Minicursos
| DOBE E REDOBRE: PARALELISMO E PERPENDICULARISMO COM O ORIGAMI | |
| Silvania Couto Conceição, Wellington Rabello Araújo, Rosana Catarina Rodirgues Lima, Carlos Miguel Silva Ribeiro |
| TEOREMA DE PITÁGORAS: DO GEOMÉTRICO AO ALGÉBRICO | |
| Nathalia da Rosa Lopes, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz |
| JOGOS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO DINÂMICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Cintia Schneider, Maiara Elis Lunkes |
| TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS EM ℝ² EM DIFERENTES QUADROS SOB DIVERSOS PONTOS DE VISTA | |
| Eloiza Gomes, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima |
| MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA PROFESSORES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ALUNOS SURDOS | |
| Nadjanara Ana Basso Morás, Luani Griggio Langwinski, Wanderson Thiago Pires Furlan |
| O ESTUDO DE SEQUÊNCIAS E LIMITES EM ÁNALISE REAL COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
| Greice Keli Silva Lacerda |
| REFLEXÕES ACERCA DAS POTENCIALIDADES DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Daiane Leal da Conceição, Michel Hallal Marques |
| Celular na sala de aula, um aliado na prática de geometria no ensino fundamental | |
| Michele Moscardini Lopes |
| O MODELO DE VAN HIELE E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA | |
| José Ricardo Ledur, Danielle dos Santos Rodrigues |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de Matemática | |
| Aldinete Silvino Lima, Islenis Carolina Botello Cuvides, Iranete Maria da Silva Lima |
| DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA – A PIRÂMIDE E SEU VOLUME | |
| Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Emanuel Gomes Lourenço, Francisco Aldrin Armstrong Rufino |
Pôsteres
| CONSTITUIÇÃO DE SER PROFESSORA DE MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | |
| Maria Elisa Lucchese Moraes |
| A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA INTERATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA | |
| Pablinny Ribeiro Bonfim Lima, Deusaguimar Divino da Silva |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
| Daniele Amaral, Débora Pereira Laurino |
| A UTILIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS | |
| Mylena Pasquêwitti Lima |
| EXPERIÊNCIA COM O PROJETO DE MONITORIA EM MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA | |
| Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
| UMA METODOLOGIA PARA UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BIMODAL: APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO EM AMBIENTES CONSTRUCIONISTAS | |
| Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer |
| JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
| Eduardo Ribeiro Model, Jackson Moraes Pinho, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| MATEMÁTICA E OS ORIGAMIS MODULARES | |
| Micael Silva dos Santos, Rafael Pereira de Melo, Emanuel Gomes Lourenço, Alberico Teixeira Canário de Souza |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| A COMPLEMENTARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO | |
| Emerson Bastos Lomasso, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
| ESTRUTURAS ADITIVAS: PROBLEMAS DE TRANSFORMAÇÃO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ewellen Tenorio de Lima, Arlam Dielcio Pontes da Silva |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UMA COMBINAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Jonata Souza Santos, Rosana Pinheiro Fiuza, Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro |
| O JOGO DE GOLFE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS | |
| renata lourinho da silva, Maria José Lopes de Araújo, Josiane da Silva Reis |
| POTENCIAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1° ANO DO ENSINO MÉDIO | |
| Mayara Marques Lunardi, Leugim Corteze Romio |
| CONTEXTUALIZANDO O CONTEÚDO DE ESCALAS COM O AUXÍLIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
| Maiara Elis Lunkes |
| CONSTRUÇÃO DE PLANTAS BAIXAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL | |
| Josiane Silva dos Reis, Renata Lourinho da Silva, Paulo Vilhena da Silva |
| MEDIDAS E SAÚDE: CONECTANDO MATEMÁTICA E CIÊNCIAS | |
| José Ricardo Ledur, Arrigo Fontana |
| Dificuldades de Aprendizagem de Porcentagem nas Séries Finais da EJA Fundamental | |
| André Vales Laranjeira, Jéssika Vales Laranjeira |
| OS PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO TEMA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM MATEMÁTICA | |
| Cláudio Cristiano Liell, ARNO BAYER |
| OS JOGOS MATEMÁTICOS E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL | |
| Cláudio Cristiano Liell, ARNO BAYER |
| ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA A GEOMETRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO | |
| Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA A AULA DE MATEMÁTICA | |
| Marcos Vinícius dos Santos Amorim, Luciano Feliciano de Lima |
| ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO -MATEMÁTICA-7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Leticia Lima de Almeida, Elisangela Fouchy Schons, Luciani Missio |
| EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
| Fernanda Dellinghausen, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| APRENDENDO DE FORMA LÚDICA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS: EXPERIÊNCIAS DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA | PDF () |
| Vanessa Rodrigues Lopes, Bruna Melo de Souza, Marcilio Rocha da Silva |
| RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO EM UMA ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS | |
| Dênis Carrard Ledur, Luciana Xavier Ledur |
Educação Matemática no Ensino Médio
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GEOMETRIA ESPACIAL: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O GEOGEBRA | |
| Fabiane Lima Righi, Maria Cecília Pereira Santarosa |
| HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES | |
| Luciano Feliciano de Lima, Larissa Rodrigues Mendonça, João Pedro Marques Oliveira |
| OS POLIEDROS DE PLATÃO: ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA | |
| Aline Lyra Lemos, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO GRAUS, COM O SOFTWARE GEOGEBRA, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA | |
| Luciano Feliciano de Lima, Valdiron Robson Ferreira de Sousa, Matheus Souza Amorim |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM DE PROPRIEDADES DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU | |
| Ricardo da Silva Santos, Anderson Antonio Alves Cesário, Tatiane Felipe Lopes |
| AVALIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID E DO PRÓ-LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UEG CAMPUS CORA CORALINA | |
| Sara Vieira Lagares, Jessica Alves Ribeiro, Daniel Antonio Silva de Araujo, Luciano Feliciano de Lima |
| INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL | |
| ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Cynthia Souza Oliveira, Leonice Domingos dos Santos Lima |
| ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: um estudo a partir de dissertações e teses | |
| Juliana Batista Pereira dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara, Valderez Marina do Rosário Lima, Gisella de Souza Ferreira |
| EXPLORANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| MAIARA ANDRESSA STREDA, Fabiana Patricia Luft, Leandro Klein, Claudia Maria Costa Nunes |
Educação Matemática no Ensino Superior
| REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS MOBILIZADAS NO CONTEÚDO DE SUPERFÍCIES QUÁDRICAS EM ALGUMAS PUBLICAÇÕES DESDE A DÉCADA DE 40 | |
| Nandyne Londero, Inês Farias Ferreira |
| CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES E LACUNAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES | |
| Eliana Alves Pereira Leite, Cármen Lúcia Brancaglion Passos |
| RECORTE DA OBRA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E TRASNSFORMADAS DE LAPLACE – UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE UM PROBLEMA | |
| Júlio Paulo Cabral dos Reis, João Bosco Laudares, Saulo Furletti Furletti |
| DISCIPLINA DE ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL: O QUE CONSTA NAS EMENTAS? | |
| Luciano Duarte Silva, Márcio Urel Rodrigues, Maria Socorro Duarte da Silva Couto, Glen Cezar Lemos |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| RECURSOS COMPUTACIONAIS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES COM SOFTWARE GEOGEBRA. | |
| Jéssica Carolini da Silva Laurindo, Lucas Caitano, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| A PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | |
| Elisangela Pavanelo, Renan Lima |
| ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DA ROBÓTICA: A TECNOLOGIA DIGITAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
| Andrew Felipe Silvério Souza, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnior Lessa Gonçalves, Luciano Cássio Lulio |
| CONSTRUINDO ROSÁCEAS NO SCRATCH | |
| Aline Lemmertz |
| MOBILE LEARNING EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Daiane Leal da Conceição |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS e o CALCULO DIFERENCIAL: ações e interações de um aluno em espaços virtuais | |
| Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer |
| UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO DISPOSITIVO MÓVEL COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID EM RVA | |
| Mari Aurora Reis, Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Serrano Neto, Marlise Geller |
| ENCONTRANDO O IMC COM O GEOGEBRA E CONSTRUINDO DIETAS NO EXCEL: UMA ATIVIDADE DE FUNÇÕES AFIM E MATRIZES. | |
| Juliana Schivani, Emanuel Gomes Lourenço, Alexsandro Paulino Oliveira |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| INVESTIGANDO CADERNOS ESCOLARES: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS PRESENTES EM UM CADERNO GAÚCHO DE SEGUNDO ANO PRIMÁRIO (1959) | |
| Luciane Luz, Diogo Franco Rios |
| USO DA HISTORIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
| Carla Marilla Caldeirani Lino, Zulind Luzmarina Freitas |
