Conferências
| MATEMÁTICA E COTIDIANO: DO HOMEM DAS CAVERNAS À ATUALIDADE | |
| Ademir Basso |
| SAEB E PROVA BRASIL: O QUE AS PROVAS (NÃO) NOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA? | |
| Elisabete Zardo Búrigo |
| TEMAS DE MATEMÁTICA EN LOS PROGRAMAS DE LA ESCUELA SECUNDARIA | |
| Teresa Claudia Braicovich |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PARA A SALA DE AULA | |
| Vanilde Bisognin, Eleni Bisognin |
Minicursos
| POR QUE ANTES DE P E B SE ESCREVE M? ADAPTANDO E VIVENCIANDO MATEMÁTICA COM ALUNOS CEGOS INCLUÍDOS | |
| Jorge Brandão |
| CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Caroline Maffi, Diego de Vargas Matos, Francieli Bandeira de Fraga, Vera Lúcia Martins Lupinacci |
| CALCULADORAS EM SALA DE AULA: EXPLORANDO ATIVIDADES INSTIGADORAS | |
| Wagner Marques, Marcelo Bairral |
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO: UMA PROPOSTA A LUZ DA ETNOMATEMÁTICA | |
| Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA AO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Ademir Basso |
| MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA | |
| Luana Tais Bassani, Jennifer Valleriano Barboza, Luciano Lewandoski Alvarenga, Alexssandra Pasuch |
| USO DE HP PRIME EN LA COMPRENSIÓN DE PARÁMETROS EN FUNCIONES POLINOMIALES | |
| Eduardo Basurto, Eduardo Mancera |
| MATEMÁTICA DIVERTIDA: AS IMPLICAÇÕES DO CÁLCULO MENTAL E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dândara Bellé, Cintia Schneider, Bruna Müller da Silva, Maiara Elis Lunkes, Flaviane Predebon Titon |
| ATIVIDADES E JOGOS MATEMÁTICOS | |
| Elaine Souza Macêdo, Odenise Maria Bezerra |
| ANÁLISIS Y RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS DE MANERA SECUENCIAL A TRAVÉS DE LA HP PRIME | |
| Eduardo Mancera, Eduardo Basurto |
| DIVERSIFICANDO O USO DO PAPEL QUADRICULADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Adriana Elisete Batisti, Vaniza Corrêa da Silva |
| POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Marcia Lorena Saurin Martinez, Débora Laurino, Jéssica Brum, Guilherme Mello, Maritza Costa Moares, Tanise Paula Novello |
| ALGUNOS CONCEPTOS DE GRAFOS EN LA ENSEÑANZA | |
| Teresa Braicovich |
Pôsteres
| RAÍZES QUADRADAS DE NÚMEROS NEGATIVOS: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | |
| Juliano Eli, Tânia Baier |
| A INTUIÇÃO DA LÓGICA ARISTOTÉLICA NA DEMONSTRAÇÃO DO QUINTO POSTULADO POR PTOLOMEU | |
| Lucas Henrique dos Santos, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa |
| EXPLORANDO O MUNDO DAS EQUAÇÕES: APRENDENDO EQUAÇÕES DE 1ºGRAU POR MEIO DE JOGOS COMPUTACIONAIS | |
| Lutiele Machado Godois, Cristiane da Silva Stamberg, Filipe Sarmento Barreto |
| APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA | |
| Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral |
| A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO | |
| Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Daiane Leal da Conceição, Mariana da Silva Basílio, Kelen Terra do Amaral |
| CONCEITUANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA POESIA | |
| Maiane Bernardi, Lurdes Eliane Rothmund Bolfe |
| A RELAÇÃO ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO PDE | |
| Renata Camacho Bezerra |
| O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO | |
| Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
| O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA CRIANÇA MAIS NOVA | |
| Kathelen Ferreira Ribeiro, Pâmela Tavares Barros, Antônio do Espirito Santo Corrêa |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| O JOGO DO ALVO NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Adriana Camejo da Silva Aroma, Marcela Sacchetti Belmonte |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA LUDOPEDAGÓGICA | |
| Denise Cristina Canal, Edson Carpes Camargo, Leandra Barcelos da Cruz, Hilda Maria de Carvalho Gostenski, Márcia Barbieri |
| UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Amanda Barbosa da Silva |
| PRÁTICAS DOCENTES EM ESTATÍSTICA – ÊNFASE EM NÚMEROS E OPERAÇÕES E A LINEARIDADE DOS CONCEITOS | |
| Daiani Finatto Bianchini, Cátia Maria Nehring |
| A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria Madalena Dullius, Adriana Belmonte Bergmann, Marli Teresinha Quartieri, Teresinha Aparecida Faccio Padilha |
| REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS ESPONTÂNEAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Margarete Fátima Borga, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| “É DE MAIS, NÉ PROFESSORA?” OS PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Lucimara Aparecida de Lima Batista, Claudete Cargnin |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| A MATEMÁTICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NA PROPOSTA CURRICULAR: A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA | |
