Conferências
| REFORMA DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA Y PERSPECTIVA DE LA PRAXIS EN COSTA RICA | |
| Angel Ruiz |
Minicursos
| (RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| SOFTWARE GRÁFICO-VISUAL NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: POSSÍVEIS INTERFACES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA | |
| Fernando Rocha |
| UMA PROPOSTA DE CYBERFORMAÇÃO VIA M-LEARNING | |
| Solange Mussato, Maurício Rosa |
| DE QUE FORMA USAR TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? | |
| Lucas Vanini, Maurício Rosa |
| COMO CONSTRUIR INFOGRÁFICOS COM A LOUSA INTERATIVA DIGITAL PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| Douglas Martins Dantas, Maurício Rosa |
Pôsteres
| A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO | |
| Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Daiane Leal da Conceição, Mariana da Silva Basílio, Kelen Terra do Amaral |
| FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | |
| Kelly da Silva Rebelo, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| O USO DO XADREZ COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Samira Abreu Mafra, Raquel Jesus Andrade, Mara Luane Santos, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
| CONCEITUANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA POESIA | |
| Maiane Bernardi, Lurdes Eliane Rothmund Bolfe |
| SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. | |
| Samira Abreu Mafra, Mara Luane Santos, Raquel Jesus Andrade, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
| UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO SOBRE OS SABERES E FAZERES DE CARPINTEIROS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM GOIÂNIA-GO | |
| Wivian Sena Moraes, José Pedro Machado Ribeiro |
| VAMOS FALAR DE CIDADANIA? – UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATISTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO – A MONTAGEM DO GRÊMIO ESTUDANTIL. | |
| Bruno César Câmara, Danielle Loureiro Roges |
| PROJETO INTEGRANDO: MATERIAIS IMPRESSOS EM PROL DO DEBATE ACERCA DE TEMAS DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Leandro Cruvinel da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Lara Camilla Alves Santos, Mayline Regina Silva |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
| Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselmann de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INCLUSÃO DIGITAL | |
| Adriana Richit, Mauri Luís Tomkelski, Bárbara Cristina Pasa |
| JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICA: USOS E SIGNIFICADOS NO TRABALHO ESCOLAR | |
| Roselaine Maria Trens, Taiane Carrilho Rosa |
| EXPERIÊNCIAS DO PIBID: ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Danielle dos Santos Rodrigues, Tania Elisa Seibert, Greyce dos Santos Rodrigues, Luiza Fernanda Martins Costa, Geanice Mineia Christo |
| O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA CRIANÇA MAIS NOVA | |
| Kathelen Ferreira Ribeiro, Pâmela Tavares Barros, Antônio do Espirito Santo Corrêa |
| CYBERFORMAÇÃO: HORIZONTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Rosangela Ferreira Prestes, Maurício Rosa |
| CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| CONSTRUINDO AULAS DE SIMETRIA COM AUXÍLIO DE SITUAÇÕES ADIDÁTICAS | |
| Amanda Rocha, Alessandro Aguiar, Euzirene Leão, José Messildo Nunes |
| APRENDENDO A CONTAR: O NUMERAMENTO ANTES DA ALFABETIZAÇÃO | |
| Leonardo Rocha de Almeida |
| DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA METODOLOGIA DE ENSINO | |
| Eriberto Barroso Façanha Filho, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| GINCAMAT: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Maiqueli Laís Schmidt, Claiton Müller, Cristiana Pilatti, Tatiane Maria Romio, Julhane Alice Thomas Schulz |
| MARATONA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Neuza Terezinha ORO, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico |
| O SISTEMA MONETÁRIO E A MATEMÁTICA QUE O ENVOLVE | |
| Sidnéia Rosa de Lima, Dayane Gracielle Bento Galeano, Maria Elizabete Rambo Kochhann, Cláudia Landin Negreiros |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II PROPORCIONANDO O CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR | |
| Denise Ritter, Graciele de Borba Gomes Arend |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Edilene Farias Rozal, Roberta Modesto Braga Modesto Braga, Maria Lídia Paula Ledoux Paula Ledoux, Adilson Oliveira do Espírito Santo Oliveira Espírito Santo |
| A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Liana Krakecker, Angélica de Oliveira, Deise Nivea Reisdoefer |
| PIBID NA SALA DE AULA E NO CONTRA TURNO – UMA ANÁLISE COMPARATIVA | |
| Patrícia Zanon Peripolli, Denise Ritter, Graciele de Borba Gomes Arend |
| MATEMÁTICA E LUDICIDADE: UMA PERFEITA COMBINAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Gilberto Junior Rocha, Denise Ritter, Patrícia Zanon Peripolli, Graciele de Borba Gomes Arend |
Educação Matemática no Ensino Médio
| A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA ILUMINADO PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| O USO DO QUESTIONÁRIO COMO MEIO PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES ACERCA DOS CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA, ESFÉRICA E HIPERBÓLICA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA NO SISTEMA DE PASTEJO VOISIN | |
| Elizete Maria Possamai Ribeiro, Rafael dos Reis Paulo |
| A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO FORMAL PARA A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO | |
| Mariana Lima Duro, Giseli Verginia Sonego, Ana Queli Mafalda Reis |
| A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Luana Rodrigues, Daniele Moreira, Fernanda Londero, Renata da Silva Dessbesel |
| O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DO FRAC – SOMA 235 | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| MUDANÇAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA NO RS: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO | |
| Fabíola Carla Teffili, Adriana Richit |
| ABORDANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA DE FORMA LÚDICA | |
| Denise Ritter, Alessandra Vargas, Raquel Dalla Nora Michelon, Adriana Matos, Renata Dessbesel |
| DISCUTINDO O ENSINO DE FUNÇÕES A PARTIR DO JOGO FAMÍLIA DE FUNÇÕES | |
| Gisele Cristiane Alves, Vania Silva Rodrigues |
Educação Matemática no Ensino Superior
| RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
| APLICAÇÕES DAS DERIVADAS E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: | |
| Daniele Cristina Gonçalves, Frederico da Silva Reis |
| UMA BREVE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL | |
| José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MINICURSO DA CALCULADORA FINANCEIRA HP-12C | |
| Giovana de Oliveira, Paulo Pires Rusezyt, Julhane Alice Thomas Schulz |
| O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
| Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM CYBERFORMAÇÃO PERCEBENDO O OUTREM PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE | |
| Denílson José Seidel, Maurício Rosa |
| OAMVet – DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE VETORES | |
| Vanessa Mattoso Cardoso, Walkiria Cordenonzi, Luisa Gaspary, Gonzalo Rodriguez Marquez |
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROBLEM POSING COM O CIBERESPAÇO | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |
| A CYBERFOMAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PARA O PIBID MATEMÁTICA | |
| Rosangela Ferreira Prestes, Maurício Rosa |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| GRANDEZAS E MEDIDAS: SURGIMENTO HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR | |
| Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: Contribuições da História da Matemática | |
| José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
| ASSOCIANDO A HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA AO ESTUDO DO PLANO CARTESIANO | |
| Camila Pissatto, Ivanete Fátima Blauth, Deise Nivea Reisdoefer |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| PROJETO INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UPF | |
| Eliamar Ceresoli Rizzon, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt, Rosa Maria Tagliari Rico, Rosana Maria Luvezute Kripka, Sandra Mara Marasini |
| UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO E NO ESPAÇO POR MEIO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS | |
| Liliane Rose Refatti, Eleni Bisognin |
| UMA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE | |
| Darlan Jessé Burnier, Alessandra Nitschke, Juliana Comunello, Mariana Zolet Rigo |
| DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO ESTUDO DO PETRÓLEO EXTRAÍDO DO PRÉ-SAL. | |
| Darlan Jessé Burnier, Clisman Uolin Bach, Deise Nivia Reisdoefer |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO | |
| Vanessa Scheeren, Sharon Genevieve Araujo Guedes, Margarida Maria Rodrigues Negrão |
| DA PRÁTICA À TEORIA: EXPLORANDO NOVOS CAMINHOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO LÓCUS ESCOLAR | |
| Janaina Freitas dos Santos, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO DOCENTE COM A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
| Josélia Euzebio da Rosa |
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA (DES)AGRADÁVEL? | |
| Izabel da Silva Santos, Micheli Cristina Starosky Roloff |
| MATERIAIS MANIPULATIVOS MOTIVANDO FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
| Roberta Modesto Braga, Edilene Farias Rozal, Maria Lídia Paula Ledoux, Adilson Oliveira Espírito Santo |
| INTERNET E REDES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIFICULDADES E SOLUÇÕES. | |
| Ketlin Kroetz, Clarissa Coragem Ballejo, Maurivan Ramos |
| CYBERFORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL: UMA INTERLOCUÇÃO COM O TEMPO VIVIDO | |
| Vinícius Pazuch, Maurício Rosa |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: DAS CONCEPÇÕES ÀS AÇÕES PROMOVIDAS | |
| Luana Angélica Alberti Zanatta, Adriana Richit |
| O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
| Jaqueline Gomides da Costa, José Pedro Machado Ribeiro |
| CONVERSAS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A VIOLÊNCIA ESCOLAR EM FOCO. | |
| Cristiane Rodrigues Capra, Rizamar Pereira de Aguiar |
| EXPECTATIVAS INICIAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA | |
| Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| CRISE NO ENSINO DE MATEMÁTICA? OS AMPLIFICADORES QUE POTENCIALIZAM O FRACASSO DA APRENDIZAGEM | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
Avaliação em Educação Matemática
| DESAFIOS E INICIATIVAS DURANTE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES COM O TEMA PREÇO DE ESTACIONAMENTO NA CIDADE DE SANTA MARIA | |
| Sabrina Londero Rossato, Tatiana Piscilla Martins Teixeira de Carmargo, Francine Lanes Monteiro, Ivania Enes, Suzane Paula, Vanilde Bisognin |
| MODELANDO CONCEITOS INICIAIS DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Milena Abreu Resende, Vitor Martins do Carmo |
| A MODELAGEM MATEMÁTICA E A ATIVIDADE PESQUEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA. | |
| Francisco Diogo Lopes Filho, Edilene Farias Rozal |
| IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO RAYLEIGH-RITZ APLICADO A UM MODELO DE DEFLEXÃO DE VIGA USANDO O MATLAB | |
| Yuri Elias Rodrigues, Eliete Biasotto Hauser |
| BASES EPISTEMOLÓGICAS SITUADAS EM PESQUISAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM TRABALHOS PUBLICADOS NAS REVISTAS BOLEMA E ZETETIKÉ | |
| Edilene Farias Rozal, Marisa Rosâni Abreu da Silveira Abreu Silveira |
| AQUECIMENTO GLOBAL: MODELOS DA EMISSÃO DE CO2 DECORRENTE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL | |
| Jennifer Valleriano Barboza, Deise Nivea Reisdoefer |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES A PARTIR DOS CONCEITOS DE INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE | |
| Oziel Souza, Ana Paula Rocha |
| MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MODELANDO OS PLANOS DE OPERADORAS TELEFÔNICAS | |
| Vítor Martins do Carmo, Milena Abreu Resende, Fabiana Fiorezi Marco |
| PANORAMA MUNDIAL DA ÁGUA: CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR | |
| Luana Tais Bassani, Alexssandra Pasuch, Deise Nívia Reisdoefer |
| COMPOSIÇÃO DE PREÇOS DE UMA CESTA DE PRODUTOS: UM MODELO MATEMÁTICO NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS | |
| Nelson Hein, Adriana Kroenke, Moacir Manoel Rodrigues Jr. |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E TRAGÉDIAS NATURAIS – SOBRE A AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE (RE)CONSTRUÇÃO EM BLUMENAU-SC | |
| Nelson Hein, Adriana Kroenke, Moacir Manoel Rodrigues Jr. |
| MODELAGEM MATEMÁTICA DA INFORMAÇÃO: A ENTROPIA COMO MEDIDA DE IMPORTÂNCIA NA ANÁLISE DE PROBLEMAS DECISÓRIOS MULTICRITERIAIS | |
| Nelson Hein, Adriana Kroenke, Moacir Manoel Rodrigues Jr. |
Filosofia da Educação Matemática
| OS MÚLTIPLOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA "LÓGICA" | |
| Alessandro Pinto Ribeiro, Suelen Assunção Santos, Josaine de Moura Pinheiro |
Educação Matemática e Inclusão
| ATIVIDADE DOCENTE EM SALAS INCLUSIVAS | |
| Simone Maria Alves de Lima, Carmen Lucia Artioli Rolim |
| ATIVIDADES PARA O ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
| Bárbara Alves Freitas Romano |



