Minicursos
| UMA PROPOSTA DE ENSINO SIGNIFICATIVO DE ANTIDERIVADAS E INTEGRAIS, BASEADA EM SITUAÇÕES-PROBLEMA | |
| Pedro Nascimento Nobrega |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU | |
| Helenara Souza, Fabricio Soares, Cátia Maria Nering |
| EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM | |
| Eliamar Ceresoli Rizzon, Daniel Francisco Nichele, Jéssica Elisabeth Johann Dias, Maurício Ramos Sgarbi |
| EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Cátia Luana Bullmann, Viviane Roncaglio, Catia Maria Nehring |
Pôsteres
| OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTECA E BIOLOGIA PARA A SALA DE AULA | |
| Joanderson Silva do Nascimento, João Emanoel Veríssimo da Costa, Amália Lopes Bezerra |
| INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA | |
| Carla Milena Spielmann, Géssica dos Santos, João Lucas da Silva Palma, Daniel Francisco Nichele |
| OS AVANÇOS E RETROCESSOS DAS FEIRAS NACIONAIS DE MATEMATICA: DA I A V EDIÇÃO | |
| Erinaldo Ferreira NASCIMENTO |
| A GEOMETRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA | |
| Mirian Ferreira Brito, Erinaldo Ferreira Nascimento |
| PROJETO DE INICIAÇÃO AO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM MÚSICA E TEATRO | |
| Ranúzy Borges Neves |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PALITOS | |
| Fernando Vargas Leiria Ferreira, Matheus de Brito Nunes |
| TECNOESTRESSE EM PROFESSORES NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS | |
| Fabrine Diniz Pereira, Raquel Nicolette |
| ENTRE FASES, VIDAS E VILÕES: O USO DA GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS | |
| Felipe da Costa Negrão |
| CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Amanda Denise Nogueira Machado, Edinara da Silva Pereira, Patrícia Graciele Moreira da Silva, Graciele de Borba Gomes Arend |
| INVESTIGANDO SABERES, CONCEPÇÕES E CRENÇAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ACERCA DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS | |
| Jaqueline Nascimento dos Santos Cuel, Francisco José Brabo Bezerra |
| PROJETO DE MINICURSOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA | |
| Eduarda Santos de Oliveira, Camila Labres Nemos |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SENSO NUMÉRICO PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
| Sula Cristina Teixeira Nunes, Évelin Fulginiti de Assis, Alessandra Figueiró Thornton, Luciana Vellinho Corso |
| AS SEMIOSES ENCONTRADAS NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
| Renata Ercília Mendes Nifoci, Ana Karine Dias Caires Brandão, Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni |
| A RESOLUÇÃO DE ALGORITMOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO APRESENTADA POR CRIANÇAS COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA | |
| Isabel Cristina Machado de Lara, João Pedro Neves Frare, Lanúzia Almeida Brum Avila, Letícia da Silva Pimentel |
| AS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Marina Andrades Felipe, Roberta Dall'Agnese da Costa, Camila da Silva Nunes, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| CONHECENDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Luana Danelli Silva |
| GAME TRANSTAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE CONECTA A MATEMÁTICA À TECNOLOGIA | |
| Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Renan Petter Quadros |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| UM OLHAR PARA OS ERROS APRESENTADOS POR ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO DESENVOLVIDAS EM JOGOS LÚDICOS | |
| Dionatan de Oliveira Nadalon, Gabriel de Oliveira Soares, Sabrina Londero da Silva Rossato |
| UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS SPACE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS DE TRAJETÓRIA E ÂNGULO EM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Savana dos Anjos Freitas, Jonata Souza dos Santos, Agostinho Serrano de Andrade Neto |
Educação Matemática no Ensino Médio
| EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR: ABORDANDO AS DESIGUALDADES DE GÊNERO NA AULA DE MATEMÁTICA | |
| Carlos Eduardo Neves da Silva, Kelen Berra de Mello |
| Aprendizagem da Geometria Espacial: uma Abordagem com o uso do Software GeoGebra e os Registros de Representação Semiótica | |
| Cátia Luana Bullmann, Catia Nehring |
| A ARGUMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO FUNCIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
| Jéssica Goulart da Silva, Deise Pedroso Maggio, Cátia Maria Nehring |
| O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA | |
| Valmir Ninow, Carmen Teresa Kaiber |
| A FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU APLICADA AO ESTUDO DE FÍSICA: A CINEMÁTICA | |
