Minicursos
| TEOREMA DE PITÁGORAS: DO GEOMÉTRICO AO ALGÉBRICO | |
| Nathalia da Rosa Lopes, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz |
| QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Neuza Terezinha Oro, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico |
| AS POTENCIALIDADES DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Clarissa de Assis Olgin, Ilisandro Pesente, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO | |
| Genilton José Cavalcante de Oliveira |
| JOGOS E FICHAS DE ATIVIDADES – Auxiliando a Matemática no Ensino Fundamental | |
| Pedro Nogueira de Marins, Giane Dos Santos Oliveira Silva, Mariana Moledo Moreira |
| MATEMÁTICA COM ARTE - PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL: COMO PRODUZIR? | |
| Clarissa Lopes Trojack, Júlia Schaetzle Wrobel, Vanessa Oechsler |
| TREINAMENTO PARA OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA - não só competição mas um caminho para gostar de matemática | |
| Carlos Eduardo Oliveira |
| UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES E SISTEMAS | |
| Fernanda Dellinghausen, Vanessa Galle, Clarissa Olgin |
| UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARITMÉTICA MODULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| ELIZABETH MAGALHÃES OLIVEIRA, Marco Antonio Di Pinto, Marcia Roberta Santos Pires da Silva, Michel da Costa |
Pôsteres
| O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO | |
| Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira |
| ETNOMATEMÁTICA: A CULTURA MATEMÁTICA KARAJÁ, NO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA MAUREHI DA ALDEIA BURINA EM ARUANÃ-GO | |
| Laynny Karla Beraldo Malta, João Bosco Marques de Oliveira |
| A Ludicidade na Educação Matemática | |
| JOÃO BOSCO MARQUES OLIVEIRA, Laynny Karla Beraldo Malta |
| PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler |
| CYPHERING BOOKS – DO SÉCULO XVII AO SÉCULO XIX | |
| ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA |
| CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM ESTUDO COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gustavo Fernando Bernardes da Silva, André Luiz Oliveira Capoano, Alessandra Querino da Silva, Rita Cassia de Oliveira |
| FORMALIZAÇÃO E INTUIÇÃO NO APRENDIZADO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
| ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA, VERA LÚCIA RAGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
| MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: INTERLIGANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Graziela Macuglia Oyarzabal, Nádia Teresinha Schröder, Milena de Sá Almeida |
| AUTISMO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES E DESAFIOS | |
| Paula Diovana Ricaldes Miranda de Oliveira, Marlise Geller |
| ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES VIA MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR: EXPLORANDO AS DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Jader de Oliveira |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto, Alex Jordane de Oliveira |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| A importância do raciocínio lógico-matemático para o desenvolvimento dos alunos: uma experiência com o PIBID Matemática | |
| Larissa Beatriz Molgora, Glauce Kelly Souza de Oliveira |
| O ESTUDO DAS FRAÇÕES ATRAVÉS DA SUA APLICABILIDADE | |
| Isadora Silva de Oliveira, Luara Zwiernik |
| PIBID: UMA ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA COMO SUGESTÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Lucas Pablo Ferreira dos Santos, Caio Sergio Oliveira Xavier |
| ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Mara oliveira de azevedo |
| OS MATERIAIS CONCRETOS COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1°GRAU | |
| Glauce Kelly Souza de Oliveira, Larissa Beatriz Molgora, Cíntia Melo dos Santos |
Educação Matemática no Ensino Médio
| INVESTIGAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO CONSTANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA | |
| Alexandre Menezes Veiga, Clarissa de Assis Olgin |
| ATIVIDADES COM FRACTAIS ENVOLVENDO MÚLTIPLAS TURMAS | |
| Genilton José Cavalcante de Oliveira |
| HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES | |
| Luciano Feliciano de Lima, Larissa Rodrigues Mendonça, João Pedro Marques Oliveira |
| O ensino de função através do jogo “Máquina de Função”: uma abordagem dialógica e investigativa | |
