Portal de Eventos da ULBRA., IX MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA : RELATO DE EXPERIÊNCIA
ARIELLA AUXILIADORA BARROSO PIRES DOS SANTOS

Última alteração: 29-10-2018

Resumo


 

 

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA : RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ariella Auxiliadora Barroso Pires dos Santos1; Jéssica Sousa da Silva2; Aderlaine da Silva Sabino3

 

1Acadêmica de Enfermagem, Universidade Luterana do Brasil, Manaus, Amazonas, ariella.pires@bol.com.br

2Acadêmica de Enfermagem, Universidade Luterana do Brasil, Manaus, Amazonas, jessikass20@gmail.com

3 Enfermeira . Docente do Centro Universitário Luterano de Manaus, coordenfermagem@ulbra.com

 

 

A icterícia é uma das modificações mais contínua tanto em recém-nascidos a termo (RNTs) quanto em prematuros (RNPTs). Segundo estudos, 60 a 70% RNTs e 80 a 90% RNPTs desenvolvem a icterícia, que é o indício clínico mais evidente da hiperbilirrubinemia no plasma, pode ser compreendida quando os níveis séricos de bilirrubina total encontram-se superior a (5-7mg/dl)(3)1. Todos recém-nascidos em fototerapia tem uma perda de líquido maior. Portanto, o balanço hídrico rigoroso e o exame físico completo são instrumentos para um cuidado com qualidade e com resultados futuros positivos. É de competência do enfermeiro a boa execução desses dois procedimentos2. Objetivo: relatar a experiencia de acadêmicas do curso de enfermagem durante a disciplina do modulo de prática supervisionado na saúde do neonato durante a assistência de enfermagem ao recém-nascido em fototerapia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiencia cerca das atividades práticas supervisionado na saúde do neonato desenvolvidas na disciplina do curso de bacharelado em enfermagem de uma universidade particular, realizado no segundo semestre de 2018, em uma maternidade de referência da zona leste de cidade de Manaus/Amazonas a qual completou uma carga horaria de 68 horas. Resultado/discussões: No decorrer do estágio foi possível desenvolver a assistência de enfermagem acompanhada pela docente da disciplina, de forma que foi possível relacionar e fundamentar a práxis (teoria e pratica). Observou-se que o recém-nascido submetido à terapêutica em fototerapia exige cuidado especial e depende da equipe multidisciplinar, na qual esta equipe necessita conhecer e estar atenta para todos os sinais e sintomas exibidos pelo RN, com vista a prevenir complicações e aumentar a eficácia da equipe terapêutica. Considerações finais: verificamos que a presença desta prática de cuidar demandam a potencialidade e magnitude do cuidado do enfermeiro no atendimento ao neonato ictérico, na qual assume o foco a promoção a estabilidade da saúde do mesmo,  que proporciona para a equipe um raciocínio clinico e critico durante todo o processo da assistência de enfermagem.

Palavras-chave: Icterícia neonatal. Hiperbilirrubinemia. Cuidado de Enfermagem.

Referência:

1Sena TDC, Reis RP, Cavalcante JBN.  A importância da atuação do Enfermeiro no tratamento da ictericia neonal. [Internet]. Rev. Eletr. Enf. 2015[acesso em 23 set 2018]. Disponível em: https://docplayer.com.br/44961717.

2Moreira VL, Sacramento CB, Alecrim AF  et al. Ictericia neonatal e fototerapia: contribuição do enfermeiro para a eficácia do tratamento. [Internet]. Rev. Pesq. Enf  2010. Acesso em  23 set 2018. Disponível em : http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=505750833021.