Minicursos
| ANALISANDO OS DISCURSOS SOBRE DIFICULDADES MATEMÁTICAS: BRINCADEIRAS COMO SUPORTE DE INTERVENÇÃO | |
| Carlos Eduardo da Silva Ferreira |
| A CONSTRUÇÃO DE APLETS NO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Joicy Pimentel Ferreira |
Pôsteres
| CONSTRUINDO CALEIDOCICLOS: ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
| TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA | |
| Luciane Rosa Monte, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| OLIMPÍADAS DE LONDRES NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| DESENVOLVENDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONJUNTOS | |
| Francine Fernandes Araujo, Gabriel Souza Germann da Silva, Rafaella Campelo Centeno, André Luis Ferreira |
| JOGO “TRILHA DAS REGRAS DE TRÂNSITO”: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Tayná Luiza Henn |
| UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Renata Sossai Freitas |
| ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS | |
| Rafael dos Santos Freire, Adriana Regina de Oliveira Cunha, Rosemeiry de Castro Prado Maximiano |
| ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA | |
| Elisabete pereira Fernandes, Sandra Regina Paz |
| CONSTRUTIVISMO E EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA DOCENTE ABORDANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
| Zenar Pedro Schein, Maria Eloisa Farias |
| DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA METODOLOGIA DE ENSINO | |
| Eriberto Barroso Façanha Filho, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MIDIAS DIGITAIS NA AULA DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES | |
| Edmo Fernandes Carvalho, Luiz Márcio Santos Farias |
| A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE TRUQUES LÓGICOS E MATEMÁTICOS | |
| Sabrina Brandão Feltrin, Ricardo Fajardo |
| A SIMETRIA POR MEIO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA: HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS | |
| Lidiane Schimitz Lopes, Gilson Leandro Pacheco Alves, André Luis Andrejew Ferreira |
| COMPARTILHANDO UM SABER DE EXPERIÊNCIA | |
| Marlise Furlan, Francisco Egger Moellwald |
| ESTUDO SOBRE AS ISOMETRIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL RECOMENDADOS PELO PNLD 2011 – 2013. | |
| Maurício de Moraes Fontes, Dineusa Jesus dos Santos Fontes |
| UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES | |
| Karen Pereira Montagner, Ricardo Fajardo |
| DESCOBRINDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
| Maria Lucia Carvalho Fontanini, Marila Torres Aguiar, Felipe Almeida Duarte |
| POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS NO TRABALHO COM OS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS | |
| Leonardo Donizette de Deus Menezes, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos |
| REPRESENTANDO, MANIPULANDO E EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS: EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EXTENSÃO. | |
| Jany Santos Souza Goulart, Luiz Marcio Santos Farias, Luiz Marcio Santos Farias |
| AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO NO SIENA COM NÚMEROS DECIMAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Rosana Pinheiro Fiuza, Karina Sales Nunes |
Educação Matemática no Ensino Médio
| GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO AO REALIZAR A PROVA DO ENEM 2012 | |
| Manoela Franco |
Educação Matemática no Ensino Superior
| INTEGRAL DEFINIDA: UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O PROFESSOR | |
| Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Luis Gustavo Longen, Francielle Kuerten Boeing |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MÁXIMA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ACERCA DO DOMÍNIO DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS | |
| Fabio Luiz de Oliveira, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
| FACEBOOK: UMA NOVA AVENTURA NAS TRAMAS DESTA REDE | |
| Cristiane Soares Araújo, Andre Luis Andrejew Ferreira, Aline Brum Loreto |
| POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO E SELEÇÃO DE TDIC PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS | |
| Elias Antonio Almeida Fonseca, Eduardo Barrére |
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROBLEM POSING COM O CIBERESPAÇO | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA RECHENBUCH FÜR DEUTICHE SCHULEN IN BRASILIEN ADOTADO EM ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS NA REGIÃO DE LAJEADO, NO RIO GRANDE SUL | |
| Cíntia Regina Fick |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| PIBID MATEMÁTICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
| Mauricio Ramos Lutz, Jussara Aparecida da Fonseca |
| ESTUDO DOS IMPACTOS DE UMA RELAÇÃO INSTITUCIONAL E PESSOAL COM O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA | |
| Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias |
| INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL | |
| Adriano Vargas Freitas, Abel Rodolfo Garcia Lozano, ângelo Santos Siqueira, Eline das Flores Victer, Gisellel Faur de Caqstro Catarino |
| PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE NOS ANAIS DA ANPED | |
| Laura Pippi Fraga |
| DA PRÁTICA À TEORIA: EXPLORANDO NOVOS CAMINHOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO LÓCUS ESCOLAR | |
| Janaina Freitas dos Santos, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Rosemara Perpetua Lopes, Eloi Feitosa |
| O EMPREGO DE NOVAS TECNOLÓGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Mauricio Ramos Lutz, Erivelto Bauer de Matos, Jussara Aparecida da Fonseca |
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LECIONAR MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR ÁREAS E PERÍMETROS PARA OS ANOS INICIAIS | |
| Jacqueline Oliveira de Melo Gomes, Angélica Fountoura |
Avaliação em Educação Matemática
| AVALIAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM DISCURSO SOBRE SUAS CORRELAÇÕES | |
| José Milton Lopes Pinheiro, Elias Antonio Aalmeida da Fonseca |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| MATEMÁTICA: UMA EXPERIENCIA COM INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA NO ENSINO DE SURDOS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. | |
| Vinicius Martins Flores |
Educação Matemática e Inclusão
| O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DO MULTIPLANO – UM ESTUDO DE CASO. | |
| José Carlos Gonçalves Gaspar, Luis Otavio da Silva, Vilmar Gomes da Fonseca, Wallace Vallory Nunes, André Luis Sousa Silva, Ângela Maria Bittencourt Fernandes da Silva |
| UM PANORAMA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
| Adriano Vargas Freitas |



