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Modernização do balizamento luminoso do aeródromo de ponta pelada.
THAMIRIS THATIANNE DE ARAÚJO RABELO

Última alteração: 25-10-2018

Resumo


MODERNIZAÇAO DO BALIZAMENTO LUMINOSO DO AERÓDROMO DE PONTA PELADA: Estudo de caso.

Thamiris Thatianne de Araújo Rabelo1; Pablo Guimarães da Silva e Silva2

 

Este Texto é referente ao projeto de Modernização do Balizamento luminoso do aeródromo de ponta pelada, orientado pelo professor Esp. Pablo Guimarães da Silva e Silva.

 

1Acadêmica do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do CEULM/ULBRA, Manaus-AM, thamirisulbra@gmail.com.br;

2Professor e coordenador do Curso de Engenharia Elétrica do CEULM/ULBRA, Manaus-AM, email pabloguimaraes@educacional.com.br

 

 

RESUMO

A modernização do balizamento luminoso do aeródromo de Ponta Pelada tem como principal objetivo tornar a navegação aérea mais confiável para pousos e decolagem em sua localidade, visto que antes desta modernização, o aeródromo apresentava algumas restrições para realizar voos noturnos, o que comprometia de forma direta a defesa aérea nacional, por se tratar de um aeródromo de cunho operacional da Força Aérea Brasileira. Visando minimizar custos com a manutenção, consumo de energia elétrica e proporcionar uma navegação mais segura do referido aeródromo, se faz necessário utilizar luminárias mais modernas no novo sistema de balizamento luminoso da pista, que são as luminárias do tipo LED, as quais possuirão equipamentos protetores individuais contra surtos. Após a elaboração e implantação do projeto do novo aeródromo que irá incluir a troca do tipo de luminária, o aumento da quantidade de luminárias, um novo sistema de aterramento, um cabeamento mais adequado, troca do RCC e dos transformadores de isolamento, o aeródromo estará apto a operar sem restrições nos voos noturnos.

PALAVRAS-CHAVE: Aeródromo, Navegação aérea, LED.

INTRODUÇÃO

Quando em voo o piloto recebe ajuda de um grande número de instrumentos os quais fornecem a ele todas as informações necessárias são diversos equipamentos destinados a orientar o voo, fornecendo indicações precisas, para navegação, aproximação e pouso.

Dentre esses equipamentos encontramos o balizamento luminoso de pista é um conjunto de luzes de várias cores e níveis de ajuste de brilho, sendo sua presença essencial nos aeródromos independente da categoria.

Para cada operação e situação meteorológica o piloto precisa de um brilho característico e bom salientar que o balizamento de pista não é utilizado somente em voos noturnos, dependendo da situação meteorológica ele precisa ser acionado para orientar o piloto a navegação. As cores utilizadas nas luminárias são branca, verde, amarela, vermelha e azul estas cores são fáceis de ser definida mesmo com baixo brilho. Visto a importância do balizamento e levando consideração a problemática apresentada pelo o aeródromo em estudo deu inicio a Modernização do balizamento luminoso do aeródromo de Ponta Pelada.

O aeródromo tem como principal problemática a insegurança para a navegação aérea, com o mesmo não confiável a navegação vem sendo comprometida em vista o uso primordial do balizamento luminoso durante pousos e decolagens, esse problema gera transtornos como mudança emergencial no plano de voo com elevados custos e pousos com luminárias de “emergência”, aumentando assim os riscos na navegação. Tendo em vista tais problemas à unidade militar da qual o aeródromo faz parte montou uma operação denominada coruja, com a intenção de operacionalizar o referido aeródromo e assim surgiu o projeto que inclui revitalização da casa de força, troca de cabos, luminárias, aterramento, regulador controlador de brilho RCC e transformadores de isolamento. Considerando como um assunto de muita relevância social, pois se trata de um aeródromo militar que transporta pessoas, cargas e ainda sim tem vista a defesa aérea nacional o que levou a operação a se tornar prioridade na unidade.

Com o objetivo de se compreender o novo sistema implementado no aeródromo e analisar suas características de funcionamento visando alcançar a confiabilidade desejada na navegação aérea, que por sua vez vai gerar redução de gastos com manutenção e redução no consumo de energia elétrica as estruturas do aeródromo estão sendo verificadas e as condições de inadequação serão sanadas através de substituição do sistema e componentes. Este trabalho tem como justificativa promover uma maior segurança na navegação aérea. Espera-se que, após a conclusão da obra os profissionais da manutenção passem a ter o controle da mesma e assim propor planos de manutenção preditiva e preventiva com a intenção de manter o aeródromo em funcionamento.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

O Balizamento Luminoso de Pistas requer um eficiente programa de manutenção preventiva, específico para cada aeroporto. A necessidade de cada aeroporto irá depender de seu tamanho, densidade de tráfego e condições meteorológicas a que está submetido, além das características das aeronaves que atende (METROL, 2004).

