Conferências
| ¿QUÉ TIPO DE MATEMÁTICA SE HACE CON EL USO DE TECNOLOGÍA? | |
| Eduardo Mancera Martínez |
| Estudo das apreensões e dos olhares em geometria | |
| Méricles Thadeu Moretti |
| REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Maria Beatriz Menezes Castilhos, Marilene Jacintho Müller, Monica Bertoni dos Santos |
Minicursos
| CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Caroline Maffi, Diego de Vargas Matos, Francieli Bandeira de Fraga, Vera Lúcia Martins Lupinacci |
| CALCULADORAS EM SALA DE AULA: EXPLORANDO ATIVIDADES INSTIGADORAS | |
| Wagner Marques, Marcelo Bairral |
| (RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| USO DE HP PRIME EN LA COMPRENSIÓN DE PARÁMETROS EN FUNCIONES POLINOMIALES | |
| Eduardo Basurto, Eduardo Mancera |
| MATEMÁTICA DIVERTIDA: AS IMPLICAÇÕES DO CÁLCULO MENTAL E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dândara Bellé, Cintia Schneider, Bruna Müller da Silva, Maiara Elis Lunkes, Flaviane Predebon Titon |
| ATIVIDADES E JOGOS MATEMÁTICOS | |
| Elaine Souza Macêdo, Odenise Maria Bezerra |
| ANÁLISIS Y RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS DE MANERA SECUENCIAL A TRAVÉS DE LA HP PRIME | |
| Eduardo Mancera, Eduardo Basurto |
| CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO GEOGEBRA | |
| Marcos Pinheiro de Lima, Luana Lazzari, Claiton Muller, Julhane Alice Thomas Schulz |
| UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carmen Teresa Kaiber |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NA MODELAGEM DE SUPERFÍCIES DO NOSSO COTIDIANO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA | |
| Sara Coelho da Silva, Adilandri Mercio Lobeiro |
| POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Marcia Lorena Saurin Martinez, Débora Laurino, Jéssica Brum, Guilherme Mello, Maritza Costa Moares, Tanise Paula Novello |
| UMA PROPOSTA DE CYBERFORMAÇÃO VIA M-LEARNING | |
| Solange Mussato, Maurício Rosa |
Pôsteres
| CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA VISÃO COGNITIVISTA E ETNOMATEMÁTICA PARA O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Michel Hallal Marques, Juliana Gularte Coutinho |
| O MODELO DA ÁGUA DO FRANGO CONGELADO | |
| Ana Carolina Vieira, Douglas Carvalho de Menezes, Arlindo Arlindo José de Souza Júnior |
| A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE – UM ESTUDO NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR | |
| Bruno Campos Mondin, Rejane Pergher |
| PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
| TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA | |
| Luciane Rosa Monte, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| O USO DO XADREZ COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Samira Abreu Mafra, Raquel Jesus Andrade, Mara Luane Santos, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
| SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. | |
| Samira Abreu Mafra, Mara Luane Santos, Raquel Jesus Andrade, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
| UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO SOBRE OS SABERES E FAZERES DE CARPINTEIROS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM GOIÂNIA-GO | |
| Wivian Sena Moraes, José Pedro Machado Ribeiro |
| DISCALCULIA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
| Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier |
| CUISENAIRE: RECURSO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS | |
| Mara Luane dos Santos Souza, Raquel de Jesus Andrade, Samira De Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier |
| LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS: TREINAMENTO DE MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
| Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Carneiro Diniz |
| JOSEPH-LOUIS LAGRANGE: UM AUTOR DE OBRAS DIDÁTICAS | |
| Jefferson Leandro Ramos de Oliveira, Erika Monik Araújo de Mendonça |
| ETNOMATEMÁTICA E CULTURA- A BELEZA DA ESTRELA DA FELICIDADE | |
| Beatriz Cezar Muller, Lígia Arantes Sad |
| A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: CONECTANDO OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE REDES DE (INTER)COMUNICAÇÃO | |
| Mariel Costa Moderno |
| CALCULANDO COM A PAIXÃO NACIONAL | |
| Viviane Ruppenthal Murlick |
| APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO | |
| Lindomar Cazzarotto, Juciele Decezere, Daniele Martini |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| EXPLORANDO A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DOS BLOCOS LÓGICOS | |
| Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara |
| MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS | |
| Rafael dos Santos Freire, Adriana Regina de Oliveira Cunha, Rosemeiry de Castro Prado Maximiano |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA | |
| Geane Vieira de Matos, Silvana Sousa Andrade |
| LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DE TEMAS GERADORES DA PROVA BRASIL | |
| Fernanda Eloisa Schmitt, Ludmila Maccali, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
| UTILIZANDO O JOGO “AVANÇANDO COM O RESTO” PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO | |
| Geliaine Teixeira Malaquias, Vitor Martins do Carmo |
| LAS NOCIONES ESPACIALES EN EDUCACIÓN INFANTIL. UN ESTUDIO DIAGNÓSTICO | |
| Margarita Villegas, Marilin Medina, Marina García, Fredy González |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS E JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO | |
| Taigor Quartieri Monteiro, Helena Noronha Cury |
