Portal de Eventos da ULBRA., IX MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

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INCLUSÃO DO CONCRETO COMPACTADO A ROLO (CCR) COMO SUB-BASE DO PAVIMENTO RÍGIDO NOS CORREDORES DE ÔNIBUS DA CIDADE DE MANAUS
sam costa azevedo

Última alteração: 22-10-2018

Resumo


Em qualquer Metrópole do país é verificado diversos problemas urbanos, entre eles destacam-se as questões de moradia, saneamento básico, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.  O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.) não atinge todas as camadas da população brasileira. A constante procura por soluções que melhorem a capacidade dos pavimentos e a eficiência das vias urbanas, leva à permanente busca de novas alternativas que potencialize a pavimentação. Nesse contexto, surge o Concreto Compactado a Rolo (CCR) como alternativa de potencializar a sub-base do pavimento rígido. Pretende-se com este trabalho analisar detalhadamente a inclusão do CCR como sub-base do Pavimento Rígido nos corredores de ônibus da cidade de Manaus. A pesquisa utilizará o método descritivo, explicativo e qualitativo para abordagem do objeto de estudo. Ainda terá um estudo de caso único, o qual contemplará a pavimentação do trecho entre a rotatória do Complexo Viário Gilberto Mestrinho e a rotatória do Complexo Viário Engenheiro Luiz Augusto Veiga Soares, ambas localizadas na Zona Leste de Manaus. A pesquisa recorrerá a observação, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para coletar dados, aos quais serão submetidos a análise de conteúdo. Os resultados parciais determinaram o número de veículos que transita no trecho em estudo, conhecendo o período do dia e o dia da semana que mais solicita do pavimento, ainda permitiu determinar a capacidade da via, prevendo as cargas dos veículos para o dimensionamento de pavimento em situações mais desfavoráveis. A partir da análise dos dados foi possível configurar uma seção tipo para dois tipos de tráfego, um com todos tipos de veículos e outro somente com uma faixa exclusiva para ônibus, discriminando as espessuras das camadas do pavimento. Desta forma, será possível a realização de uma análise mais precisa sobre os materiais constituintes das camadas que compõem um pavimento, que garanta aos usuários a melhoria nas condições de rolamento, proporcionando conforto, segurança e economia.