O Balizamento Luminoso de Pistas é um conjunto de luzes de delimitação das áreas da pista com cores, intensidades e aberturas de fachos luminosos adequados, de acordo com a configuração desejada (ATP ENGENHARARIA, 2011)

De acordo com o MANUAL DA METROL (2004) O balizamento luminoso se divide da seguinte forma no aeródromo em estudo:

  • Balizamento luminoso de início de pista – Indica o início da cabeceira da pista, pouso;
  • Balizamento luminoso de fim de pista – Indica o término da pista de pouso;
  • Balizamento luminoso de lateral de pista de pouso e táxi – Indica a lateral de pista de pouso/táxi.

As luzes formam sinais coloridos cuja função é identificar os diferentes sistemas de iluminação do aeródromo para exprimir instruções ou informações.  Desta maneira, as luzes de borda de pista são brancas, e as luzes da pista de táxi são azuis.  Os sinais vermelhos, brancos e verdes das lâmpadas de sinalização de tráfego são usadas para instruções do tráfego de solo e ar. Cada cor tem sua função. Na alimentação das luzes dos Sistemas de Auxílios Visuais de um Aeródromo podem ser usados tanto circuitos série como circuitos paralelos. Na maioria dos Aeródromos são utilizados os circuitos série pelas vantagens oferecidas em relação aos circuitos paralelos (METROL, 2004).

Os elementos do Circuito Série são conectados em anel com a mesma corrente fluindo em cada elemento alimentado por uma fonte de energia. Se um valor fixo de tensão for aplicado a uma carga, a corrente no circuito poderá variar com a variação da carga. No entanto, um Transformador de Corrente Constante (TCC) ou um Regulador de Corrente Constante (RCC) irá manter a corrente constante independente da carga conectada no circuito. Note que a corrente é constante, porém alternada. Assim a mesma corrente irá fluir em um longo circuito como em um pequeno circuito e permanecer a mesma, ainda que alguma lâmpada venha a queimar. O Regulador de Corrente Constante (RCC) já possui o controle de brilho acoplado. No caso do Transformador de Corrente Constante (TCC) é necessária a utilização de um Autotransformador Regulador de Corrente para a regulagem de brilho das lâmpadas (METROL, 2004).

No Regulador de Corrente Constante quando é fechado um curto em sua saída significa uma condição de circuito sem carga e quando o circuito está aberto significa uma condição de sobrecarga. Em um circuito série simples diretamente conectado, a queima de uma lâmpada causaria a abertura do circuito: portanto, é necessário ter um dispositivo de “by pass”, como um Transformador de Isolamento (METROL, 2004).

De acordo com a IMA 100-12 (1999), algumas vantagens e desvantagens de se utilizar o circuito série para iluminação do aeródromo.

Os transformadores de isolamento são utilizados em circuitos em série de iluminação de aeródromos para isolar eletricamente os dispositivos de iluminação normalmente presentes e também para assegurar a continuidade do circuito no caso de falha de lâmpadas (TELAR, 2018).

METODOLOGIA

Para elaboração deste projeto foi realizado um estudo sobre as normas de segurança de vôo e normas técnicas pertinentes a modernização, e dessa forma definido os materiais e forma de execução. Após um levantamento de dados estruturais e inspeções em campo foi verificada a necessidade de aumentar a quantidade de luminárias no balizamento. Dentre as variáveis que precisaram ser observadas para a implementação do projeto estão os recursos financeiros, equipe técnica e meteorologia da região amazônica. Esses fatores fizeram parte da elaboração de todo o projeto, afinal teríamos que propor um cronograma para que o aeródromo fosse liberado em um menor tempo com segurança e confiabilidade. O embasamento teórico através de pesquisas e de estudos já realizados em outras modernizações, também em aeródromos militares, nos ajudou a estimar quantidade de material, ferramentas e técnicos.

Na criação deste novo projeto, foram dimensionadas a quantidade de luminárias necessárias para proporcionar uma iluminação ideal ao aeródromo, fazendo uso e se baseando em normativas, e também dos demais dispositivo RCC, cabos, transformadores isoladores, conectores dentre outros.

Após a elaboração do novo projeto, foi realizado um estudo para a escolha do melhor tipo de luminária a ser utilizada, sempre procurando proporcionar a maior eficiência possível. Por se tratar de um aeródromo, se faz necessário ter dispositivos de segurança, onde os mesmos protejam as luminárias, sendo assim foram dimensionados  protetores de surto individual.

Executado um novo sistema de aterramento para as luminárias a serem implantadas, fazendo uso de equipamentos para medição de resistividade do solo e cabos. E valido salientar que toda a modernização do balizamento luminoso segue normas e regulamentações das instituições responsáveis ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DIRENG - Diretoria de Engenharia, regionalmente representada pelos Serviços Regionais de Engenharia (SERENG);

 

Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) N° 154 regulamento que estabelece as regras a serem adotadas no projeto de aeródromos públicos.