| Daniel Antonio Silva de Araujo, Marielle Moura Oliveira, João Carlos Barros Monteiro, Sara Gomes Cordeiro de Faria |
| OS POLIEDROS DE PLATÃO: ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA | |
| Aline Lyra Lemos, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATRIZES | |
| Pedro Gurgel Moraes, Andreilson Oliveira da Silva, Elionardo Rochelly Melo de Almeida, Odacir Almeida Neves |
| INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL | |
| ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Cynthia Souza Oliveira, Leonice Domingos dos Santos Lima |
Educação Matemática no Ensino Superior
| APLICAÇÕES DE DERIVADAS NA PERSPECTIVA SOCIOEPISTEMOLÓGICA | |
| Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ricardo A Cantoral Uriza |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA: um exemplo com o vídeo “Classificação de Frações” | |
| Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba |
| ENCONTRANDO O IMC COM O GEOGEBRA E CONSTRUINDO DIETAS NO EXCEL: UMA ATIVIDADE DE FUNÇÕES AFIM E MATRIZES. | |
| Juliana Schivani, Emanuel Gomes Lourenço, Alexsandro Paulino Oliveira |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| O que dizem os cadernos escolares da professora Carlota Josefina dos Reis Boto? | |
| Francisco de Oliveira Filho, Luciani Coelho Guindo dos Santos |
| O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO RESPALDADA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL | |
| Daniela Cristina de Oliveira, Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano Santos |
| A IMAGEM (DESENHO), AS CONCEPÇÕES IDEOLÓGICAS E AS SUAS FORMAS DE VISUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS – UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | Sem título |
| ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, VERA LÚCIA RANGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA | |
| Luciano de Oliveira, Nathalia da Rosa Lopes, Mauricio Ramos Lutz |
| INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA | |
| André Gustavo Oliveira da Silva, Fabio Luis Baccarin, Leticia Barcaro Caleste Omodei, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
| O FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Fabiana de Jesus Oliveira |
| PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PROJETOS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA | Sem título |
| Mauricio Ramos Lutz, Luciano de Oliveira, Nathalia da Rosa Lopes |
| UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS DE ROTAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
| ENSINO DE MATRIZES NUMÉRICAS NO ENSINO MÉDIO: O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS | |
| Thiago Barbosa Guedes, Aline Olveira Lemos, Katia Eliana Gonçalves Ferreira, Silvia Regina Vieira da Silva |
| LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Auriluci Carvalho Figueiredo, Marcia Roberta Pires Silva, Elizabeth Magalhães Oliveira, Marco Antonio Di Pinto |
| AÇÕES MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: APRENDER FAZENDO NA OFICINA DE GEOMETRIA | |
| Mércia Cristina dos Santos Farias, Carloney Alves de Oliveira |
Avaliação em Educação Matemática
| PROGRESSÃO CONTINUADA E REGIME DE CICLOS: PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES | |
| Vicente Henrique de Oliveira Filho |
| LA EVALUACIÓN COMO MEDIO DE MOTIVACIÓN HACIA EL APRENDIZAJE DEL CÁLCULO | |
| Olga Lucía Duarte Bolívar, Luz Ángela Flórez Olarte |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM MATEMÁTICA E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Everlise Sanches Brum, Silvana Pinto Saggiono, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: Um relato com turmas do nono ano do Ensino Fundamental | |
| Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Mariane Aguirre Arcamendia, Claudia Carreira da Rosa |
Currículo e Educação Matemática
| ATIVIDADES DIDÁTICAS UTILIZANDO O SOFTWARE JCLIC NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin |
| ATIVIDADES DIDÁTICAS COM A TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA | |
| Clarissa de Assis Olgin |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| UM ESTUDO DO TRATAMENTO DADO AO CONHECIMENTO PROBABILÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TESES DE DOUTORADO, EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, ELABORADAS NO BRASIL | |
| Magnus Cesar Ody, Lori Viali |



