Minicursos
| O USO DO CALC NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| MAURÍCIO DE MORAES FONTES, Dineusa Jesus dos Santos Fontes, Valéria Chicre Quemel Andrade | 
| O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
| Diego de Vargas Matos, Caroline Maffi, Rosana Maria Gessinger, Débora Cristine Frasnelli | 
| A LINGUAGEM DO LATEΧ COMO RECURSO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | |
| Caio Robério Barpp da Silva, Valdirene da Rosa Rocho, Margarete Farias Medeiros | 
| A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS ARITMÉTICOS: DESVELANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Daniela Maria de Almeida, Vanessa Tarouco, Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira | 
| MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA PROFESSORES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ALUNOS SURDOS | |
| Nadjanara Ana Basso Morás, Luani Griggio Langwinski, Wanderson Thiago Pires Furlan | 
| “VAMOS BRINCAR DE DETETIVES?” O QUADRO NUMÉRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Roberta Schnorr Buehring, Jussara Brigo, Ana Paula Izabel Faustino Gonçalves, Sandra Regina Engelke | 
| A ARTE QUE REVELA A BELEZA MATEMÁTICA | |
| Rosana de Andrade Araujo Pinto, Kairo Victor Neves Ferreira de Olinda | 
| ESTUDO DA FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA E SEU COMPORTAMENTO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
| Maicon Camargo Faés, Débora Bussolotto | 
| JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO MÚLTIPLAS HABILIDADES | |
| Eduardo Meliga Pompermayer, Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth | 
| O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Tauana Dambrós, Carmen Vieira Mathias, Isabel Cristina Frozza, Bruno Simões Gomes | 
Pôsteres
| RENASCIMENTO E NEOCONCRETISMO, OUTRO OLHAR PARA A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior | 
| ESTATÍSTICA APLICADA AO COTIDIANO DOS DISCENTES | |
| Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima | 
| USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES NO NÍVEL SUPERIOR | |
| Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima | 
| MATEMÁGICA EM SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO | |
| Jenifer Laís de Lara, Ricardo Fajardo | 
| PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler | 
| A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E A METODOLOGIA DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS PARA O EFETIVO APRENDIZADO DE FRAÇÕES COM ALUNOS DE 6º ANO | |
| Glauce Cristina Furtado, Ernandes Rocha de Oliveira | 
| “GRAFMATH”: UM JEITO DIFERENTE DE SE TRABALHAR A GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Cleiton Fornari, Felipe Junior Crozetta, Flaviane Pedrebon Titon | 
| ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS SOB O VIÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
| Auriluci Carvalho Figueiredo, Michel da Costa, Mariana Carolina Assis | 
| GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, Adriana Fatima de Souza Miola, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmásio | 
| MATEMÁTICA E JOGOS: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM | |
| Pâmela Ceolin Pinto, Maurício Ramos Sgarbi, Claudiane Raquel Feltes, Rosí de Fatima Oliveira Portela | 
| O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CAMINHO DA MODERNIZAÇÃO | |
| Ivonete Pereira Amador, Ricardo Fajardo | 
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo | 
| OBSTÁCULOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima | 
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PALITOS | |
| Fernando Vargas Leiria Ferreira, Matheus de Brito Nunes | 
| UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE XLOGO | |
| Relicler Pardim Gouveia, Liana krakecker, Ivanete Fátima Blauth, Florisval Santana Filho | 
| MATEMÁTICA E TERCEIRA IDADE | |
| JAQUELINE SIMON, Luiz Henrique Ferraz Pereira | 
| MATEMÁTICA E O ENSINO VOLUNTARIADO | |
| Silvianne Amaral da Silva, Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias | 
| REVISANDO CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Silvianne Amaral da Silva, Carmen Vieira Mathias | 
| 1ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DA ESCOLA FRAGA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Carla Rosane Fadanni | 
| OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NA ESCOLA FAGUNDES DOS REIS | |
| Mariane Kneipp Giareta, Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin | 
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| AS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Marina Andrades Felipe, Roberta Dall'Agnese da Costa, Camila da Silva Nunes, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo | 
