Portal de Eventos da ULBRA., IX MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

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REFLEXÕES ACERCA DA POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
ANGELINA ANDRADE DUARTE DE SOUZA, Fabiana Botelho Caldas, Luiz Antônio Coêlho

Última alteração: 23-10-2018

Resumo


A presença de estudantes negros e pobres nas universidades brasileiras é cada vez maior graças às políticas de acesso ao ensino superior. Apesar disso, existe uma dificuldade em permanecer no ensino superior por conta de uma série de dificuldades. Existe de uma grande discussão sobre a função da política de cotas onde autores e um grande percentual de população se colocam contra tais ações afirmativas. O objetivo deste trabalho é refletir acerca da política de cotas raciais existente no Sistema de Ensino Superior brasileiro, tendo em vista que é necessário manter e aumentar a diversidade étnico-racial nas universidades e conhecer a desigualdade social e a exclusão social para pensar sobre as políticas públicas existentes sobre o assunto. Para isso nos propomos a elucidar o que são as ações afirmativas que embasam o Sistema de Cotas Raciais no Brasil e explicar como esse sistema funciona dentro das IES – Instituições de Ensino Superior – do Brasil. A pesquisa realizada é qualitativa, de caráter exploratório, e foi empreendida por meio de revisão bibliográfica. Os dados encontrados evidenciam que existe um problema de contradição cognitiva no Brasil no que diz respeito às cotas raciais, sob a presença de muito racismo, portanto, é necessário que se repense nas questões que norteiam as ações afirmativas para que sejam melhoradas e possam combater a desigualdade com eficiência.

PALAVRAS-CHAVE: Cotas Raciais, Ações Afirmativas, Ensino Superior.