Este RBAC se aplica a toda pessoa natural ou jurídica de direito privado ou público, incluindo as organizações Federais, Estaduais e Municipais, que, direta ou indiretamente, esteja envolvida com a administração, construção, exploração, manutenção e projeto de aeródromos. (ANAC,2012)

De forma a ser aplicada na modernização do aeródromo de ponta pelada deve-se atentar para o atendimento das especificações constantes do RBAC 154 quanto à luminosidade, cromaticidade e demais parâmetros técnicos.

Logo a modernização proporcionou a substituição de todo o conjunto que torna viável o funcionamento do balizamento luminoso.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A elaboração do projeto foi satisfatória, visto  a necessidade de urgência em se obter um balizamento luminoso confiável, as idas em campo apresentaram dificuldade, afinal uma pista de pouso e decolagem dificilmente tem horários disponíveis para adentrar  durante o período diurno, outra grande dificuldade foi a retirada das tampas de concreto das caixas de inspeção, pois estavam quebradas. Outras duvidas foram pertinentes como exemplo se deveríamos trocar realmente o cabo de alimentação de toda a pista, mas após os testes realizados nos cabos foi verificado a necessidade da total substituição. Outro fator de extrema problemática foi na escavação das valas de aterramento onde foram utilizadas retro-escavadeiras e estas acabaram atingindo o sistema de comunicação que passava por um área do aeródromo não sinalizada, estes cabos foram removidos e adaptados em outros locais, visto que esta manobra causou transtornos para toda a unidade militar. A elaboração do projeto aconteceu juntamente com engenheiros e técnicos no destacamento de infra-estrutura da unidade militar (DTINFRA-AM) e sua execução com a mesma equipe e mais alguns técnicos militares de outras unidades do país. Sendo executado por partes inicialmente com a medida da resistência dos cabos, depois com sua retirada, a escavação das valas e a passagem de cabo de cobre nu, a numeração de acordo com a numeração apresentada pelo projeto com a intenção de facilitar a manutenção, a retirada das luminárias e a colocação dos transformadores de isolamentos, conectores e novas luminárias, para finalizar o serviço de pista a colocação dos protetores de surto individual. Finalizado o trabalho pela pista de pouso, iniciou-se os serviços na subestação, a substituição do Rcc e a interligação do novo sistema ao gerador que pertencia ao antigo e sua interligação ao acesso remoto. Durante os primeiros testes o RCC não estava mostrando os valores reais de corrente, os previstos para cada brilho então, foi verificado uma falha na sua instalação, após reunirmos a equipe o problema foi sanado e os brilhos apresentaram valores esperados. No segundo dia de testes algumas luminárias não acenderam, foi verificado então a necessidade de substituição das mesmas, estas retornaram ao fornecedor pela garantia.

Em sua fase de implantação, espera-se obter os resultados esperados, observando se o sistema irá funcionar de acordo com o proposto no estudo de caso. As possíveis dificuldades nesta implantação está relacionada as condições de clima da região.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao final deste projeto será possível tornar a navegação aérea confiável no aeródromo de ponta pelada, evitando possíveis acidentes e transtornos a defesa aérea nacional. Com a modernização do balizamento luminoso de pista, todo um conjunto de profissionais e beneficiado, visto que a manutenção e operação do balizamento será prevista de forma preventiva, minimizando assim gastos com reparos emergenciais, os vôos noturnos para transporte de pessoas e materiais, na maioria das vezes enfermos vindos de áreas de difícil acesso na região amazônica se tornaram viáveis, a interceptação de aeronaves não identificadas no espaço aéreo nacional também. O custo para a operação do balizamento luminoso também deve ser reduzido, pois os matérias utilizados apresentam maior eficiência energética.

REFERÊNCIAS

IMA 100-12. Instrução do Ministério da Aeronáutica, IMA 100-12 "REGRAS DO AR E SERVIÇOS DE TRÁFEGO AÉREO”. Boletim Interno da DEPV nº 119, de 25 de junho de 1999.

TELAR. Disponível em: <http://telear-aeroportos.com.br/transformador-de-isolamento-para-circuito-em-serie-modelo-e/>. Acessado em 11 de maior de 2018.

METROL. Manual de Manutenção dos Auxílios Luminosos à Aproximação e ao Pouso. Disponível em: <http://docplayer.com.br/15282096-Manual-de-manutencao-dos-auxilios-luminosos-a-aproximacao-e-ao-pouso.html#show_full_text>. Acesso em 11 de maio de 2018.

 

ATP ENGENHARIA. Relatório Técnico referente ao Estudo Preliminar para os serviços de construção dos auxílios visuais do pátio de estacionamento e pista de rolamento para acesso à área de hangares do Aeroporto Internacional Santa Maria, Aracaju-SE. Disponível em: <http://licitacao.infraero.gov.br/portal_licitacao/servlet/DetalheLicitacao?idLicitacao=42601>. Acesso em 11 de maio de 2018.

COMAER APOSTILA EEAR(ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONAUTICA),2008.

ANAChttp://www.anac.gov.br/assuntos/setor/regulado/aerodromos/publicacoes/cartilha_obrigacoes_operadores_aerodromos.pdf

 

DECEA. https://www.decea.gov.br/aisweb.decea.gov.br/?i=aerodromos