Portal de Eventos da ULBRA., IX MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
REAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE AO BRINCAR E A MUSICOTERAPIA: VIVÊNCIA ACADÊMICOS EM AÇÃO EXTENSIONISTA
Disley Fernandes Alves, Lucas Costa Andrade, Thalia Guimarãs Piraice, Aderlaine Silva Sabino, Wagner Ferreira Monteiro

Última alteração: 26-10-2018

Resumo


Introdução: A musicoterapia tem sido utilizada nos ambientes hospitalatres como estratégia de prevenção, promoção, bem estar, controle dos aspectos estressores e cuidados terapêuticos1, o qual tem direcionado as práticas assistenciais de saúde com resultados promissores no tratamento de doenças que implicam na capacidade física, cognitiva e subjetiva das pessoas2. O brincar durante o processo de hospitalização permiti fortalecer e aprofundar as relações terapêuticas3. A promoção do brincar no ambiente hospitalar promove humanização e melhoria na estrutura física da unidade, como também qualidade de vida de todos envolvidos4. Objetivo: relatar, a partir de vivência acadêmica em uma ação de extensão em unidades hospitalares as reações dos profissionais de saúde frente ao brincar e a musicoterapia. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado nas atividades de brincar e musicoterapia desenvolvidas através de um Projeto de Extensão Universitária, com foco na humanização do cuidado e momentos de descontração e lazer, realizado em ambientes hospitalares de referência da região Norte, durante o ano de 2018 semanalmente. Resultado: ao chegarmos nos diversos cenários do ambiente hospitalar a princípio é possivel perceber fisionamias de indifernça com a presença dos participantes do projeto, porém ao cantarmos, sorrirmos e descontrair com as atividades propostas, observamos as respostas aos estímulos por meio das reações de mudança de comportamentos a partir das músicas e brincadeiras, despetando emoções e ações espontâneas através de sorrisos e movimentos acompanhando o ritimos das músicas. Discussão: as ações proporcionam descontração, leveza, lazer e interação no ambiente hospitalar, o qual tem se configurado de grande valia por evidenciar sorrisos e emoções e impulsionar os acadêmicos do projeto a busca constante por fonte de conhecimento a respeito da temática, o qual vai de encontro a proposta de humanização. Considerações Finais: Acredita-se que o projeto fomenta grandes possiblidades de vivências gratificantes para a equipe de saúde frente ao brincar e a musicoterapia durante sua prática assistencial, com intuito de promover ações que culminem em uma profícua prática integralizada e humanizada.

 

DESCRITORES: Profissionais da saúde. Brincar. Musicoterapia. Hospital.

 

1OLIVEIRA, G. C.; LOPES, V. R. S.; DAMASCENO, M. J. C. F. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, v. 20, n. 1, p.85-94, dez. 2012.

2CÔRTE, B.; LODOVICI NETO, P. Music therapy on Parkinson disease. Ciencia & saude coletiva, São Paulo, v. 14, n. 6, pp. 2295–304, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n6/38.pdf > Acesso em: 28 abr. 2017.

3Kool R, Lawver T. Play therapy: considerations and applications for the practioner. Psychiaty 2010;7(10):19-23.

4BRITO, Luciana Santos; PERINOTTO, André Riani Costa. O brincar como promoção à saúde: a importância da brinquedoteca hospitalar no processo de recuperação de crianças hospitalizadas. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. XI, n.2, p. 291 - 315, dez. 2014