Portal de Eventos da ULBRA., IX MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
FORMAS DE ALCANCE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS.
Francisco Adilton Geraldes do Nascimento

Última alteração: 25-10-2018

Resumo


O desenvolvimento e o crescimento populacional desenfreado ocasionaram maior necessidade de produção de energia elétrica. A mesma tornou-se um item vital para o funcionamento de todo conjunto social, desde classes sociais altas as mais inferiores. A eletricidade é utilizada para diversos tipos de serviços ou setores na nossa sociedade e por meio deste assunto abordaremos formas de alcançar a redução de custos com energia elétrica em residências, buscando como resultado a eficiência energética.

Atualmente no nosso país a tarifa da energia elétrica tem aumentado consideravelmente durante os últimos anos, na região amazônica o valor elevado das taxas ocorre devido ao alto custo de manutenção do sistema de transmissão de energia elétrica e das necessidades do frequente uso de termoelétricas que tem direta relação com os níveis de precipitação, e níveis dos rios da região.

Com os altos valores cobrados pelo fornecimento e consumo de energia elétrica surgiu a necessidade de uma reeducação por parte da população na sua forma de utilizar a energia elétrica. E a principal forma de diminuir estes custos é viabilizar e conscientizar as pessoas para uma correta utilização desta energia.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar formas alternativas de diminuir o consumo desnecessário de energia elétrica em instalações residenciais, buscando alcançar a diminuição de custos e consequentemente maior benefício econômico a população. Abaixo citaremos formas de como utilizar e adequar a utilização da energia elétrica ao que define a eficiência energética.

Os principais causadores do aumento no consumo de eletricidade muita das vezes são os equipamentos elétricos que foram dimensionados de forma incorreta, aumentando assim as perdas por efeito joule, surgimento de pontos quentes, e os riscos a instalação. A principal forma de sanar tal problemática é prever inicialmente as cargas da instalação elétrica a partir de um projeto detalhado e realizar manutenções periódicas.

Realizar troca de lâmpadas incandescentes ou modelos mais antigos por novas tecnologias, como por exemplo a aplicação do uso de lâmpadas Led’s que produzem menos calor em seu funcionamento e alcançam a mesma funcionalidade das antigas.

Manter os eletrodomésticos em bom estado, uma importante questão a ser aborda é sobre a vida útil dos seus eletrodomésticos, aparelhos antigos tendem a consumir mais energia elétrica que aparelhos novos, devidos a grandes mudanças tecnológicas obtiveram a possibilidade de criação de aparelhos mais econômicos. Na compra de eletrodomésticos devemos verificar se o aparelho tem o selo da PROCEL/INMETRO de economia de energia com a indicação “A” isso indica que são eletrodomésticos mais econômicos.

Desconecte os aparelhos eletrodomésticos das tomadas, evite deixar os eletrodomésticos ligados nas tomadas, mesmo quando eles não estão funcionando eles consomem energia elétrica por que permanecem em stand by mantendo alguns sensores funcionando.

Desligue as lâmpadas, evite deixar as lâmpadas ligadas nos cômodos que não estão sendo utilizado, evitando o desperdício de energia elétrica.

Contudo, podemos notar que com a aplicação de alguns métodos para a diminuição de consumo de energia elétrica e com a conscientização é possível alcançar a eficiência energética nas residências, podemos salientar que para ocorrer a economia de energia elétrica é necessário que tenhamos novos hábitos e que busquemos cada vez mais reduzir e conscientizar as pessoas do correto uso da eletricidade.

Palavra-chave: Eficiência Energética, Eletricidade, Conscientização.