Conferências
| Formación de profesores de Matemáticas. Relaciones entre lo personal, lo social y lo tecnológico | |
| Salvador Llinares |
Minicursos
| MATEMÁTICA DIVERTIDA: AS IMPLICAÇÕES DO CÁLCULO MENTAL E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dândara Bellé, Cintia Schneider, Bruna Müller da Silva, Maiara Elis Lunkes, Flaviane Predebon Titon |
| O NÚMERO π (PI) E O COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA | |
| Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima |
| O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO 6° AO 9° ANO | |
| Isabel Cristina Machado de Lara |
| CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO GEOGEBRA | |
| Marcos Pinheiro de Lima, Luana Lazzari, Claiton Muller, Julhane Alice Thomas Schulz |
| UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carmen Teresa Kaiber |
| MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE 16 PARA RESOLVER EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS SEPARÁVEIS, EXATAS E LINEARES DE PRIMEIRA ORDEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA | |
| Adilandri Mércio Lobeiro |
| POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Marcia Lorena Saurin Martinez, Débora Laurino, Jéssica Brum, Guilherme Mello, Maritza Costa Moares, Tanise Paula Novello |
Pôsteres
| FUNÇÃO EXPONECIAL APLICADA À TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA EXPERIENCIA DE ESTÁGIO | |
| Luana Lazzari, Marcos Pinheiro de Lima, Valter Hanauer, Mariana Lima Duro |
| APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA | |
| Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral |
| JOGO ATRAVÉS DA INFORMÁTICA, AMBIENTE INVESTIGATIVO COMO METODOLOGIA DE ENSINO | |
| Reni Wolffenbüttel, Rodrigo Francisco Lazarotti |
| CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
| Mateus Lorenzon, Lucas Henrique Palioza, Cristiane Antonia Hauschild |
| PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
| SOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES HOMOGÊNEOS OBTIDOS DO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO SOMENTE DETERMINANTE DE ORDEM DOIS | |
| Clícia Geovana Alves Pereira, Adilandri Mércio Lobeiro |
| ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO | |
| Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
| Aline Zuliani Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
| Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselmann de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: A POSSIBILIDADE DA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Denise Nascimento Silveira, Ana de Arruda Leal, Vanusa Moreira Dylewski |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| UTILIZANDO JOGO DE XADREZ PARA DESENVOLVER RACIOCÍNIO LÓGICO | |
| Scheyla Lima Vieira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| DA AÇÃO AO CONCEITO: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO TANGRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Daniela Cristina Vargas Lopes |
| CONSTRUINDO AULAS DE SIMETRIA COM AUXÍLIO DE SITUAÇÕES ADIDÁTICAS | |
| Amanda Rocha, Alessandro Aguiar, Euzirene Leão, José Messildo Nunes |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |
| Alex Sandro Andrade, Jurema Rosa Lopes, Eline Flores Victer |
| O SISTEMA MONETÁRIO E A MATEMÁTICA QUE O ENVOLVE | |
| Sidnéia Rosa de Lima, Dayane Gracielle Bento Galeano, Maria Elizabete Rambo Kochhann, Cláudia Landin Negreiros |
| A SIMETRIA POR MEIO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA: HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS | |
| Lidiane Schimitz Lopes, Gilson Leandro Pacheco Alves, André Luis Andrejew Ferreira |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Edilene Farias Rozal, Roberta Modesto Braga Modesto Braga, Maria Lídia Paula Ledoux Paula Ledoux, Adilson Oliveira do Espírito Santo Oliveira Espírito Santo |
| AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Débora Machado Costa, Aline Silva De Bona, Leandra Borba Leal |
| O USO DA PESQUISA DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL | |
| José Ricardo Ledur |
| O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS | |
| Gilson Braviano, Giselle Cristiane Martins Lunardelli |
| CAMINHOS PERCORRIDOS NA RECUPERAÇÃO INDIVIDUALIZADA DE CONTEÚDOS COM O TEMA EQUAÇÕES DE 1º GRAU | |
| Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| O ENSINO DE FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS: UM ESTUDO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA E DOS REGISTROS DOS CADERNOS DE ALUNOS DO 7º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE | |
| Clésia Maria dos Santos Lapa, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
Educação Matemática no Ensino Médio
| ENSINO DE PROBABILIDADE: CONCEPÇÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WINSTATS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM | |
| Camila Cristina Lopes, Jackson Ricardo Pereira de Lucena Silva |
| A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TRIGONOMETRIA SOB O PONTO DE VISTA DE QUEM ENSINA E DE QUEM APRENDE | |
| Nadson de Jesus Lima |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA APLICAÇÃO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| Dilamar Reis Lamberty, Charles Zuconeli Guimarães |
| MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Lúcia Holz Luz, Arno Bayer |
| A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Luana Rodrigues, Daniele Moreira, Fernanda Londero, Renata da Silva Dessbesel |
| A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS UTILIZANDO COMO ESTRATÉGIA DE ANÁLISE O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
