Conferências
| LA CONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DEL CONOCIMIENTO MATEMÁTICO: INTUICIÓN Y RAZÓN | |
| Cecilia Crespo Crespo |
| REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Maria Beatriz Menezes Castilhos, Marilene Jacintho Müller, Monica Bertoni dos Santos |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ANÁLISE DE ERROS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL | |
| Helena Noronha Cury |
Minicursos
| CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BÁSICO | |
| Bruna Stail, Ediana Cimadon, Julhane Alice Thomas Schulz |
| TRANSFORMAÇÕES NO PLANO E MORFISMO: APLICAÇÕES DE MATRIZES COM O USO DO EXCEL. | |
| Marcos Roberto Fonseca Conceição |
| PINTANDO E BORDANDO NO ENSINO DAS FUNÇÕES | |
| Jarbas Dionísio Camargo, Eliana Bevilacqua Salin |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NA MODELAGEM DE SUPERFÍCIES DO NOSSO COTIDIANO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA | |
| Sara Coelho da Silva, Adilandri Mercio Lobeiro |
| RESOLVIENDO LA ECUACIÓN CÚBICA EL APORTE DE DESCARTES | |
| Gustavo E. Bermúdez Canzani |
Pôsteres
| CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA VISÃO COGNITIVISTA E ETNOMATEMÁTICA PARA O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Michel Hallal Marques, Juliana Gularte Coutinho |
| INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA MATEMÁTICA | |
| Maitê Duarte, Renata Cristina Carregari |
| PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
| ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| UM ESTUDO DA NÃO CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS | |
| Alan Henrique Gomes Coimbra, Paulo Roberto Vargas Neves |
| DESENVOLVENDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONJUNTOS | |
| Francine Fernandes Araujo, Gabriel Souza Germann da Silva, Rafaella Campelo Centeno, André Luis Ferreira |
| LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS: TREINAMENTO DE MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
| Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Carneiro Diniz |
| VAMOS FALAR DE CIDADANIA? – UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATISTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO – A MONTAGEM DO GRÊMIO ESTUDANTIL. | |
| Bruno César Câmara, Danielle Loureiro Roges |
| O USO DO BLOG NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA DA UEL | |
| Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
| ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO USANDO O QUADRANTE NÁUTICO | |
| Dionei Cardozo, Juliano Gonzalez |
| EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O NÚMERO ÁUREO | |
| Neide Alves Schaeffer, Tania Elisa Seibert, Maiara Ferreira Schons, Débora Moreira Pereira, Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Geanice Mineia Christo |
| EXPERIÊNCIAS DO PIBID: ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Danielle dos Santos Rodrigues, Tania Elisa Seibert, Greyce dos Santos Rodrigues, Luiza Fernanda Martins Costa, Geanice Mineia Christo |
| ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO | |
| Lindomar Cazzarotto, Juciele Decezere, Daniele Martini |
| O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA CRIANÇA MAIS NOVA | |
| Kathelen Ferreira Ribeiro, Pâmela Tavares Barros, Antônio do Espirito Santo Corrêa |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA LUDOPEDAGÓGICA | |
| Denise Cristina Canal, Edson Carpes Camargo, Leandra Barcelos da Cruz, Hilda Maria de Carvalho Gostenski, Márcia Barbieri |
| MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS | |
| Rafael dos Santos Freire, Adriana Regina de Oliveira Cunha, Rosemeiry de Castro Prado Maximiano |
| EXPLORANDO O CONCEITO DE ESPAÇO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gláucia Reuwsaat Justo, Sonia Maria Vanzella Castellar |
| “É DE MAIS, NÉ PROFESSORA?” OS PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Lucimara Aparecida de Lima Batista, Claudete Cargnin |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS E JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO | |
| Taigor Quartieri Monteiro, Helena Noronha Cury |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O PENSAMENTO MATEMÁTICO NELES MANIFESTO | |
| Adriana Camejo da Silva Aroma, Mariana Ibañez Carvalho |
| ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MIDIAS DIGITAIS NA AULA DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES | |
| Edmo Fernandes Carvalho, Luiz Márcio Santos Farias |
| SABERES DOCENTES EM MOVIMENTO: NÚMEROS INTEIROS | |
| Anielle G. Vaz Coelho, Arlindo José de Souza Jr |
| ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO ÁBACO PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS E PROCESSOS DE CÁLCULOS | |
| Vítor Martins do Carmo, Anielle Glória Vaz Coelho, Mariana Martins Pereira |
| BRINCAMÁTICA | |
| Denise Vieira Kazanowski, Glaziela Souza de Freitas Machado, Diarone Santos Câmara, Sandra Andrea Moraes Viezzer |
| A MATEMÁTICA É MUITO ALÉM QUE FAZER CONTAS... | |
| Juciele Carine Decezare, Lindomar Cazzarotto, Izael Bittencourt |
| AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Débora Machado Costa, Aline Silva De Bona, Leandra Borba Leal |
| TANGRAM | |
| ANELISE Hodecker, BIANCA Cecon |
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SISTEMAS DE BASE: O JOGO DE BASE 5 COMO ORGANIZADOR PRÉVIO | |
| Gaudencio Almeida Costa Junior, Amanda Moura Da Rocha, Damira Mescouto da Costa, José Messildo Viana Nunes |
