Portal de Eventos da ULBRA., IX MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

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A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: presenças e ausências de Skinner e Vygotsky na ULBRA/MANAUS
Evandro Brandão Barbosa, Luciana Berté Sjlender

Última alteração: 30-10-2018

Resumo


A pesquisa tem o objetivo de identificar se as teorias de Vigotsky e Skinner estão presentes ou não na construção das aprendizagens dos alunos da Ulbra/Manaus. As práticas docentes e as relações entre docentes e discentes e as relações entre os próprios discentes e entre os próprios docentes foram observadas e analisadas a partir de questionários, a fim de identificar presenças e ausências dos estudos de Vygotsky e de Skinner, na educação desenvolvida na Instituição. A pesquisa encontra-se na sua fase final e, após 24 meses, os trabalhos de pesquisa apresentaram resultados significativos, considerando-se o escopo do objetivo geral proposto. Foi possível identificar, por exemplo, a utilização de pontuação para atividades não consideradas avaliação para compor nota de Grau, um estímulo presente nos estudos de Skinner. A pesquisa é relevante porque seus resultados influenciarão metodologias, didáticas e o sistema de avaliação institucional.

Palavras-chave: behaviorismo, desenvolvimento proximal, metodologias ativas.