Minicursos
| A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS ARITMÉTICOS: DESVELANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Daniela Maria de Almeida, Vanessa Tarouco, Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira |
| MATEMÁTICA COM ARTE - PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL: COMO PRODUZIR? | |
| Clarissa Lopes Trojack, Júlia Schaetzle Wrobel, Vanessa Oechsler |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E DO FORMADOR: RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA | |
| Bruno Augusto Teilor, Tania Bruns Zimer |
Pôsteres
| Transição para o Ensino Superior a Distância: A disciplina de Pré-Cálculo em um Curso de Engenharia de Produção | |
| Tiago de Freitas Tavares |
| AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO EGRESSO | |
| Neuza Teramon |
| ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO E O GEOGEBRA 3D | |
| Lucilene de Souza Tatagiba |
| UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR: ÁFRICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
| A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA ATRAVÉS DE JOGOS DE ORIGEM AFRICANA | |
| Catiana Moraes, Ursula Tatiana Timm |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E LUDICIDADE: UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
| Ursula Tatiana Timm |
| LABORATÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM EAD | |
| Ursula Tatiana Timm, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Clarissa de Olgin Assis, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| O ensino de Matemática para uma educação inclusiva | |
| Raquel Tavares Scarpelli de Araujo Moreira |
| SERÁ QUE REALMENTE SÃO APENAS CINCO OS SÓLIDOS DE PLATÃO? | |
| Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
| UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
| Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm |
| A CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA APOIO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Celiana Turski Silva, Núbia Lúcia Cardoso Gimarães |
| UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO USO DO MATERIAL DOURADO | |
| Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
| OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NA ESCOLA FAGUNDES DOS REIS | |
| Mariane Kneipp Giareta, Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SENSO NUMÉRICO PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
| Sula Cristina Teixeira Nunes, Évelin Fulginiti de Assis, Alessandra Figueiró Thornton, Luciana Vellinho Corso |
| RESOLUÇÃO E PRODUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: experiência com uma turma de 4º ano | |
| Ingrid da Silva Torma |
| PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE OS DESCRITORES DO TESTE 2 DE 2015 | |
| Fabíola Arioli Tomasi, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto, Alex Jordane de Oliveira |
| CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MENCIONADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Eliane Maria de Oliveira Araman, Jader Otavio Dalto, André Luis Trevisan |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| O QUADRILÁTERO FORMADO PELOS PONTOS MÉDIOS DOS LADOS DE OUTRO QUADRILÁTERO QUALQUER: destacando a relação entre as áreas | |
| Ebreson Paulo Trevisan |
| PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A METODOLOGIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM OLHAR ESPECIAL PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ana Cristina Trento, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
| JOGO MATIX: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
| Adriana da Conceição Tesch, Silvana Cocco Dalvi |
| NOVAS ENUNCIAÇÕES DE UMA TAREFA: REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| André Luis Trevisan, Anna Flávia Magnoni |
| O game DragonBox Elements como uma introdução a conceitos da Geometria Plana | |
| Ingrid Cordeiro Firme, Cristiano Natal Toneis, Rosa Monteiro Paulo |
| O ENSINO HÍBRIDO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Nádia Marques Ikeda Pereira, Fabrícia Mara Tonon |
Educação Matemática no Ensino Médio
| SYLVIE E BRUNO(S): UM PROJETO SOBRE A INTER-RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E LITERATURA A PARTIR DE UMA OBRA DE LEWIS CARROLL | |
| Rafael Montoito Teixeira |
| A METACOGNIÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | |
| Luciana Röder, Tania T. Bruns Zimer |
| O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO: UMA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira, Daniela Maria De Almeida, Vanessa Lacerda Tarouco |
| O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO | |
| Francisca Brum Tolio, Eleni Bisognin |
| PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan |
| Discussões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. | |
| Adriana da Conceição Tesch, Anderson José da Silva |
Educação Matemática no Ensino Superior
| MODELAGEM MATEMÁTICA POR FASES: UMA APLICAÇÃO AO ENSINO DE LOGARITMOS | |
| Seiji Niwa, Paulo Roberto Barbosa, Graziela Marchi Tiago |
| REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Graziela Marchi Tiago, Paulo Roberto Barbosa, Lívia Carolina Vieira |
| VELOCIDADE INSTANTÂNEA: ANÁLISE DE UMA TAREFA PROPOSTA A ESTUDANTES QUE CURSAM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| André Luis Trevisan, Patrícia Aparecida Caldana Pereira, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca |
| A MATEMÁTICA PRESENTE NOS CONCEITOS DE MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES | |
| Clara de Mello Maciel, Graciela Meggiolaro, Robson Trevisan, Antônio Vanderlei dos Santos |
| O CONCEITO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: ANÁLISE DE UM LIVRO DO ENSINO SUPERIOR | |
| Danrlei Silveira Trindade, Maria Arlita da Silveira Soares |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| HABILIDADES DESENVOLVIDAS EM MATEMÁTICA APÓS O USO DE JOGOS DIGITAIS | |
| Jocilea de Souza Tatagiba |
| COMPREENDENDO O COMPORTAMENTO DE UMA FUNÇÃO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
| Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA E OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO | |
| Carla Terezinha Botelho Torrez, David Antonio da Costa |
| UMA EXPERIÊNCIA DE USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DE UMA TURMA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES-MT | |
| Lenir Tomazeli, Rute Cristina Domingos da Palma |
| O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: A FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO EM QUESTÃO | |
| Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Andréia Dalcin |
| La Etnomatemática en la formación de profesores: una experiencia en la Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra. | |
| Carolina Tamayo Osorio |
| A PERCEPÇÃO DO EGRESSO NA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA | PDF () |
| Neuza Teramon |
| POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA | PDF () |
| Ursula Tatiana Timm, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald |
| UM ESTUDO COMPARATIVO EM RELAÇÃO ÀS ESTUFAS CONVENCIONAIS E ELÉTRICAS NA SECAGEM DE FOLHAS DE FUMO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Glaucia Cabral Moraes, Luciana Elisa Tornquist, Rafael Winicius Winicius da Silva Bueno |
| NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO DE MATEMÁTICA | |
| Éderson de Oliveira Passos, Eduardo Kojy Takahashi |
| QUESTÕES PARA POTENCIALIZAR O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO PARA ENSINAR DIVISÃO DE FRAÇÕES | |
| Jeferson Gomes Moriel Junior, Matheus Candido Teixeira, Vicente Pedroso da Silva Filho, Claudio Zimmermann Junior |
| A ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS: EXPLORANDO O SOFTWARE JFRACTIONLAB | |
| Danrlei Silveira Trindade, Patricia Pujol Goulart Carpes, Paola Aquino dos Santos |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| UMA ANÁLISE DAS DIMENSÕES ECONÔMICA E ECOLÓGICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA BILINGUE | |
| BARTIRA FERNANDES TEIXEIRA |
Currículo e Educação Matemática
| A REALIDADE LOCAL COMO PONTO DE PARTIDA: UM ESTUDO SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL | |
| Alice Trisch König, Andréia Dalcin |
| CURRÍCULO PRESCRITO, CURRÍCULO AVALIADO E O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | PDF () |
| ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA, NORMA SUELY GOMES ALLEVATO |
Educação Matemática e Inclusão
| O CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS E A CONTEXTUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA QUE ENVOLVE SUAS OPERAÇÕES NUMÉRICAS - Uma construção para duas turmas do 8º ano do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) | |
| Raquel Tavares Scarpelli de Araujo Moreira, Rosana Gomes Bernardo |
| DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Jéssica de Sousa Santos, Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues, Cícero dos Santos Teixeira |
| CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS | |
| Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira |
| ENSINO DE FRAÇÕES PARA CEGOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini, Luí Felippe da Silva Bellicantta Molloss |
| CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS | |
| Mariane Kneipp Giareta, Pethry Augustinho Teixeira, Claudiane Raquel Feltes |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO | PDF () PDF |
| Ana Márcia Tucci de Carvalho, Andre Lima Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
| MUDANÇAS NA MATRIZ ENERGÉTICA HÍDRICA NO BRASIL: ESTUDO ESTATÍSTICO A PARTIR DE REGRESSÃO MULTIVARIADA. | |
| Paulo Reis Junior, MARI AURORA FAVERO REIS, Marcelo Gonçalves Trentin, Rafael Elias Senger |
Mesas Redondas
| Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - MUDANÇAS DIMENSIONAIS EM FIGURAS GEOMÉTRICAS | |
| Méricles Thadeu Moretti, Roberta Nara Sodré de Souza |
| Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - ESBOÇANDO CURVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO | |
| Méricles Thadeu Moretti, Bárbara Cristina Pasa |
| Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - PROVOCAÇÕES SEMIO-COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CEGOS EM MATEMÁTICA | |
| Méricles Thadeu Moretti, Daiana Zanelato dos Anjos |
| Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - A RESOLUÇÃO DE APLICAÇÕES DE INTEGRAIS A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Méricles Thadeu Moretti, Lucia Menoncini |