| PESQUISAS BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SITUADAS NA INTERFACE ENTRE ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA | |
| Kécio Gonçalves Leite |
| INDICAÇÕES DE ABORDAGENS PARA O ENSINO DE INTEGRAL A PARTIR DA OBRA ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS | |
| GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES, Iran Abreu Mendes |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| A Extensão Universitária no Curso De Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás | |
| Pablinny Ribeiro Bonfim Lima, Vanessa Amélia da Silva Rocha |
| A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões a partir de projetos de intervenção pedagógica no estágio curricular supervisionado | |
| Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros, Pablinny Ribeiro Bonfim Lima |
| ATELIÊ DE MATEMÁTICA PARA UNIVERSITÁRIOS: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Alana Gomes Tomaz Louzada, Shéridan dos Reis Pinto |
| CALEIDOCICLO - MONTAGEM E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS | |
| Ettiène Guérios, Luana Leal, Sirley Santos Cezar Siqueira |
| EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA | |
| Luciano de Oliveira, Nathalia da Rosa Lopes, Mauricio Ramos Lutz |
| NARRATIVAS DE PROFESSORES FORMADORES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
| Josane Geralda Barbosa, Celi Espasandin Lopes |
| PDE ELO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| vanessa lucena, Renata Camacho Bezerra, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA | Sem título |
| Mauricio Ramos Lutz, Luciano de Oliveira, Nathalia da Rosa Lopes |
| RELAÇÃO PIBID COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Carla Gabrielle da Silva Souza, Váleria Aparecida Lima Rodrigues |
| OLHAR PROFISSIONALMENTE A SALA DE AULA: DEMANDA COGNITIVA DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS | |
| Ilisandro Pesente, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Salvador Llinares Ciscar |
| ESPAÇOS PARA A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL: UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR | |
| Fernanda Abreu Lima, Francisco Egger Moellwald |
| NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: INVESTIGAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Silvana Cocco Dalvi |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ESTUDOS SOBRE O SIGNIFICADO DE FRAÇÕES PARTE-TODO | |
| APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Coco |
| AS PESQUISAS SOBRE O ESTÁGIO EM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| USOS/SIGNIFICADOS DE GEOMETRIA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL | |
| Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Anna Regina Lanner de Moura |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Freudson Dantas Lima, Francisco Assis Bandeira |
| ÁLGEBRA ELEMENTAR: dimensões e aspectos discutidos a partir da resolução de problemas | |
| Simone Simionato dos Santos Laier |
| ANÁLISE DE MODELOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, DEISE NÍVEA REISDOEFER, DAIANE RENATA MACHADO |
| EXPERIÊNCIA MUSEAL E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM SALA DE AULA | |
| Daiane Renata Machado, Bruna Dorneles Silveira, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luís Schifino Ferraro |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Everlise Sanches Brum, Silvana Pinto Saggiono, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| O PLANEJAMENTO DE UMA TAREFA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATERIALIZADO NOS TEXTOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Danusa Lara Bonotto, Morgana Scheller, Valderez Marina do Rosário Lima |
Educação Matemática e Inclusão
| O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS | |
| Valdineia Rodrigues Lima, Carla Cristina Coelho Carvalho, Walber Christiano Lima da Costa |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ÂMBITO NACIONAL NO PERÍODO DE 1985-2000 | |
| Fernanda Silva Baú, Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Moab Marques da Silva |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM BASE NUM CICLO INVESTIGATIVO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| REINALDO LIMA |
| A DETERMINAÇÃO DE ESPAÇOS AMOSTRAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS NA EJA | |
| Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
| CONSTRUÇÃO DE JOGOS ESTATÍSTICOS NO GEOGEBRA: UMA PERSPECTIVA DE UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO | |
| leandro Mendonça do Nascimento, Wagner Dias Santos, Rafael Ferreira da Costa Leite, Luciane de Souza Velasque |
| MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE REFERENTE À TEMÁTICA ABORDADA EM SALA DE AULA | |
| Leticia Azambuja Lopes, Marcos Klaus |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RSTUDIO COMO UM MICROMUNDO DE CIÊNCIA DE DADOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | |
| Isadora Luiz Lemes, Renato Pires dos Santos |
| PRESENÇA DE ESTATÍSTICA EM LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Rubens Renato da Silva de Lima, João Feliz Duarte de Moraes, Thaísa Jacintho Muller |