| Senhora Rosmari Bortolini Schmidt |
| A ORGANIZAÇÃO DA OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES | |
| Marceli Brummelhaus |
| USO DIDÁTICO DE GLOSSÁRIOS COMO UM DIÁLOGO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NA ESCOLA | |
| Odenise Maria Bezerra, Kaline Souza Santos, Iran Abreu Mendes |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Edilene Farias Rozal, Roberta Modesto Braga Modesto Braga, Maria Lídia Paula Ledoux Paula Ledoux, Adilson Oliveira do Espírito Santo Oliveira Espírito Santo |
| O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO ESTUDO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Anderson de Abreu Bortoletti, Alvino Sant´Ana |
| A MATEMÁTICA É MUITO ALÉM QUE FAZER CONTAS... | |
| Juciele Carine Decezare, Lindomar Cazzarotto, Izael Bittencourt |
| O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS | |
| Gilson Braviano, Giselle Cristiane Martins Lunardelli |
| APRENDENDO POLINÔMIOS UTILIZANDO O ALGEPLAN: UMA PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Vaneila Bertoli |
Educação Matemática no Ensino Médio
| A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA ILUMINADO PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| DESCOBRINDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FISCAL | |
| Ednei Luís Becher |
| A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS, LINGUAGEM MATEMÁTICA E APLICAÇÕES. | |
| Norton Pizzi Manassi, Arno Bayer |
| MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Lúcia Holz Luz, Arno Bayer |
| O USO DE ELEMENTOS DA NATUREZA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA | |
| Francisco Flavio Nogueira, Arno Bayer |
| TRABALHANDO COM PRISMAS E SUAS DIFERENTES ESFERAS DE PRÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. | |
| Francisco José Brabo Bezerra, Caroline Miano Lima |
Educação Matemática no Ensino Superior
| UMA INTRODUÇÃO AO CÁLCULO PARA ALUNOS DE ENGENHARIAS: NOVAS ESTRATÉGIAS E VELHOS ERROS. | |
| Jorge Brandão |
| NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| INTEGRAL DEFINIDA: UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O PROFESSOR | |
| Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Luis Gustavo Longen, Francielle Kuerten Boeing |
| INTEGRAL DEFINIDA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TRANSPOSIÇÃO | |
| Luciana Boemer Cesar Pereira, Guataçara dos Santos Junior, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
| NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA... O APRENDER E A ESCRITA | |
| Lisete Bampi, Francisco Moellwald, Gabriel Camargo, Fernanda Kettermann |
| A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO A PESQUISA E A EXTENSÃO: PRÉ-VESTIBULAR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL | |
| Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PRÁTICA ATRATIVA VALENDO-SE DA TECNOLOGIA DIGITAL | |
| Aline Silva De Bona, Nilo Barcelos |
| POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO E SELEÇÃO DE TDIC PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS | |
| Elias Antonio Almeida Fonseca, Eduardo Barrére |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DA SIMBIOSE A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA | |
| Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
| AS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO RS E O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
| RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A TRIGONOMETRIA: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Vaneila Bertoli |
| ASSOCIANDO A HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA AO ESTUDO DO PLANO CARTESIANO | |
| Camila Pissatto, Ivanete Fátima Blauth, Deise Nivea Reisdoefer |
| MATEMÁTICA: A BUSCA POR SEUS FUNDAMENTOS E O SURGIMENTO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
| Wesley Ferreira Nery, Rosemeire de Fatima Batistela |
| A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DOS JESUÍTAS NO RIO GRANDE DO SUL | |
| Silvio Luiz Britto, Arno Bayer |
| A ETNOMATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO PROCESSO DA PRODUÇÃO DO CARVÃO | |
| Luciana Micheli Martins Alves, Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| PROJETO INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UPF | |
| Eliamar Ceresoli Rizzon, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt, Rosa Maria Tagliari Rico, Rosana Maria Luvezute Kripka, Sandra Mara Marasini |
| LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE | |
| Gustavo Steinmetz, Izabel Gioveli, Danusa de Lara Bonotto, Ana Maria Basei |
| PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO PONTES | |
| Fabiana Fattore Serres, Mariana Lima Duro, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO E NO ESPAÇO POR MEIO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS | |
| Liliane Rose Refatti, Eleni Bisognin |
| UMA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE | |
| Darlan Jessé Burnier, Alessandra Nitschke, Juliana Comunello, Mariana Zolet Rigo |
| DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO ESTUDO DO PETRÓLEO EXTRAÍDO DO PRÉ-SAL. | |
| Darlan Jessé Burnier, Clisman Uolin Bach, Deise Nivia Reisdoefer |
| MATERIAIS MANIPULATIVOS MOTIVANDO FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
| Roberta Modesto Braga, Edilene Farias Rozal, Maria Lídia Paula Ledoux, Adilson Oliveira Espírito Santo |
| INTERNET E REDES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIFICULDADES E SOLUÇÕES. | |
| Ketlin Kroetz, Clarissa Coragem Ballejo, Maurivan Ramos |
| AS CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) | |
| Roberta Schnorr Buehring |
| A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Rosana Maria Luvezute Kripka, Silvio Antônio Bedin |
| IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATUR EM MATEMÁTICA DO CÂMPUS BENTO GONÇALVES DO IFRS: DESACOMODAÇÃO NA ROTINA INSTITUCIONAL DIANTE DAS TÁTICAS DE GOVERNAMENTO | |
| Delair Bavaresco |
| REFLETINDO, A LUZ DA LITERATURA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. | |
| Renata Camacho Bezerra |
Avaliação em Educação Matemática
| CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
| Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Pilar Azcárate Goded |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E A FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA | |
| Gabriela dos Santos Barbosa |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES COM O TEMA PREÇO DE ESTACIONAMENTO NA CIDADE DE SANTA MARIA | |
| Sabrina Londero Rossato, Tatiana Piscilla Martins Teixeira de Carmargo, Francine Lanes Monteiro, Ivania Enes, Suzane Paula, Vanilde Bisognin |
| NARRATIVAS DE UM CARNAVALESCO: DAS RELAÇÕES ENTRE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL E MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Maria Salett Biembengut |
| COMUNIDADE DE PRÁTICA LOCAL: PRÁTICAS PARTILHADAS NO AMBIENTE DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Bárbara Cândido Braz, Lilian Akemi Kato |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO TEÓRICO | |
| Danusa de Lara Bonotto, Isabel Cristina Machado de Lara |
| MODELAGEM MATEMÁTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO | |
| Jennifer Valleriano Barboza, Luana Tais Bassani, Flaviane Titon Predebon, Sheila Mello da Silveira |
| LINGUAGEM E TRATAMENTO DE ERROS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE MODELAGEM | |
| Roberta Modesto Braga, Adilson Oliveira Espírito Santo |
| AQUECIMENTO GLOBAL: MODELOS DA EMISSÃO DE CO2 DECORRENTE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL | |
| Jennifer Valleriano Barboza, Deise Nivea Reisdoefer |
| MODELOS MATEMÁTICOS PARA A EXPECTATIVA DE VIDA DOS BRASILEIROS | |
| Joice Viviani Birk, Eliete Biasotto Hauser, Vandoir Stormowski |
| PANORAMA MUNDIAL DA ÁGUA: CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR | |
| Luana Tais Bassani, Alexssandra Pasuch, Deise Nívia Reisdoefer |
| MODELAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Lisiane Milan Selong, Maria Salett Biembengut |
Filosofia da Educação Matemática
| UMA ANÁLISE SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DA TRISSECÇÃO DO ÂNGULO | |
| Everaldo Fernandes Barbosa |
Educação Matemática e Inclusão
| TRABALHO COM PROJETOS: UM OLHAR PARA A ESCOLA | |
| Denival Biotto Filho |
| PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO FRAÇÕES PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
| Danise Regina Rodrigues da Silva, Maria Helena Maffei Wolf, Sônia Maria Monteiro da Silva Burigato |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| A DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO E O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
| Camila da Silva Nunes, Arno Bayer |
| QUESTÕES AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer |
| ANÁLISE DAS ATITUDES E IMAGEM EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO | |
| Márcia Elisa Berlikowski, Lori Viali |
| ATITUDES EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Cristiane Johann Evangelista, Arno Bayer |
| A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Eleni Bisognin |



