Conferências
| DISEÑO INSTRUCCIONAL EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA: DE LA INGENIERÍA A LA IDONEIDAD DIDÁCTICA | |
| Juan D. Godino |
Minicursos
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO: UMA PROPOSTA A LUZ DA ETNOMATEMÁTICA | |
| Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIA PARA O TRATAMENTO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS VEICULADOS NA PRÁTICA DOCENTE | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
| ESTUDO DAS CÔNICAS EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA | |
| Ilca Maria Ferrari Ghiggi, Carise Elisane Schmidt, Beatriz Carla Koch |
| UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carmen Teresa Kaiber |
Pôsteres
| EXPLORANDO O MUNDO DAS EQUAÇÕES: APRENDENDO EQUAÇÕES DE 1ºGRAU POR MEIO DE JOGOS COMPUTACIONAIS | |
| Lutiele Machado Godois, Cristiane da Silva Stamberg, Filipe Sarmento Barreto |
| APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA | |
| Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral |
| OS MOVIMENTOS DE PESQUISA NO GEPEMAT: A PERSPECTIVA HISTÓRICOCULTURAL | |
| Simone Pozebon, Halana Garcez Borowsky Vaz, Laura Pippi Fraga, Patrícia Perlin |
| ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO USANDO O QUADRANTE NÁUTICO | |
| Dionei Cardozo, Juliano Gonzalez |
| GETOM: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
| PRODOCÊNCIA UEL: INCLUSÃO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS | |
| Regina Célia Guapo Pasquini |
| DOCÊNCIA COMPARTILHADA | |
| Juliana Fogaça Garbin, Bianca Corrêa Noé |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Flávia de Andrade Niemann, Neiva Ignês Grando |
| ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES E A ATIVIDADE DE ESTUDO | |
| Jussara Vanz, Neiva Ignês Grando |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA LUDOPEDAGÓGICA | |
| Denise Cristina Canal, Edson Carpes Camargo, Leandra Barcelos da Cruz, Hilda Maria de Carvalho Gostenski, Márcia Barbieri |
| LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DE TEMAS GERADORES DA PROVA BRASIL | |
| Fernanda Eloisa Schmitt, Ludmila Maccali, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
| LAS NOCIONES ESPACIALES EN EDUCACIÓN INFANTIL. UN ESTUDIO DIAGNÓSTICO | |
| Margarita Villegas, Marilin Medina, Marina García, Fredy González |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: CONHECENDO A REALIDADE DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA 15ª CRE | |
| Simone Fátima Zanoello, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald |
| ESTATÍSTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| MARATONA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Neuza Terezinha ORO, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico |
| O SISTEMA MONETÁRIO E A MATEMÁTICA QUE O ENVOLVE | |
| Sidnéia Rosa de Lima, Dayane Gracielle Bento Galeano, Maria Elizabete Rambo Kochhann, Cláudia Landin Negreiros |
| RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO CURRICULAR E COTIDIANO FINANCEIRO: A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Lisani Wiethölder Stahlhöfer, Marlise Heemann Grassi, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
| A PLANILHA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PARA ACOMPREENSÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
| marlúbia corrêa de paula, Ana Laura Grams, Lori Viali |
| UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Lupi Scheer dos Santos, Carla Gonçalves Rodrigues |
| REPRESENTANDO, MANIPULANDO E EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS: EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EXTENSÃO. | |
| Jany Santos Souza Goulart, Luiz Marcio Santos Farias, Luiz Marcio Santos Farias |
| AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO NO SIENA COM NÚMEROS DECIMAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Rosana Pinheiro Fiuza, Karina Sales Nunes |
Educação Matemática no Ensino Médio
| A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS | |
| Ana Paula de Souza Colling, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA APLICAÇÃO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| Dilamar Reis Lamberty, Charles Zuconeli Guimarães |
| UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA | |
| Luciane Santana Pereira, Osmar Martins Almeida Júnior, Héctor José García Mendoza |
| AULAS DE MATEMÁTICA: COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS | |
| Lenice Mirandola da Rocha, Marlise Gueller |
| REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA | |
| Luana Soares de Albuquerque, Erika Eduarda Araújo Sousa, Héctor José García Mendoza |
Educação Matemática no Ensino Superior
| RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
| APLICAÇÕES DAS DERIVADAS E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: | |
| Daniele Cristina Gonçalves, Frederico da Silva Reis |
| EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DA PUCRS | |
| Thaísa Jacintho Müller, Neda da Silva Gonçalves, Marilene Jacintho Müller, Matheus Jacobs |
| O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
| Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| FERRAMENTA DE APOIO A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA BÁSICA: EXPLORANDO A REALIDADE AUMENTADA | |
| Maria Adelina Raupp Sganzerla, Douglas Lang, Marlise Geller |
| OAMVet – DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE VETORES | |
| Vanessa Mattoso Cardoso, Walkiria Cordenonzi, Luisa Gaspary, Gonzalo Rodriguez Marquez |
| AÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE JOGOS DIGITAIS | |
| Cristian Douglas Poeta, Marlise Geller |
| INTEGRACIÓN DE TECNOLOGÍAS EN EL AULA DE CLASE DE MATEMÁTICAS. ¿UNA NECESIDAD PARA EL PROFESOR? | |
| jackelinne Galvis Rojo, Lida Yaneth Vélez Espinosa, Jhony Alexander Villa Ochoa |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DA SIMBIOSE A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA | |
| Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA BREVE REFLEXÃO NA DOCÊNCIA | |
| Lidinara Castelli Scolari, Neiva Ignês Grando |
| LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE | |
| Gustavo Steinmetz, Izabel Gioveli, Danusa de Lara Bonotto, Ana Maria Basei |
| O PROCESSO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID EM UMA ESCOLA BILÍNGUE | |
| Daiane Kippper, Livia Bittencourt Gomes |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO | |
| Vanessa Scheeren, Sharon Genevieve Araujo Guedes, Margarida Maria Rodrigues Negrão |
| B-LEARNING: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE “OBSERVAR COM SENTIDO” | |
| Lucas Gabriel Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| ABANDONO ESCOLAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFNMG – CAMPUS JANUÁRIA | |
| Maria Eva Freire Alkimin, Tatiane Reis Amaral, Neila Gualberto Leite |
| LA ESCRITURA ACERCA DE SI MISMO COMO ESTRATEGIA PARA LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICA | |
| Fredy Enrique González |
Avaliação em Educação Matemática
| CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
| Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Pilar Azcárate Goded |
| AVALIAÇÃO MATEMÁTICA COMO FORMA DE VALORIZAR O CONHECIMENTO DO ALUNO | |
| Marcos Rodrigo Gomes |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MULTIPLOS OLHARES SOBRE TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS | |
| Natalia Marques Gonçalves, Alessandra Lucila de Sousa Nascimento, Maísa Gonçalves da Silva |
Educação Matemática e Inclusão
| O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DO MULTIPLANO – UM ESTUDO DE CASO. | |
| José Carlos Gonçalves Gaspar, Luis Otavio da Silva, Vilmar Gomes da Fonseca, Wallace Vallory Nunes, André Luis Sousa Silva, Ângela Maria Bittencourt Fernandes da Silva |
| OFICNA DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: TRABALHANDO COM MEDIDAS DE CAPACIDADES | |
| Mariane Kneipp Giareta, Estela Rosso dos Santos, Juliano Zanon |
| INCLUSÃO COGNITIVA EM MATEMÁTICA: BUSCANDO A AUTONOMIA SOCIAL | |
| Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| RETROSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS PUBLICADAS NO CIEM | |
| Osmar Antônio Cerva Filho, Marlise Geller |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Eleni Bisognin |