| A MEDIANA DO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA | |
| Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, Thayann Menezes da Costa Campos, Carlos Alberto de Miranda Pinheiro |
Educação Matemática no Ensino Médio
| A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO ESTUDO DAS PIRÂMIDES | |
| Thaísa Jacintho Müller, Marciane Linhares Carlos |
| A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS | |
| Ana Paula de Souza Colling, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
| O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
| Ana Paula de Souza Colling, Juliana Silva |
Educação Matemática no Ensino Superior
| UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE ANÁLISE DE ERROS EM ÁLGEBRA | |
| Thaísa Jacintho Müller, Helena Noronha Cury, José Valdeni de Lima |
| MONITORIAS NOS CURSOS INICIAIS DE CÁLCULO: UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS A PARTIR DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
| Luciana Chimendes, Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall, Rejane Pergher |
| UMA BREVE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL | |
| José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
| A ABORDAGEM DE NÃO CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA PLANA DE UM CURSO DE LICENCIATURA | |
| Paulo Roberto Vargas Neves, Alan Henrique Gomes Coimbra |
| NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA... O APRENDER E A ESCRITA | |
| Lisete Bampi, Francisco Moellwald, Gabriel Camargo, Fernanda Kettermann |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS TUTORES REFERENTES AO ENSINO DE GEOMETRIA NO CURSO NORMAL SUPERIOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
| Aldrin Cleyde Cunha |
| OAMVet – DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE VETORES | |
| Vanessa Mattoso Cardoso, Walkiria Cordenonzi, Luisa Gaspary, Gonzalo Rodriguez Marquez |
| EL TEOREMA FUNDAMENTAL DEL CÁLCULO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA ONLINE | |
| Edison Alberto Sucerquia-Vega, René Alejandro Londoño Cano, Carlos Mário Jaramillo López |
| O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS | |
| Eliana Bevilacqua Salin, Jarbas Dionisio Camargo |
| O PROBLEMA DO TESOURO: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA E DISCUTINDO SOLUÇÕES. | |
| Erika Silos de Castro |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| UTILIZANDO FILMES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Roseana Coelho |
| ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: Contribuições da História da Matemática | |
| José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Claiton Müller, Thaís Schulz, Mauricio José Testa, Edson Carpes Camargo |
| TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA BREVE REFLEXÃO NA DOCÊNCIA | |
| Lidinara Castelli Scolari, Neiva Ignês Grando |
| O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM PROCESSO CONTÍNUO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES | |
| José Roberto Costa, Regina Maria Pavanello |
| OS EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA QUE ESTÃO NA DOCÊNCIA E SUAS CONCEPÇÕES EM RELAÇÃO AO CURSO | |
| Lélia de Oliveira Cruz |
| UMA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE | |
| Darlan Jessé Burnier, Alessandra Nitschke, Juliana Comunello, Mariana Zolet Rigo |
| INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL | |
| Adriano Vargas Freitas, Abel Rodolfo Garcia Lozano, ângelo Santos Siqueira, Eline das Flores Victer, Gisellel Faur de Caqstro Catarino |
| FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA MATEMÁTICA: O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. | |
| Taís Montelli dos Santos, Luana Danelli da Silva, Flávia Costa de Oliveira, Sandra Mara Marasini |
Avaliação em Educação Matemática
| CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
| Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Pilar Azcárate Goded |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA | |
| Rafaela Padilha, Viviane Polachini, Edson Carpes Camargo |
| O ENSINO DE SISTEMAS LINEARES ATRAVÉS DA CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
| Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
| A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E O ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇOES ALGEBRICAS LINEARES | |
| Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELANDO CONCEITOS INICIAIS DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Milena Abreu Resende, Vitor Martins do Carmo |
| O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE VÍDEOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS E ENCAMINHAMENTOS | |
| Valdinei Cezar Cardoso, Lilian Akemi Kato |
| MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MODELANDO OS PLANOS DE OPERADORAS TELEFÔNICAS | |
| Vítor Martins do Carmo, Milena Abreu Resende, Fabiana Fiorezi Marco |
| O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE PESQUISAS | |
| Rodrigo Dalla Vecchia, Juliana Colombo de Loreto Barroso |
Educação Matemática e Inclusão
| DEFICIENTES VISUAIS E A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE FUNÇÃO | |
| Nilza dos Santos Rodrigues Cézar |
| RETROSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS PUBLICADAS NO CIEM | |
| Osmar Antônio Cerva Filho, Marlise Geller |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA AÇÃO DE INVESTIGAR PARA OS ESTUDANTES | |
| Sabrina Letícia Couto da Silva, Aline Silva De Bona |



