Portal de Eventos da ULBRA., IX MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

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Vivência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de extensão - Relato de experiência
Walter Junio Bentes Grangeiro, Disley alves fernandes

Última alteração: 26-10-2018

Resumo


As parasitoses intestinais acometem 25% da população mundial, e no brasil, os mais parasitados estão na faixa de 7-14 anos, ou seja, os escolares que podem apresentar déficit no desenvolvimento físico, cognitivo e desnutrição quando acometidos. Evidenciando a necessidade de medidas preventivas através da educação em saúde destinada a este público. O presente trabalho tem como objetivo relatar a vivência do acadêmicos e as atividades lúdicas desenvolvidas em projeto de extensão como ferramenta de educação em saúde visando a prevenção de parasitoses intestinais, como ascaridíase, teníase, esquistossomose e larva migrans cutânea através da adoção de hábitos de higiene pessoal e alimentares. A ação foi realizada nas dependências de uma faculdade particular em Junho de 2018 com escolares da Escola Pública Nathalia Uchoa em Manaus através de atividades lúdicas obtidas em levantamento bibliográfico nas bases de dados.  Realizaram-se atividades lúdicas, como Jogo da memória, quebra-cabeça e cruzadinhas em grupo visando o aprendizado e troca de conhecimento entre eles. Assim, houve envolvimento entre escolares na construção ou reforço de hábitos, ao mesmo tempo que realizavam a atividade. Este tipo de abordagem mostrou-se muito eficaz, evidenciado pela adesão dos escolares e empolgação durante a aplicação das atividades. O acadêmico vivência a experiência do futuro exercício profissional no projeto de extensão, tendo em vista a conciliação entre teoria e pratica, promovendo não só o empoderamento dos extensionistas, como também dos escolares participantes. O projeto proporcionou aos acadêmicos uma oportunidade de trabalharem a educação em saúde, uma estratégia voltada a redução no número de escolares atingidos pelas parasitoses intestinais. Com este relato, almeja-se não só contribuir na divulgação de atividades lúdicas que podem ser utilizadas como ferramenta de educação em saúde a escolares, como também a possibilidade de aplicações em outros contextos. Assim como, a sensibilização de acadêmicos e profissionais da saúde no desenvolvimento de metodologias como estas, haja visto a relevância a  todos os envolvidos.