| GINCAMAT: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Maiqueli Laís Schmidt, Claiton Müller, Cristiana Pilatti, Tatiane Maria Romio, Julhane Alice Thomas Schulz |
| ESTATÍSTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES COM O USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA | |
| Alexandre Branco Monteiro |
| BRINCAMÁTICA | |
| Denise Vieira Kazanowski, Glaziela Souza de Freitas Machado, Diarone Santos Câmara, Sandra Andrea Moraes Viezzer |
| COMPARTILHANDO UM SABER DE EXPERIÊNCIA | |
| Marlise Furlan, Francisco Egger Moellwald |
| USO DIDÁTICO DE GLOSSÁRIOS COMO UM DIÁLOGO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NA ESCOLA | |
| Odenise Maria Bezerra, Kaline Souza Santos, Iran Abreu Mendes |
| ORIGAMI: EXPLORANDO AS DIFERENTES DIMENSÕES | |
| Letícia de Queiroz Maffei |
| ANÁLISE DE ERROS NO ENSINO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM UMA VARIÁVEL PARA O SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Éderson de Oliveira Passos, Angela Cristina dos Santos, Márcia Aparecida Mendes |
| UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Marcia Lorena Saurin Martinez, Tanise Paula Novello |
| UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES | |
| Karen Pereira Montagner, Ricardo Fajardo |
| A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REGISTROS NO LIVRO DIDÁTICO TUDO É MATEMÁTICA E NOS CADERNOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIBEIRÓPOLIS/SE | |
| Dariela Santos Passos, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
| PROPOSIÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR COM NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Suelen da Silva Meireles |
| O ENSINO DE FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS: UM ESTUDO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA E DOS REGISTROS DOS CADERNOS DE ALUNOS DO 7º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE | |
| Clésia Maria dos Santos Lapa, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
| QUANDO ATIVIDADES DO PIBID NÃO DÃO CERTO | |
| João Ricardo Viola Santos, Alexandre Barcelos da Silva, Alexandre Barcelos da Silva, Gabriel Minuzzo, Gabriel Minuzzo |
| TRABALHO EM GRUPO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES | |
| João Ricardo Viola Santos, Alexandre Barcelos da Silva, Gabriel Minuzzo |
Educação Matemática no Ensino Médio
| A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO ESTUDO DAS PIRÂMIDES | |
| Thaísa Jacintho Müller, Marciane Linhares Carlos |
| JOGOS MATEMÁTICOS: UM ATRATIVO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque, Cássia da Silva Nascimento, Sara Cristina Machado da Silva |
| A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS, LINGUAGEM MATEMÁTICA E APLICAÇÕES. | |
| Norton Pizzi Manassi, Arno Bayer |
| A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Luana Rodrigues, Daniele Moreira, Fernanda Londero, Renata da Silva Dessbesel |
| O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DO FRAC – SOMA 235 | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA | |
| Luciane Santana Pereira, Osmar Martins Almeida Júnior, Héctor José García Mendoza |
| ABORDANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA DE FORMA LÚDICA | |
| Denise Ritter, Alessandra Vargas, Raquel Dalla Nora Michelon, Adriana Matos, Renata Dessbesel |
| JOGOS MATEMÁTICOS E AFETIVIDADE MELHORANDO O APRENDIZADO DO ALUNO | |
| Greice Kellen Morche |
| A EDUCAÇÃO FINANCEIRA APLICADA AO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA | |
| Jó Adriano da Cruz, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
| DESCARTES DA SOCIEDADE: CONTEXTUALIZANDO A METEMÁTICA A PARTIR DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR | |
| Íngrid da Rosa Mathias Valério, Bruna Farias Xavier, Laura Leal Moreira |
Educação Matemática no Ensino Superior
| UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE ANÁLISE DE ERROS EM ÁLGEBRA | |
| Thaísa Jacintho Müller, Helena Noronha Cury, José Valdeni de Lima |
| RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: RELATO DE UMA PRÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA | |
| Camila Aparecida Lehnen, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
| A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO IMPACTO DO APOIO PEDAGÓGICO OPORTUNIZADO PELO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM (LAPREN) NO DESEMPENHO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| João Feliz Duarte de Feliz Duarte de Moraes |
| MONITORIAS NOS CURSOS INICIAIS DE CÁLCULO: UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS A PARTIR DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
| Luciana Chimendes, Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall, Rejane Pergher |
| EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: INICIAÇÃO DA PESQUISA EM MATEMÁTICA | |
| João Feliz Duarte de Feliz Duarte de Moraes, Monica Bertoni dos Santos |
| NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA... O APRENDER E A ESCRITA | |
| Lisete Bampi, Francisco Moellwald, Gabriel Camargo, Fernanda Kettermann |
| EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DA PUCRS | |
| Thaísa Jacintho Müller, Neda da Silva Gonçalves, Marilene Jacintho Müller, Matheus Jacobs |
| O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
| Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| GEOGEBRA 3D E QUADRO INTERATIVO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Germano Mateus Zugno Machado, Naiara Dal Zotto, Kelen Berra de Mello |
| CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO NO ESTUDO DAS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O GEOGEBRA. | |
| Vilmar Gomes da Fonseca, André Luiz Souza Silva, Bruno Vianna dos Santos, Everton Ferreira Santiago, Isabela Luz Marçal |
| OAMVet – DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE VETORES | |
| Vanessa Mattoso Cardoso, Walkiria Cordenonzi, Luisa Gaspary, Gonzalo Rodriguez Marquez |
| PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA | |
| Juliana França Viol Paulin, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
| ESTRATÉGIAS DE GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES E O SOFTWARE MIGEN | |
| Fernando Mello Trevisani, Marcus Vinicius Maltempi |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| DIFERENTES MODOS DE OLHAR A ETNOMATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS BRASILIROS | |
| Jonatha Daniel dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Claiton Müller, Thaís Schulz, Mauricio José Testa, Edson Carpes Camargo |
| PROJETO INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UPF | |
| Eliamar Ceresoli Rizzon, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt, Rosa Maria Tagliari Rico, Rosana Maria Luvezute Kripka, Sandra Mara Marasini |
| CONHECIMENTOS MOBILIZADOS DURANTE UMA FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE POR QUÊS MATEMÁTICOS: O CASO DA DIVISÃO DE FRAÇÕES | |
| Jeferson Gomes Moriel Junior, Gladys Denise Wielewski, Miguel Montes |
| O PAPEL DA CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Marlene Menegazzi |
| USO DO CINEMA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA ASSOCIADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | |
| Leandro Millis da Silva, Isabel Cristina Machado de Lara |
| AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Daniela Miranda Fernandes Santos, Maria Raquel Miotto Morelatti |
| UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO TANGRAM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES | |
| Joelma Fatima Torrel Mattei, Jutta Reuwsaat Justo |
| O EMPREGO DE NOVAS TECNOLÓGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Mauricio Ramos Lutz, Erivelto Bauer de Matos, Jussara Aparecida da Fonseca |
| O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO TIMOR-LESTE | |
| Daniela Alves Soares, Marcelo Marcos Bueno Moreno |
| FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA MATEMÁTICA: O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. | |
| Taís Montelli dos Santos, Luana Danelli da Silva, Flávia Costa de Oliveira, Sandra Mara Marasini |
| HISTÓRIA COMO TENDÊNCIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NA PRÁTICA ATUAL DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO | |
| Josinalva Estacio Menezes |
| A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE EM ATIVIDADES COM JOGOS MATEMÁTICOS: EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CIDADANIA | |
| Josinalva Estacio Menezes |
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LECIONAR MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR ÁREAS E PERÍMETROS PARA OS ANOS INICIAIS | |
| Jacqueline Oliveira de Melo Gomes, Angélica Fountoura |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB O OLHAR DOS MESTRANDOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO (UNIGRANRIO) | |
| Cíntia Mariza Moreira, Eline das Flores Victer, Jurema Rosa Lopes |
| PROPOSTAS PARA PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS HISTÓRICAS | |
| Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, Iran Abreu Mendes |
Avaliação em Educação Matemática
| AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E GRUPOS DE ESTUDOS: UMA DAS ETAPAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
| André Luis dos Santos Menezes |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO UTILIZANDO PRINCÍPIOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| MATHEUS SANTOS OLIVEIRA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS MADRUGA |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES COM O TEMA PREÇO DE ESTACIONAMENTO NA CIDADE DE SANTA MARIA | |
| Sabrina Londero Rossato, Tatiana Piscilla Martins Teixeira de Carmargo, Francine Lanes Monteiro, Ivania Enes, Suzane Paula, Vanilde Bisognin |
| NARRATIVAS DE UM CARNAVALESCO: DAS RELAÇÕES ENTRE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL E MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Maria Salett Biembengut |
| OBTENÇÃO DE FUNÇÕES DE PRIMEIRO GRAU E EXPONENCIAIS A PARTIR DE SENSORES DE TEMPERATURA | |
| Israel Matté |
| UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO E EPRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO NO ÂMBITO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| João Cândido Moraes Neves, Débora de Lima Velho Junges, Juliana Meregalli Schreiber, Marta Detanico Vieira, Fernanda Rogéria Noronha Santos |
| MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MODELANDO OS PLANOS DE OPERADORAS TELEFÔNICAS | |
| Vítor Martins do Carmo, Milena Abreu Resende, Fabiana Fiorezi Marco |
Educação Matemática e Inclusão
| PROPOSTA DE APLICATIVO ANDROID PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DE PESSOAS COM AUTISMO | |
| Cleusimari M. Colombo Mello, Maria Adelina Raupp Sganzerla |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| OFICINAS DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO SOB A ÓTICA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | |
| Milena Ruas Marques, Yuri Wladimir Pitthan, Lidiane Santos de Freitas, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |



