Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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A PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL
Mariela Valduga, Mariana de Souza Proença, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 06-09-2013

Resumo


A Educação Ambiental diante do mundo atual busca desenvolver uma mudança de hábitos, atitudes e valores, visando em longo prazo uma melhor interação entre humanos e a natureza. A EA abordada de forma interdisciplinar, oportunizando o contato direto do estudante com o ambiente em que está inserido apresenta-se como um instrumento facilitador nas discussões, na compreensão e percepção dos humanos com o ambiente. O objetivo desta pesquisa é investigar a compreensão de estudantes de 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental diante dos princípios de Educação Ambiental, tendo como referência a análise da palestra “Saídas a campo e a Educação Ambiental”. Para tanto os estudantes produziram textos com o objetivo central de expor suas concepções perante a relação indivíduo e meio ambiente e as influências da palestra sobre Saída a campo. A análise dos textos, realizada de forma qualitativa, onde foram salientados pontos chaves como: I. Impressão sobre a palestra; II. Ênfase atribuída; III. Aspectos específicos e pontuais atribuídos; IV. Questões Ambientais; V. Comentário Geral, onde na pesquisa ressalta-se a análise dos pontos II e IV, ou seja, ênfase atribuída e Questões ambientais. Quanto a ênfase atribuída, os estudantes em sua maioria citam a “aventura”, exteriorizando a emoção, a experiência arriscada. Considera-se uma prática bastante interessante da parte dos estudantes que gerariam resultados significativos quanto a mudança de conceitos e atitudes. Nas questões ambientais, ressalta-se que os estudantes citaram mais de um aspecto em cada texto, tendo nítido que a EA pode ser trabalhada transversalmente e de forma interdisciplinar. Os resultados obtidos permitiram observar que a percepção dos estudantes diante da EA, tem como ponto expressivo o trabalho interdisciplinar e transversal.

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