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UMA COMBINAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Jonata Souza Santos, Rosana Pinheiro Fiuza, Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro | 
| ANÁLISE DE CONTEÚDO: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS CRENÇAS E CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Vannessa Cristina Almeida da Silva, Magno Luiz Ferreira | 
| O uso do cálculo mental nas aulas de Matemática | |
| Suellen Terra Fagundes dos Santos Fernandes, Silvana Leal da Silva | 
| NEOPLASTICISMO, NEOCONCRETISMO, ARTE. O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA ESCOLAR? | |
| Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior | 
| DO RENASCENTISMO DE DÜRER AO NEOCONCRETISMO DE SACILOTO, O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA? | |
| Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior | 
| MEDIDAS E SAÚDE: CONECTANDO MATEMÁTICA E CIÊNCIAS | |
| José Ricardo Ledur, Arrigo Fontana | 
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIENCIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO | |
| Francielly Rocha Figueiredo | 
| A ESCALA DE CUISENAIRE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: CONSTRUINDO O CONCEITO DA POTÊNCIA DA SOMA | |
| Carolina Guimarães, Emanuelle Figueiredo, Ana Mary Almeida | 
| ESTRUTURAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
| Wilma Pereira Santos Faria | 
| O ESTUDO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
| Wilma Pereira Santos Faria, Maísa Gonçalves da Silva | 
| AS INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS | PDF () | 
| Gerson Scherdien Altenburg, Cristina Franz Strelow, André Luis Andrejew Ferreira | 
| MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL | |
| Lisiane Santos Flores, Adriana Dietze Weber, Alvino Alves Sant'Ana | 
| NÚMEROS INTEIROS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA | |
| RENATA ARRUDA BARROS, GLEICIELLE NEIVA DE SOUZA FONSECA, MAGNO LUIZ FERREIRA | 
| O game DragonBox Elements como uma introdução a conceitos da Geometria Plana | |
| Ingrid Cordeiro Firme, Cristiano Natal Toneis, Rosa Monteiro Paulo | 
| O TRABALHO COM SITUAÇÕES-PROBLEMA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE O INSUCESSO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICO | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo | 
| PIBID: UMA ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA COMO SUGESTÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Lucas Pablo Ferreira dos Santos, Caio Sergio Oliveira Xavier | 
| UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS SPACE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS DE TRAJETÓRIA E ÂNGULO EM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Savana dos Anjos Freitas, Jonata Souza dos Santos, Agostinho Serrano de Andrade Neto | 
| O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
| Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet | 
| A MOBILIZAÇÃO DA TEORIA E CONCEITO EM AÇÃO NUMA INTERVENÇÃO PIBIDIANA | |
| Camila Lima Guisone, Sonner Arfux de Figueiredo | 
| Aprendizagem significativa de matemática: uma aula no 6º ano do ensino fundamental II | |
| Rômulo Feitosa Moraes, Francisco Ronald Feitosa Moraes | 
| NO ENSINO DA GEOMETRIA... FORMAS DA EXPRESSÃO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
| Leticia Diello Kuhn, Lisete Bampi, Lucas Führ, Caroline Dal Agnol | 
| ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| RENATA ARRUDA BARROS, MAGNO LUIZ FERREIRA, JÉSSICA ALVES ALBERICE BENEDICTO CARVALHO | 
| UM ESTADO DA ARTE SOBRE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Márcia Souza da Fonseca | 
| DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO DE ESTATÍSTICA BÁSICA | |
| Dorivaldo Rosa França, Vigner Vieira dos Santos, Thiago Felipe Matos de Araújo, João Elias Videira Ferreira | 
Educação Matemática no Ensino Médio
| UMA EXPERIÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DAS FÓRMULAS DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS | |
| Cristiana Monique Feltes, Cassiano Scott Puhl | 
| O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO | |
| Camila Faligurski Fim, Alessandra Cristina Rüedell, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz | 
| UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
| Jessica da Silva Miranda, Felipe Antonio Moura Miranda, Mauricio de Moraes Fontes | 
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES: INTERAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Daniele Galvão Mathias, André Luis Andrejew Ferreira | 
| A escola do campo e o ensino de funções por meio de atividades com tecnologias digitais | |
| Clara Celina Ferreira Dias | 
| INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS EM PROJETOS DE MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS JOAO CÂMARA | |
| Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima | 
| MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO | |
| Juliane Carla Berlanda, Inês Farias Ferreira | 
| O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO: UMA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira, Daniela Maria De Almeida, Vanessa Lacerda Tarouco | 
| MATEMÁTICA: A ÁREA QUE DESVENDA A CIÊNCIA | |
| Rafaeli Oleques Pires, Yasmin Frantz | 
| LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio | |
| Wellington Rabello Araujo, Miguel Ribeiro, Dario Fiorentini | 
| ARTE E MATEMÁTICA: TECENDO FORMAS NA CIRCUNFERÊNCIA DO FILTRO DOS SONHOS | |
| Vanessa silva da luz, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall Asta | 
| ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: um estudo a partir de dissertações e teses | |
| Juliana Batista Pereira dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara, Valderez Marina do Rosário Lima, Gisella de Souza Ferreira | 
Educação Matemática no Ensino Superior
| O CÍRCULO QUADRADO COMO POSSIBILIDADE DE DISCUTIR MATEMÁTICA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA | |
| Rejane Siqueira Julio, José Claudinei Ferreira | 
| A MONITORIA DE CÁLCULO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENGENHARIA | |
| Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima, Thaísa Jacintho Müller | 
| REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS MOBILIZADAS NO CONTEÚDO DE SUPERFÍCIES QUÁDRICAS EM ALGUMAS PUBLICAÇÕES DESDE A DÉCADA DE 40 | |
| Nandyne Londero, Inês Farias Ferreira | 
| A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR | |
| Marlene Alves Dias, Nielce Meneguelo Lobo Costa, Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandez | 
| COMPOSIÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL DINÂMICO | |
| Monica Karrer, Israel Florentino dos Santos | 
| RECORTE DA OBRA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E TRASNSFORMADAS DE LAPLACE – UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE UM PROBLEMA | |
| Júlio Paulo Cabral dos Reis, João Bosco Laudares, Saulo Furletti Furletti | 
| VELOCIDADE INSTANTÂNEA: ANÁLISE DE UMA TAREFA PROPOSTA A ESTUDANTES QUE CURSAM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| André Luis Trevisan, Patrícia Aparecida Caldana Pereira, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca | 
| A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NO CÁLCULO DE VOLUMES DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO | |
| Cristiane Machado Pereira Felicio | 
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA POR MEIO DE RECURSOS DA WEBQUEST: DIFERENTES USOS E INDICATIVOS | |
| Camila Faligurski Fim, Rosana Maria Luvezute Kripka | 
| INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA PROPOSTA COM O SOFTWARE SIMCALC NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Robson dos Santos Ferreira, Rosana Nogueira de Lima | 
| O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA COM O FACEBOOK NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Medina Pinto, André Luis Andrejew Ferreira | 
| SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA AO ENSINO DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. | |
| Adil Ferreira Magalhães, Matheus Guilherme Fernandes | 
| CULTURA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO FRENTE AO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL | |
| Gerson Scherdien Altenburg, André Luis Andrejew Ferreira | 
| CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO DE ENSINO EM CONTEXTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
| Zenilda Botti Fernandes, Tadeu Oliver Gonçalves | 
| DISPOSITIVOS MÓVEIS COM TECNOLOGIA TOUCHSCREEN NO ENSINO DA GEOMETRIA | |
| Cristiane Pereira Felicio, Melissa Meier, Marcos V.A Basso | 
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| USO DA HISTORIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
| Carla Marilla Caldeirani Lino, Zulind Luzmarina Freitas | 
| CONCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÃO | |
| Inocêncio Fernandes Balieiro Filho | 
| HISTÓRIA ORAL: narrativas de professores de Matemática | |
| Cris Elena Padilha Silva, Diogo Franco Rios | 
| USO DO MÉTODO DE COMPLETAR QUADRADOS DE AL-KHWARIZMI NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU | |
| Cristiane Teixeira Cordeiro, Julia Schaetzle Wrobel, Melissa Martins Fazio | 
| DIÁLOGO ENTRE OBJETOS ESCOLARES: PRÁTICAS DE MATEMÁTICA EM UM LIVRO E UM CADERNO DE ABRIL DE 1967 | |
| Janine Moscarelli Rodrigues, Diogo Franco Rios | 
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| ¿QUÉ SITUACIONES VALORA EL PROFESORADO DE MATEMÁTICAS EN FORMACIÓN DE UNA CLASE DE MATEMÁTICAS VIDEO GRABADA? | |
| Yuri Morales-López, Vicenç Font Moll | 
| DESIGN DE PROBLEMAS ABERTOS, CONTEXTUALIZADOS E COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald | 
