Minicursos
| DOBE E REDOBRE: PARALELISMO E PERPENDICULARISMO COM O ORIGAMI | |
| Silvania Couto Conceição, Wellington Rabello Araújo, Rosana Catarina Rodirgues Lima, Carlos Miguel Silva Ribeiro |
| Criptografia: Evolução histórica e aplicação na função afim e sua inversa | |
| Lívia Azelman de Faria Abreu, Ramon Chagas Santos, Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança |
| UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE COM SUPORTE DO EXCEL® | |
| José Ronaldo Alves Araújo, Caio Cesar di Gesu Janguas, Armando Quarezemin Quilichini |
| A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA LIBRAS. | |
| Fabiane Carvalho Bohm, Thaís Philipsen Grützmann, Heniane Passos Aleixo |
| A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS ARITMÉTICOS: DESVELANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Daniela Maria de Almeida, Vanessa Tarouco, Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira |
| MC_EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO | |
| SANDRA MARA MARASINI, Henrique Schons Assumpção, Janaína Sagiorato Suptitz, Rafael Andrioli da Rosa |
| O USO DE DOBRADURAS NO ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA | |
| Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva |
| A ARTE QUE REVELA A BELEZA MATEMÁTICA | |
| Rosana de Andrade Araujo Pinto, Kairo Victor Neves Ferreira de Olinda |
| “E AGORA, O QUE DEVO DIZER AO MEU ALUNO?”: INTERPRETANDO RESPOSTAS, CONSTRUINDO SIGNIFICADOS | |
| Milena Soldá Policastro, Alessandra Ribeiro Alemeida |
| EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM GEOGEBRA | |
| Celina Aparecida Almeida Pereira Abar |
| O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Elion Souza da Silva, Fabiana Chagas Andrade, Jefferson Araujo Santos, Stephenson Luiz da Silva |
| DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA – A PIRÂMIDE E SEU VOLUME | |
| Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Emanuel Gomes Lourenço, Francisco Aldrin Armstrong Rufino |
Pôsteres
| O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO | |
| Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira |
| ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS SOB O VIÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
| Auriluci Carvalho Figueiredo, Michel da Costa, Mariana Carolina Assis |
| APRESENTANDO A ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR COM FOCO HITÓRICO | |
| Valeria Rosado Pinheiro, Gracielle Antunes de Araújo, Luciano de Oliveira Santos |
| UM PANORAMA DAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADAS NO PARANÁ | |
| Eliane Maria de Oliveira Araman |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
| Daniele Amaral, Débora Pereira Laurino |
| A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA | |
| Gracielle Antunes Araújo, Fabiana Ferreira Santana, Valéria Rosado Pinheiro |
| ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Gracielle Antunes de Araújo, Valéria Rosado Pinheiro, Adelino José dos Santos |
| LABORATÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM EAD | |
| Ursula Tatiana Timm, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Clarissa de Olgin Assis, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CAMINHO DA MODERNIZAÇÃO | |
| Ivonete Pereira Amador, Ricardo Fajardo |
| MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: INTERLIGANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Graziela Macuglia Oyarzabal, Nádia Teresinha Schröder, Milena de Sá Almeida |
| ATIVIDADES DE FUNÇÕES DO 1º E 2º GRAU COM O GEOGEBRA | |
| frank victor amorim, Albérico Texeira Canário de Souza |
| Brincando e aprendendo | |
| Tuani Bondimann Bertoldo, Edinara da Silva Pereira, Graciele de Borba Gomes Arend, Amanda Denise Nogueira Machado |
| O VOLUME DA PIRÂMIDE EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA | |
| Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Albérico Teixeira Canário de Souza, Antônio Roberto Silva |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| Apreensões mobilizadas no estudo do círculo nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
| Priscila Arcego, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
| JOGOS, BRINCADEIRAS,ARTE E LITERATURA INFANTIL COMO RECURSOS PARA O ENSINO INCLUSIVO EM MATEMÁTICA | |
| Edvonete Souza de Alencar |
| RELATO E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA: A MATEMÁTICA NO BRINCAR DE CONFECCIONAR ROUPAS | |
| Dulce Stela Schramme, Thais Leonardo Rodrigues Silva, Neila Tonin Agranionih |
| DESAFIOS MATEMÁTICOS: UM OLHAR PARA INCLUIR NA ESPECIFICIDADE, A LUZ DOS DOCUMENTOS MARISTA. | |
| Danielle Caregnatto, Caroline Brandelli Garziera, Mariana de Souza Arieta |
| A RESOLUÇÃO DE ALGORITMOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO APRESENTADA POR CRIANÇAS COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA | |
| Isabel Cristina Machado de Lara, João Pedro Neves Frare, Lanúzia Almeida Brum Avila, Letícia da Silva Pimentel |
| SABERES E CRENÇAS DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Luana Leal Alves, Antonio Mauricio Medeiros Alves |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto, Alex Jordane de Oliveira |
| CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MENCIONADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Eliane Maria de Oliveira Araman, Jader Otavio Dalto, André Luis Trevisan |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| O JOGO DE GOLFE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS | |
| renata lourinho da silva, Maria José Lopes de Araújo, Josiane da Silva Reis |
| ANÁLISE DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL ESPERADA PARA O ENSINO DA FATORAÇÃO NUMÉRICA E ALGÉBRICA | |
| Míriam Guadagnini, Marlene Alves Dias, Valdir Bezerra dos Santos Júnior |
| PIBID/CAPES/UPF 2016: JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| JAQUELINE SIMON, Rafael Andrioli da Rosa, Adrieli Rejane Daronch |
| A ESCALA DE CUISENAIRE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: CONSTRUINDO O CONCEITO DA POTÊNCIA DA SOMA | |
| Carolina Guimarães, Emanuelle Figueiredo, Ana Mary Almeida |
| CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DE 1°. GRAU COM UMA INCÓGNITA. | |
| Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida |
| FÁBRICA DE MATEMÁTICA: MARTELOS E PREGOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA | |
| Camila Aliatti |
| Um palpite inteligente: incentivando a estimativa em sala de aula | |
| Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Jonas Miranda Vilamar de Souza, Ana Paula Rangel de Andrade |
| A CONCEPÇÃO DE ÂNGULO EM ALUNOS DOS 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ESTUDAREM CINEMÁTICA | |
| Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto |
| ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA A AULA DE MATEMÁTICA | |
| Marcos Vinícius dos Santos Amorim, Luciano Feliciano de Lima |
| AS INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS | PDF () |
| Gerson Scherdien Altenburg, Cristina Franz Strelow, André Luis Andrejew Ferreira |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA COMUNITÁRIA RURAL | |
| Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato, Antonio Henrique Pinto |
| NO CAMINHO DA GEOMETRIA OU A GEOMETRIA PELO CAMINHO? | |
| Susilene Garcia da Silva Oliveira, Juliana Alves de Souza |
| SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E ANALISADA SOB A ÓTICA DAS ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DA MEC/OCDE | |
| Suziane Dias Almansa, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
| O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL E DE RECURSO TECNOLÓGICO | |
| MAIARA ANDRESSA STREDA, ROSI KELLY REGINA MARMITT, Lucilaine Abitante Goin |
Educação Matemática no Ensino Médio
| O ENSINO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Tamires Holz Gehrke, Rogério Burkert, Gerson Altenburg |
| APRENDENDO MATRIZES: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO E DINÂMICO COM UM JOGO DE TABULEIRO. | |
| Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Ranna de Jesus Ambrosio |
| PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA COM MATERIAIS CONCRETOS EM UMA TURMA DA EJA | |
| Magda Campos Barbosa, ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Maxwell Gonçalves Araújo, Franciane José da Silva |
| O MÉTODO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA JIGSAW E O USO DE DOBRADURAS NA INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO DE POLIEDROS | |
| Ciandra Augusta de Araújo |
| A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORMIGA (MG) | |
| Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva |
| ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA SOBRE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO | |
| Luísa Silva Andrade, Carmen Teresa Kaiber |
| GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
| Marina Andrade Alves da Silva, Lúcia Helena Costa Braz |
| GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR CRÍTICO PARA AS EMBALAGENS | |
| Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas, Ranna de Jesus Ambrosio |
| O ensino de função através do jogo “Máquina de Função”: uma abordagem dialógica e investigativa | |
| Daniel Antonio Silva de Araujo, Marielle Moura Oliveira, João Carlos Barros Monteiro, Sara Gomes Cordeiro de Faria |
| REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO GRAUS, COM O SOFTWARE GEOGEBRA, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA | |
| Luciano Feliciano de Lima, Valdiron Robson Ferreira de Sousa, Matheus Souza Amorim |
| TABULEIRO TRIGONOMÉTRICO: JOGOS MATEMÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO | |
| Nair Rodrigues Souza, Thayane Amaral do Nascimento |
| LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio | |
| Wellington Rabello Araujo, Miguel Ribeiro, Dario Fiorentini |
| GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATRIZES | |
| Pedro Gurgel Moraes, Andreilson Oliveira da Silva, Elionardo Rochelly Melo de Almeida, Odacir Almeida Neves |
Educação Matemática no Ensino Superior
| ENSAIOS: INTEGRANDO VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS | |
| Marcelo Batista de Souza, Rúbia dos Santos Amaral, Marcelo de Carvalho Borba |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | PDF () PDF |
| Ketelyn Paravidini Vieira, Gilmara Teixeira Barcelos, Tiago Destéffani Admiral |
| A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Caroline Maffi, Diego De Vargas Matos, Lanúzia Almeida Brum Avila, Thaísa Jacintho Müller |
| CULTURA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO FRENTE AO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL | |
| Gerson Scherdien Altenburg, André Luis Andrejew Ferreira |
| INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA E PRODUÇÃO DE VÍDEOSNO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS E TRIÂNGULOS | |
| Anelise Pereira Baur, Leandra Anversa Fioreze |
| O USO DE ALGORITMOS DE SIMILARIDADE PARA CONCORDÂNCIA DAS ANÁLISES DE ERROS DE TAREFAS MATEMÁTICAS | |
| Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos, Jose Carmino Gomes Junior |
| FUNÇÃO DO 1° GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES, COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA, ATRAVÉS DE SMARTPHONES E TÁBLETES. | |
| Frank Victor Amorim |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ESTUDO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES DE RENÉ DESCARTES | |
| Fernanda Manhães Santos, Ingrid Suély Queiroz da Silva, Ana Paula Rangel de Andrade |
| CECY CORDEIRO THOFEHRN: uma professora e autora gaúcha | |
| Francine Fernandes Araujo, Circe Mary Silva da Silva |
| QUESTIONAMENTOS SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO MENTAL | |
| Monica Flugel Alves |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA BELA INICIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Mateus Pozzebon Borges, Graciele de Borba Gomes Arend |
| A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | |
| Jaqueline Molon, Mariana Lima Duro, Carina Loureiro Andrade |
| DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO: CONTRIBUTOS DE UMA PRÁTICA DOCENTE COMPARTILHADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Marnei Luis Mandler, Maria Alexandra Oliveira Gomes, Aruana do Amaral |
| INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA | |
| André Gustavo Oliveira da Silva, Fabio Luis Baccarin, Leticia Barcaro Caleste Omodei, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
| LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
| Ana Beatriz Chiste Cruz, Kamylla Canalli, Neila Tonin Agranionih |
| O APRENDER COM E SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO PIBID MATEMÁTICA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO | Sem título |
| Liliane Silva Antiqueira, Celiane Costa Machado |
| PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DOS SABERES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Marcos Aurélio Alves e Silva, Tânia Maria Goretti Donato Bazante |
| PROFESSORES POLIVALENTES: QUAIS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA CARREGAM CONSIGO? | |
| José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar |
| UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE | |
| Maria Lucia Carvalho Fontanini, Bruna Bruniera, Fabiane Christine Gimenes, Kelly Rodrigues Araujo |
| PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR | |
| Ney David Veloso, Rossano André Dal-Farra, Mariana Mostardeiro de Aguiar |
| CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO | |
| Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
| RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TUPANCIRETÃ-RS | |
| Andreza Cavalheiro da Costa, Graciele de Borba Gomes Arend |
Avaliação em Educação Matemática
| UMA REFLEXÃO A CERCA DOS ERROS COMETIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
| REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA EM CURSOS SUPERIORES | |
| Karly Barbosa Alvarenga, Marger Viana |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA EM RAYMOND DUVAL: OLHARES EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Jeremias Stein Rodriguês, Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
| A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UM ESTUDO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL | |
| Marcia Azevedo Campos, Ivana Paula Ferraz Andrade |
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESTRATÉGIA DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA | |
| André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: Um relato com turmas do nono ano do Ensino Fundamental | |
| Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Mariane Aguirre Arcamendia, Claudia Carreira da Rosa |
| RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR: COMO A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS AJUDA A DAR RESPOSTAS EFETIVAS PARA A PROBLEMÁTICA DO LIXO? | |
| Gislaine Maria Ferreira Matos, Karly Barbosa Alvarenga |
Currículo e Educação Matemática
| CURRÍCULO PRESCRITO, CURRÍCULO AVALIADO E O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | PDF () |
| ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA, NORMA SUELY GOMES ALLEVATO |
| ENSINO DE MATEMÁTICA POR COMPETÊNCIAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
| Mariana Barbosa Cassiano, Heitor Achilles |
Educação Matemática e Inclusão
| CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPO COM UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA | |
| Heniane Passos Aleixo, Thaís Philipsen Grützmann, Fabiane Carvalho Bohm |
| ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES OUTSIDERS PARA UMA ESCOLA DE ESTABELECIDOS | |
| José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar |
| PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO DE DISCALCULIA | |
| Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara |
| TRABALHANDO COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA COM DEFICIENTE VISUAL | |
| Wagner Dias Santos, Cassiano Amorim |
| ENSINO DE FRAÇÕES PARA CEGOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini, Luí Felippe da Silva Bellicantta Molloss |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma abordagem sob o “olhar” da resolução de problemas | |
| Manoel dos Santos Costa, Norma Suely Gomes Allevato |
Mesas Redondas
| PROVOCAÇÕES SEMIO-COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CEGOS EM MATEMÁTICA | |
| Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |



