aulas de educação física e como ela pode contribuir na formação dos alunos. Os parâmetros curriculares nacionais trazem dentro das lutas uma serie objetivos para serem trabalhados, os quais podem ser facilmente alcançados com a capoeira, como o aspecto histórico que dentro da capoeira pode auxiliar a compreensão da história do nosso país tendo em vista que os acontecimentos que contribuíram para o surgimento e as transformações dela são fatos de muita importância para o Brasil, também compreender a diferença de lutar e brigar saber que a violência é algo presente no cotidiano da escola. A capoeira possui uma variedade de elementos a serem explorados dentro da sua cultura a música, os instrumentos, as danças, as técnicas do jogo, as acrobacias, fazendo com que ela possa ser utilizada em outros conteúdos dos PCN’s além das lutas. Com toda essa diversidade o ganho para o aluno é muito grande, ele pode trabalhar o seu corpo, o físico, e suas valências de maneira mais uniforme, outros aspectos como a autoconfiança, trabalho em grupo e o respeito com os colegas são colocados o tempo todo nas aulas dando ao aluno a possibilidade de trabalhar esses valores de uma maneira diferente do tradicional. O trabalho com lutas na escola não é habitual, e essa novidade desperta o interesse e a empolgação, como foi percebido durante a prática do estágio em educação física onde alunos que nunca haviam experimentado a capoeira se mostraram empolgados e dispostos a fazer as aulas, facilitando assim o desenvolvimento de aspectos que o aluno apresentava dificuldades. A presente investigação é um relato de experiências das práticas realizadas no Estágio em Educação Física com turmas dos anos finais do ensino fundamental comparando a realidade da escola com a revisão bibliográfica em livros e artigos científicos. Dessa maneira podemos perceber a diversidade e a riqueza que a capoeira possui como estratégia nas aulas de educação física, podendo ser trabalhado diversos conteúdos físicos, sociais e pessoais em uma única modalidade.


Palavras-chave


capoeira; estratégia de ensino; luta

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