| A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA ENSINAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Marlene Terezinha Fernandes, Jutta Cornelia R. Justo | 
| FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA | |
| Silvia Teresinha Frizzarini, Polyana Benk, Claudete Cargnin | 
| ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE | |
| LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA | 
| EXPLORAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS POR MEIO DO FRAC-SOMA 235: REFLEXÕES PERANTE A PRÁXIS DE UMA OFICINA | |
| Dienifer da Luz Ferner, Andressa de Siqueira Cereta, Patrícia Pujol Goulart Carpes | 
| EXPLORAÇÃO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Andressa de Siqueira Cereta, Dienifer da Luz Ferner, Patrícia Pujól Goulart Carpes | 
| UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE CIÊNCIA E ÉTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN | |
| Deise Leandra Fontana, Ettiène Cordeiro Guérios | 
| “REPRESENTATIVIDAD DE LA COMPLEJIDAD DEL OBJETO MATEMÁTICO” COMO UN INDICADOR DE IDONEIDAD EPISTÉMICA DE UN PROCESO DE INSTRUCCIÓN | |
| Vicenç Font, Adriana Breda | 
| COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Nilton Cezar Ferreira, Egídio Rodrigues Martins, Márcio Urel Rodrigues, Luciano Duarte Silva | 
| DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA | |
| Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo | 
| PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DE SUAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS | |
| CAROLINA CORDEIRO BATISTA, INGRID CORDEIRO FIRME, ROSA MONTEIRO PAULO | 
| UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE | |
| Maria Lucia Carvalho Fontanini, Bruna Bruniera, Fabiane Christine Gimenes, Kelly Rodrigues Araujo | 
| CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| MÁRCIO UREL RODRIGUES, LUCIANO DUARTE SILVA, NILTON CESAR FERREIRA, EDIEL PEREIRA MACEDO | 
| A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS | |
| Luciane Santorum Fredrich, ELIANA MARIA MALLMANN TEIXEIRA, ROSANA MARIA GESSINGER | 
| MATEMÁTICA: COMPREENSÃO E PRÁTICA – UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO | |
| Magda Neves da Silva, Silvia Machado, Elisangela Fouchy Schons, Luciani Missio | 
| LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Auriluci Carvalho Figueiredo, Marcia Roberta Pires Silva, Elizabeth Magalhães Oliveira, Marco Antonio Di Pinto | 
| A PRODUÇÃO DE HQS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Mariana do Nascimento Fuly, Gabriella Marie Lobo Alves Sodré, Wanderley Moura Rezende, Gabriel Martins Felix | 
Avaliação em Educação Matemática
| ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
| Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva, Cristina Cavalli Bertolucci, Lupi Scheer dos Santos, Fabrício Monte Freitas | 
| MATEMÁTICA BÁSICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA AÇÃO DE FORMAÇAO PARA OS SERVIDORES DA UFGD | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio | 
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| CONCILIAÇÃO DE METAS, RELEVÂNCIAS E FORMAÇÃO, TRATAMENTO E CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIOTICA DE OBJETOS MATEMÁTICOS | |
| Marleide Coan Cardoso, Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Vanessa Isabel Cataneo | 
| ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS MAL ESTRUTURADOS | |
| Kely Cristina Freitas Altoé, Julia Schaetzle Wrobel | 
| INSERÇÃO DAS TEORIAS DE VYGOTSKY NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES NO PERÍODO 2011-2016 | |
| Susana Machado Ferreira, Silvia Maria de Aguiar Isaia | 
| A ESCRITA REFLEXIVA EM CADERNOS DE METACOGNIÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Cristina Franz Strelow, Antônio Maurício Medeiros Alves | 
| REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Luana Garcia da Costa, Leandra Anversa Fioreze | 
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| EXPERIÊNCIA MUSEAL E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM SALA DE AULA | |
| Daiane Renata Machado, Bruna Dorneles Silveira, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luís Schifino Ferraro | 
Currículo e Educação Matemática
| A formação do homem através da matemática segundo Platão | |
| Milena da Silva Fontana | 
| UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO | |
| Gláucia Potenza Soares, Márcia Souza da Fonseca | 
Educação Matemática e Inclusão
| Educação Matemática Inclusiva e Formação Continuada de Professores: uma análise de produções científicas entre 2010 e 2016 | |
| Marina Andrades Felipe, Marlise Geller | 
| CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS | |
| Mariane Kneipp Giareta, Pethry Augustinho Teixeira, Claudiane Raquel Feltes | 
Mesas Redondas
| Didáctica centrada en el aprendizaje y sus implicaciones en el aula de matemática. | |
| Ángel Homero Flores Samaniego | 
 