| Simone Simionato dos Santos Laier |
| TRABALHANDO COM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO | |
| Lucas Balthazar Leite, Renan Petter Quadros |
| TRABALHANDO COM PRISMAS E SUAS DIFERENTES ESFERAS DE PRÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. | |
| Francisco José Brabo Bezerra, Caroline Miano Lima |
Educação Matemática no Ensino Superior
| INTEGRAL DEFINIDA: UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O PROFESSOR | |
| Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Luis Gustavo Longen, Francielle Kuerten Boeing |
| UM ESTUDO SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Simone Simionato dos Santos Laier, Gladys Denise Wielewski |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: RELATO DE UMA PRÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA | |
| Camila Aparecida Lehnen, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
| O ENSINO DE CALCULO NUMÉRICO UTILIZANDO O SCILAB | |
| Tatiane Reis do Amaral, Neila Gualberto Leite, Alan Oliveira da Silva |
| A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO A PESQUISA E A EXTENSÃO: PRÉ-VESTIBULAR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL | |
| Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| POSSIBILIDADES, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES DO EAD NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
| Mercedes Matte da Silva, Lorí Viali, Régis Lahm |
| FERRAMENTA DE APOIO A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA BÁSICA: EXPLORANDO A REALIDADE AUMENTADA | |
| Maria Adelina Raupp Sganzerla, Douglas Lang, Marlise Geller |
| FACEBOOK: UMA NOVA AVENTURA NAS TRAMAS DESTA REDE | |
| Cristiane Soares Araújo, Andre Luis Andrejew Ferreira, Aline Brum Loreto |
| EL TEOREMA FUNDAMENTAL DEL CÁLCULO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA ONLINE | |
| Edison Alberto Sucerquia-Vega, René Alejandro Londoño Cano, Carlos Mário Jaramillo López |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI | |
| Mayara de Araujo Saldanha, Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado de Lara |
| A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DAS FRAÇÕES E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS | |
| Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| ESTUDOS ETNOMATEMÁTICOS: UMA POSSÍVEL CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL | |
| Renata Vieira dos Santos, Eliane Maria Hoffmann Velho, Isabel Cristina Machado de Lara |
| A HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO FACILITADOR DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO | |
| Eline das Flores Victer, Carlos Antonio de Souza, Jurema Rosa Lopes |
| A HISTÓRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
| Lidiane Schimitz Lopes, Antônio Maurício Medeiros Alves |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| PIBID MATEMÁTICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
| Mauricio Ramos Lutz, Jussara Aparecida da Fonseca |
| OS IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID-UEFS | |
| Eliane Santana de Souza, Nadson Lima, Josemir da Paixão de Souza, Gilcimar Santos |
| INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL | |
| Adriano Vargas Freitas, Abel Rodolfo Garcia Lozano, ângelo Santos Siqueira, Eline das Flores Victer, Gisellel Faur de Caqstro Catarino |
| MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Rosemara Perpetua Lopes, Eloi Feitosa |
| MATERIAIS MANIPULATIVOS MOTIVANDO FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
| Roberta Modesto Braga, Edilene Farias Rozal, Maria Lídia Paula Ledoux, Adilson Oliveira Espírito Santo |
| O EMPREGO DE NOVAS TECNOLÓGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Mauricio Ramos Lutz, Erivelto Bauer de Matos, Jussara Aparecida da Fonseca |
| MONITORIA VIRTUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Odimógenes Soares Lopes, Patricia Rosana Linardi |
| A PARCERIA SESI-SP / PUC-SP EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Anderson Barros Lucas |
| EXPECTATIVAS INICIAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA | |
| Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB O OLHAR DOS MESTRANDOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO (UNIGRANRIO) | |
| Cíntia Mariza Moreira, Eline das Flores Victer, Jurema Rosa Lopes |
| PROPOSTAS PARA PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS HISTÓRICAS | |
| Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, Iran Abreu Mendes |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| A MODELAGEM MATEMÁTICA E A ATIVIDADE PESQUEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA. | |
| Francisco Diogo Lopes Filho, Edilene Farias Rozal |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONCEITOS | |
| Márcio Albano Lima |
| A MODELAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA PARA A COMPREENSÃO DOS OBJETOS MATEMÁTICOS | |
| Pablo Jovellanos dos Santos Lima, Claudianny Amorim Noronha |
Educação Matemática e Inclusão
| CONGRUÊNCIA DA IN(EX)CLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR | |
| Fábio Leão, Suelen Santos |
| ATIVIDADE DOCENTE EM SALAS INCLUSIVAS | |
| Simone Maria Alves de Lima, Carmen Lucia Artioli Rolim |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| QUESTÕES AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer |
| OS REGISTROS SEMIÓTICOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DA EJA NA INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM REPRESENTAÇÕES TABULARES E GRÁFICAS | |
| Reinaldo Feio Lima, Lori Viali |



