Conferências
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:NOVOS DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES | |
| Arthur B. Powell |
Minicursos
| PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ESTATÍSTICA | |
| Suzi Samá Pinto, Lidiane Santos de Freitas, Daiane Lemos de Sá, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |
| A UTILIZAÇÃO DACALCULADORA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ilisandro Pesente |
| (RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA | |
| Luana Tais Bassani, Jennifer Valleriano Barboza, Luciano Lewandoski Alvarenga, Alexssandra Pasuch |
| MATEMÁTICA DIVERTIDA: AS IMPLICAÇÕES DO CÁLCULO MENTAL E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dândara Bellé, Cintia Schneider, Bruna Müller da Silva, Maiara Elis Lunkes, Flaviane Predebon Titon |
| O NÚMERO π (PI) E O COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA | |
| Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima |
Pôsteres
| PRIMEIROS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Waléria de Jesus Barbosa Soares, Carlos André Bogéa Pereira |
| UMA INVESTIGAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, TENDO COMO UMA FERRAMENTA O SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Alessandra Roberta Dias, Juliano Pereira |
| A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE – UM ESTUDO NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR | |
| Bruno Campos Mondin, Rejane Pergher |
| CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
| Mateus Lorenzon, Lucas Henrique Palioza, Cristiane Antonia Hauschild |
| UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO, PARA CALCULAR ALTURAS INCESSÍVEIS | |
| Cândila Beatriz Plamer |
| OS MOVIMENTOS DE PESQUISA NO GEPEMAT: A PERSPECTIVA HISTÓRICOCULTURAL | |
| Simone Pozebon, Halana Garcez Borowsky Vaz, Laura Pippi Fraga, Patrícia Perlin |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INCLUSÃO DIGITAL | |
| Adriana Richit, Mauri Luís Tomkelski, Bárbara Cristina Pasa |
| EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O NÚMERO ÁUREO | |
| Neide Alves Schaeffer, Tania Elisa Seibert, Maiara Ferreira Schons, Débora Moreira Pereira, Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Geanice Mineia Christo |
| CYBERFORMAÇÃO: HORIZONTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Rosangela Ferreira Prestes, Maurício Rosa |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria Madalena Dullius, Adriana Belmonte Bergmann, Marli Teresinha Quartieri, Teresinha Aparecida Faccio Padilha |
| ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA | |
| Elisabete pereira Fernandes, Sandra Regina Paz |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| GINCAMAT: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Maiqueli Laís Schmidt, Claiton Müller, Cristiana Pilatti, Tatiane Maria Romio, Julhane Alice Thomas Schulz |
| ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO ÁBACO PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS E PROCESSOS DE CÁLCULOS | |
| Vítor Martins do Carmo, Anielle Glória Vaz Coelho, Mariana Martins Pereira |
| A PLANILHA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PARA ACOMPREENSÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
| marlúbia corrêa de paula, Ana Laura Grams, Lori Viali |
| DETECTANDO E RESOLVENDO OBSTÁCULOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Solimá Gomes Pimentel, Leonardo Pinheiro Silva |
| ANÁLISE DE ERROS NO ENSINO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM UMA VARIÁVEL PARA O SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Éderson de Oliveira Passos, Angela Cristina dos Santos, Márcia Aparecida Mendes |
| PIBID NA SALA DE AULA E NO CONTRA TURNO – UMA ANÁLISE COMPARATIVA | |
| Patrícia Zanon Peripolli, Denise Ritter, Graciele de Borba Gomes Arend |
| MATEMÁTICA E LUDICIDADE: UMA PERFEITA COMBINAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Gilberto Junior Rocha, Denise Ritter, Patrícia Zanon Peripolli, Graciele de Borba Gomes Arend |
| A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REGISTROS NO LIVRO DIDÁTICO TUDO É MATEMÁTICA E NOS CADERNOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIBEIRÓPOLIS/SE | |
| Dariela Santos Passos, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
| O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS | |
| Evelize Martins Krüger Peres |
| ADIÇÃO DE NÚMEROS RELATIVOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO | |
| Cristiano Cardoso Pereira |
| A MEDIANA DO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA | |
| Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, Thayann Menezes da Costa Campos, Carlos Alberto de Miranda Pinheiro |
Educação Matemática no Ensino Médio
| UM ESTUDO DO PROGRAMA DE ENSINO E DE LIVROS-TEXTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO NA ÓPTICA DAS DIMENSÕES DOS CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E DOS REGISTOS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Geraldo Vernijo Deixa, Rosana Figueiredo Salvi, Marinez Meneghellos Passos |
| ENSINO DE PROBABILIDADE: CONCEPÇÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WINSTATS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM | |
| Camila Cristina Lopes, Jackson Ricardo Pereira de Lucena Silva |
| O USO DO QUESTIONÁRIO COMO MEIO PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES ACERCA DOS CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA, ESFÉRICA E HIPERBÓLICA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA NO SISTEMA DE PASTEJO VOISIN | |
| Elizete Maria Possamai Ribeiro, Rafael dos Reis Paulo |
