Minicursos
| O Scratch como possibilidade de criação de materiais didáticos digitais | |
| Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
| A CATAPULTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO QUADRÁTICA USANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA | |
| Luiza de Paula Ghisleni, Isabel Koltermann Battisti |
| ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Geovana Luiza Kliemann, ANA PAULA KREIN MULLER, MARIA MADALENA DULLIUS, ROMILDO PEREIRA DA CRUZ |
Pôsteres
| RENASCIMENTO E NEOCONCRETISMO, OUTRO OLHAR PARA A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
| O QUANTITATIVO DE ATIVIDADES EM DETRIMENTO DA PRODUÇÃO DE CONJECTURAS E PROVAS | |
| LIANA KRAKECKER |
| A Ludicidade na Educação Matemática | |
| JOÃO BOSCO MARQUES OLIVEIRA, Laynny Karla Beraldo Malta |
| PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler |
| O CIRCUNCENTRO E UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Natália Alessandra Kegler |
| MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL | |
| Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
| METODODLOGIAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS. | |
| Neoli Paulina da Silva Gabe, Daiane Kipper |
| UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE XLOGO | |
| Relicler Pardim Gouveia, Liana krakecker, Ivanete Fátima Blauth, Florisval Santana Filho |
| JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
| Eduardo Ribeiro Model, Jackson Moraes Pinho, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| MATEMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA CULTURA DIGITAL | |
| Rose Mary Kern Martins, Diva Souza Silva |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| O ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Vilma Gisele Karsburg |
| NEOPLASTICISMO, NEOCONCRETISMO, ARTE. O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA ESCOLAR? | |
| Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
| DO RENASCENTISMO DE DÜRER AO NEOCONCRETISMO DE SACILOTO, O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA? | |
| Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
| ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO COM O JOGO DE FATORAÇÃO | |
| Veronice Maria Kawalek, Renata da Silva Dessbesel |
| A JUNÇÃO DA AÇÃO DO ORIGAMI COM AS PESQUISAS DA NEUROCIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Elisane Strelow Gonçalves, Adriana Nebel Kovalscki, Josiane de Moraes Brignol |
| DILATAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA A MATEMÁTICA | |
| Daiane Kippper, Alexandre Wegner |
| ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA A GEOMETRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO | |
| Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
| Fernanda Dellinghausen, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| Práticas de leitura e de escrita no ensino de Matemática | |
| Ana Paula Krein MUller, Silvana Martins |
| PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ- RS: UMA ANÁLISE DO COMPONENTE GEOMETRIA | |
| Miriam Ferrazza Heck, Carmen Teresa Kaiber |
| APRENDIZAGENS POR PROJETOS: O CASO DO LAB NEHYTA | |
| João Marcos Marques Machado, Kaoni Kenne, Rodrigo Dalla Vecchia |
| O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
| Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet |
Educação Matemática no Ensino Médio
| ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA SOBRE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO | |
| Luísa Silva Andrade, Carmen Teresa Kaiber |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS | |
| Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius, ANA PAULA KREIN MULLER |
| O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA | |
| Valmir Ninow, Carmen Teresa Kaiber |
| UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Danielle Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber |
| EXPLORANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| MAIARA ANDRESSA STREDA, Fabiana Patricia Luft, Leandro Klein, Claudia Maria Costa Nunes |
Educação Matemática no Ensino Superior
| COMPOSIÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL DINÂMICO | |
| Monica Karrer, Israel Florentino dos Santos |
| O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM | |
| Michelle Andrade Klaiber, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
| MÍDIAS DIGITAIS E O ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Carmen Teresa Kaiber |
| ANÁLISE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA DOS NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS | |
| Paulo Cesar Pereira Napar, Carmen Teresa Kaiber |
| REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM ATIVIDADE ENVOLVENDO O CONCEITO DE FUNÇÃO | |
| Eliane Miotto Kamphorst, Angéli Cervi Gabbi, Cátia Maria Nehring, Carmo Henrique Kamphors |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA POR MEIO DE RECURSOS DA WEBQUEST: DIFERENTES USOS E INDICATIVOS | |
| Camila Faligurski Fim, Rosana Maria Luvezute Kripka |
| O SCRATCH E A CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM | |
| Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
| O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXILIAR NO ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO CIRCULO TRIGONOMÉTRICO | |
| ROMILDO PEREIRA DA CRUZ, MARLI TERESINHA QUARTIERI, GEOVANA LUIZA KLIEMANN, ANDREIA SPESSATTO DE MAMAN |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX | |
| Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
| A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS EDIÇÕES DA SEGUNDA ARITMÉTICA DA SÉRIE CONCÓRDIA | |
| Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
| INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX | |
| Malcus Cassiano Kuhn |
| ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DA DÉCADA DE 1960: INDÍCIOS DE UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Aline Schwade, Isabel Koltermann Battisti |
| CARACTERÍSTICAS DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA FORMALISTA MODERNA NUM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
| Camila Bomhart, Isabel Koltermann Battisti |
| ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DA DÉCADA DE 70: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Emanoela Alessandra Ernandes, Isabel Koltermann Battisti |
| SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL, PELOTAS/RS ENTRE 1947 E 1971 | |
| Vinícius Kercher |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL | |
| Ester Vellar Krause |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PNAIC COMO PROPOSTA FORMATIVA NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Tatiana Lima Koga |
| ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE | |
| LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA |
| VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Isadora Konarzewsky Patzer, Isabel Koltermann Battisti |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Amanda Denise Nogueira Machado, Magda Neves da Silva, Patricia Graciele Moreira da Silva, Natália Alessandra Kegler |
| PLANEJAMENTO DE AÇÕES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE ACADEMICOS PARTICIPANTES DO PIBID | |
| Rosangela Ferreira Prestes, Carmen Teresa Kaiber |
| PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA RELATIVAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| MARCO AURÉLIO AURÉLIO KISTEMANN, Rodrigo Martins de Almeida |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM MATEMÁTICA COM MOEDAS E UM COPO DE ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| Adriana Sbardelotto Di Domenico, Veronice Maria Kawalek, Vanessa Gonçalves Vieira |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE REFERENTE À TEMÁTICA ABORDADA EM SALA DE AULA | |
| Leticia Azambuja Lopes, Marcos Klaus |