| Geraldo Bull da Silva Junior, Jefferson Ney |
| UM APANHADO SOBRE A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM DOCUMENTOS OFICIAIS A PARTIR DA LDBEB 9394/96 até 2016 | |
| Neslei Noguez Nogueira, Denise Nascimento Silveira |
| EXPLORANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| MAIARA ANDRESSA STREDA, Fabiana Patricia Luft, Leandro Klein, Claudia Maria Costa Nunes |
Educação Matemática no Ensino Superior
| CONCEITO DE VETOR – ARGUMENTOS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DO CONCEITO | |
| Viviane Roncaglio, Cátia Maria Nehring |
| MODELAGEM MATEMÁTICA POR FASES: UMA APLICAÇÃO AO ENSINO DE LOGARITMOS | |
| Seiji Niwa, Paulo Roberto Barbosa, Graziela Marchi Tiago |
| ANÁLISE DE ERROS DE CALOUROS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM ASSUNTOS PRÉ-CÁLCULO | |
| Antonio Fabio Nascimento Torres, Luis Havelange Soares |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| O ENSINO HÍBRIDO E AS INOVAÇÕES SUSTENTADAS E DISRUPTIVAS | |
| Josias Dioni Bravim, Vanessa Battestin Nunes, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
| TECNOESTRESSE EM UM COLETIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO | |
| Fabrine Diniz Pereira, Tanise Novello, Raquel Nicolette |
| TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: TESTES INICIAIS DE UM APLICATIVO PARA CALCULAR PARCELAS DE SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO | |
| Neslei Noguez Nogueira, Vinicius Carvalho Beck |
| ENSINO DE MATRIZES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Wendel Oliveira Silva, Renata Tavares Nascimento |
| A AÇÃO MEDIADORA DO PROFESSOR FRENTE AO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: SOFTWARES EDUCACIONAIS | |
| Péricles Antonio de Souza Nascimento |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| ATIVIDADES MULTIPLICATIVAS BASEADAS NA TEORIA COGNITIVA DE VERGNAUD: analisadas à luz de representações semióticas. | |
| Raimundo Luna Neres, Eliziane Rocha Castro, Antonio Luiz de Oliveira Barreto |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Amanda Denise Nogueira Machado, Magda Neves da Silva, Patricia Graciele Moreira da Silva, Natália Alessandra Kegler |
| ABORDAGENS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Jackelyne de Souza Medrado, Roberto Nardi, Marisa da Silva Dias |
| Mal-estar de professores de matemática | |
| Luana Maria Santos da Silva, Tanise Paula Novello |
| MATEMÁTICA: COMPREENSÃO E PRÁTICA – UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO | |
| Magda Neves da Silva, Silvia Machado, Elisangela Fouchy Schons, Luciani Missio |
| PIBID: UMA LIGAÇÃO ENTRE A GRADUAÇÃO E A DOCÊNCIA | |
| silvia machado, Magda Neves da Silva, Lorens Estevan Buriol Siguenas |
| PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO | Sem título |
| Marlubia Correa de Paula, Lori viali Viali, Maria Manuel Nascimento |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GEOMETRIA UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Antonio Noel Noel Filho |
Educação Matemática e Inclusão
| ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Deborah Alves Horta, Clarisse Paes José Degel, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Jéssica Bonifácio da Silva |
| JOGANDO COM A MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
| Camila da Silva Nunes, Priscila Simone Fagundes Claro, Deisinara da Silva Siqueira |
| JOGOS PEDAGÓGICOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
| Camila da Silva Nunes, Marlise Geller |
| RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MATERIAL CONCRETO COMO FORMA DE CONSTRUIR OS CONCEITOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS COM ALUNOS SURDOS | |
| Cléa Silveira, Denise Nascimento Silveira |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| CONSTRUÇÃO DE JOGOS ESTATÍSTICOS NO GEOGEBRA: UMA PERSPECTIVA DE UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO | |
| leandro Mendonça do Nascimento, Wagner Dias Santos, Rafael Ferreira da Costa Leite, Luciane de Souza Velasque |
| UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA COM RECURSOS DE MÍDIAS | |
| Rose Grochot Gayeski, Luciana Neves Nunes, João Feliz Duarte de Moraes |
| EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÃO SOBRE UMA PRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE | |
| Diogo Israel Schwanck, Luciana Neves Nunes |
| A MATEMÁTICA ABORDANDO A ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO SOBRE OS ÓBITOS DOS ESCRAVOS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉC. XIX: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR | |
| Leila Inês Pagliarini de Mello, Luciana Neves Nunes |