| A ÁGUA QUE MATA A NOSSA SEDE É A MESMA QUE PODE NOS MATAR | |
| Aluízio Ribeiro Pinheiro, Odirley Ferreira Silva |
| O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DO FRAC – SOMA 235 | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA COM O USO DO MICROSOFT/EXCEL | |
| Angela Maria Pacini Schu, Anderson Adilson Pacini |
| UM MODO DIFERENTE DE VER A MATEMÁTICA | |
| Ironi Clarice Prass |
Educação Matemática no Ensino Superior
| MONITORIAS NOS CURSOS INICIAIS DE CÁLCULO: UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS A PARTIR DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
| Luciana Chimendes, Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall, Rejane Pergher |
| NÚMEROS COMPLEXOS: RUMO A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
| Cassiano Scott Puhl |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TIC: UM APRENDER NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO SECULO XXI | |
| Marlúbia Corrêa de Paula, Lori Viali |
| OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CURSO TEOREMA DE PITÁGORAS | |
| Murilo Cretuchi Delfino de Oliveira, Sani Carvalho Rutz da Silva, Rosemeiry Castro Prado |
| O AMBIENTE LOGO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM: UM MICROMUNDO PARA APLICAÇÕES DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA | |
| Flávia de Ávila Pereira |
| PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA | |
| Juliana França Viol Paulin, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
| AÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE JOGOS DIGITAIS | |
| Cristian Douglas Poeta, Marlise Geller |
| A CYBERFOMAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PARA O PIBID MATEMÁTICA | |
| Rosangela Ferreira Prestes, Maurício Rosa |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DAS FRAÇÕES E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS | |
| Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| GRANDEZAS E MEDIDAS: SURGIMENTO HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR | |
| Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| ASSOCIANDO A HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA AO ESTUDO DO PLANO CARTESIANO | |
| Camila Pissatto, Ivanete Fátima Blauth, Deise Nivea Reisdoefer |
| MATEMÁTICA: DA ARTE EMPÍRICA A CIÊNCIA ESCOLAR | |
| ODIRLEY FERREIRA SILVA, ALUIZIO RIBEIRO PINHEIRO |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM PROCESSO CONTÍNUO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES | |
| José Roberto Costa, Regina Maria Pavanello |
| APRESENTANDO UM CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2005 A 2012 | |
| Edinalva da Cruz Teixeira Sakai, Patrícia Sandalo Pereira |
| CYBERFORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL: UMA INTERLOCUÇÃO COM O TEMPO VIVIDO | |
| Vinícius Pazuch, Maurício Rosa |
| CONVERSAS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A VIOLÊNCIA ESCOLAR EM FOCO. | |
| Cristiane Rodrigues Capra, Rizamar Pereira de Aguiar |
| CRISE NO ENSINO DE MATEMÁTICA? OS AMPLIFICADORES QUE POTENCIALIZAM O FRACASSO DA APRENDIZAGEM | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM PROBLEMAS DE CONTAGEM | |
| Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Ruy César Pietropaolo |
Avaliação em Educação Matemática
| OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA E OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UMA DAS ANÁLISES POSSÍVEIS. | |
| Josaine Moura Pinheiro |
| AVALIAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM DISCURSO SOBRE SUAS CORRELAÇÕES | |
| José Milton Lopes Pinheiro, Elias Antonio Aalmeida da Fonseca |
| DESAFIOS E INICIATIVAS DURANTE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA | |
| Rafaela Padilha, Viviane Polachini, Edson Carpes Camargo |
| O ENSINO DE SISTEMAS LINEARES ATRAVÉS DA CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
| Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
| A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E O ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇOES ALGEBRICAS LINEARES | |
| Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES COM O TEMA PREÇO DE ESTACIONAMENTO NA CIDADE DE SANTA MARIA | |
| Sabrina Londero Rossato, Tatiana Piscilla Martins Teixeira de Carmargo, Francine Lanes Monteiro, Ivania Enes, Suzane Paula, Vanilde Bisognin |
| MODELAGEM MATEMÁTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO | |
| Jennifer Valleriano Barboza, Luana Tais Bassani, Flaviane Titon Predebon, Sheila Mello da Silveira |
| PANORAMA MUNDIAL DA ÁGUA: CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR | |
| Luana Tais Bassani, Alexssandra Pasuch, Deise Nívia Reisdoefer |
Filosofia da Educação Matemática
| OS MÚLTIPLOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA "LÓGICA" | |
| Alessandro Pinto Ribeiro, Suelen Assunção Santos, Josaine de Moura Pinheiro |
Educação Matemática e Inclusão
| DISCALCULIA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS | |
| Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DA GEOMETRIA FRACTAL POR MEIO DAS RELAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO | |
| Fernando de Candido Pereira, Rivaneide Antônia de Lima |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA POR ALUNOS DO 8º ANO | |
| Willian Damin, Guataçara dos Santos Júnior, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Maria de Fátima Mello de Almeida |
| OFICINAS DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO SOB A ÓTICA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | |
| Milena Ruas Marques, Yuri Wladimir Pitthan, Lidiane Santos de Freitas, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |



