Pôsteres
PRIMEIROS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Waléria de Jesus Barbosa Soares, Carlos André Bogéa Pereira |
RAÍZES QUADRADAS DE NÚMEROS NEGATIVOS: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | |
Juliano Eli, Tânia Baier |
MINICURSO MATEMÁTICA E LIBRAS: UMA FORMA DE REFLETIR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS | |
Daniel Duarte Silveira, Marília do Amaral Dias |
CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA VISÃO COGNITIVISTA E ETNOMATEMÁTICA PARA O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Michel Hallal Marques, Juliana Gularte Coutinho |
O MODELO DA ÁGUA DO FRANGO CONGELADO | |
Ana Carolina Vieira, Douglas Carvalho de Menezes, Arlindo Arlindo José de Souza Júnior |
A INTUIÇÃO DA LÓGICA ARISTOTÉLICA NA DEMONSTRAÇÃO DO QUINTO POSTULADO POR PTOLOMEU | |
Lucas Henrique dos Santos, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa |
EXPLORANDO O MUNDO DAS EQUAÇÕES: APRENDENDO EQUAÇÕES DE 1ºGRAU POR MEIO DE JOGOS COMPUTACIONAIS | |
Lutiele Machado Godois, Cristiane da Silva Stamberg, Filipe Sarmento Barreto |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DIGITAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ana Carolina Vieira, Viviane Aparecida de Souza, Deive Barbosa Alves, Arlindo José de Souza Júnior |
FUNÇÃO EXPONECIAL APLICADA À TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA EXPERIENCIA DE ESTÁGIO | |
Luana Lazzari, Marcos Pinheiro de Lima, Valter Hanauer, Mariana Lima Duro |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INTEGRANDO O PROJETO RONDON | |
Thaíse Uczay de Jesus, Betine Diehl Setti |
APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA | |
Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM O JOGO MANKALA COLHE TRÊS: EXPLORANDO A NOÇÃO DE DIVISORES POR ALUNOS DO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Tarcisio Rocha dos Santos |
UMA INVESTIGAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, TENDO COMO UMA FERRAMENTA O SOFTWARE GEOGEBRA | |
Alessandra Roberta Dias, Juliano Pereira |
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE – UM ESTUDO NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR | |
Bruno Campos Mondin, Rejane Pergher |
A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO | |
Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Daiane Leal da Conceição, Mariana da Silva Basílio, Kelen Terra do Amaral |
EXPLORANDO PROBABILIDADE A PARTIR DE RESULTADOS DE CAMPEONATOS DE FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL | |
Vanessa Aparecida de Souza, Gabriela Iris Bruno da Silva |
JOGO ATRAVÉS DA INFORMÁTICA, AMBIENTE INVESTIGATIVO COMO METODOLOGIA DE ENSINO | |
Reni Wolffenbüttel, Rodrigo Francisco Lazarotti |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA MATEMÁTICA | |
Maitê Duarte, Renata Cristina Carregari |
UTILIZANDO A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Luana Leal Alves |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
Mateus Lorenzon, Lucas Henrique Palioza, Cristiane Antonia Hauschild |
CONSTRUINDO CALEIDOCICLOS: ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo |
PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA | |
Luciane Rosa Monte, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO, PARA CALCULAR ALTURAS INCESSÍVEIS | |
Cândila Beatriz Plamer |
SOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES HOMOGÊNEOS OBTIDOS DO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO SOMENTE DETERMINANTE DE ORDEM DOIS | |
Clícia Geovana Alves Pereira, Adilandri Mércio Lobeiro |
OLIMPÍADAS DE LONDRES NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo |
ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
UM ESTUDO DA NÃO CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS | |
Alan Henrique Gomes Coimbra, Paulo Roberto Vargas Neves |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UMA COLEÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL “MATEMÁTICA E REALIDADE” | |
Marinéia dos Santos Silva |
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | |
Kelly da Silva Rebelo, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
O USO DO XADREZ COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Samira Abreu Mafra, Raquel Jesus Andrade, Mara Luane Santos, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
CONCEITUANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA POESIA | |
Maiane Bernardi, Lurdes Eliane Rothmund Bolfe |
SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. | |
Samira Abreu Mafra, Mara Luane Santos, Raquel Jesus Andrade, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
A RELAÇÃO ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO PDE | |
Renata Camacho Bezerra |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO | |
Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
OS MOVIMENTOS DE PESQUISA NO GEPEMAT: A PERSPECTIVA HISTÓRICOCULTURAL | |
Simone Pozebon, Halana Garcez Borowsky Vaz, Laura Pippi Fraga, Patrícia Perlin |
MATEMÁTICA EM LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE CURRICULAR DESTA DISCIPLINA EM QUATRO UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL | |
Daniel Duarte Silveira, Nádia dos Santos Gonçalves Porto |
DESENVOLVENDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONJUNTOS | |
Francine Fernandes Araujo, Gabriel Souza Germann da Silva, Rafaella Campelo Centeno, André Luis Ferreira |
NÚMEROS ESTRANHOS | |
Márcio Rogério Koth |
UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO SOBRE OS SABERES E FAZERES DE CARPINTEIROS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM GOIÂNIA-GO | |
Wivian Sena Moraes, José Pedro Machado Ribeiro |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO DIFERENCIADO SOBRE A MIDIA NA MODA | |
Stela Maris de Souza Stein, Rosalina Vieira dos Anjos, Raquel Martins Araújo |
DISCALCULIA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier |
CUISENAIRE: RECURSO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS | |
Mara Luane dos Santos Souza, Raquel de Jesus Andrade, Samira De Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier |
LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS: TREINAMENTO DE MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Carneiro Diniz |
VAMOS FALAR DE CIDADANIA? – UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATISTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO – A MONTAGEM DO GRÊMIO ESTUDANTIL. | |
Bruno César Câmara, Danielle Loureiro Roges |
ASPECTOS DO ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA DA UEL | |
Maria Aparecida de Carvalho, Ana Márcia Tucci de Carvalho |
O USO DO BLOG NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA DA UEL | |
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO | |
Karen Tibursky Alves Ventura, Saddo Ag Almouloud |
ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO USANDO O QUADRANTE NÁUTICO | |
Dionei Cardozo, Juliano Gonzalez |
PROJETO INTEGRANDO: MATERIAIS IMPRESSOS EM PROL DO DEBATE ACERCA DE TEMAS DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Leandro Cruvinel da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Lara Camilla Alves Santos, Mayline Regina Silva |
EXPERIENCIANDO A GEOMETRIA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA | |
Aruana da Rosa Sedrês, Denise Silveira |
GEOMETRIA: O QUÊ ESTÁ SENDO ENSINADO NOS ANOS INICIAIS? | |
Regina Célia de Oliveira |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
Aline Zuliani Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
JOSEPH-LOUIS LAGRANGE: UM AUTOR DE OBRAS DIDÁTICAS | |
Jefferson Leandro Ramos de Oliveira, Erika Monik Araújo de Mendonça |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselmann de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
GETOM: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
PRODOCÊNCIA UEL: INCLUSÃO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS | |
Regina Célia Guapo Pasquini |
MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS COM USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS | |
Filipe Sarmento Barreto, Cristiane da Silva Stamberg |
ETNOMATEMÁTICA E CULTURA- A BELEZA DA ESTRELA DA FELICIDADE | |
Beatriz Cezar Muller, Lígia Arantes Sad |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INCLUSÃO DIGITAL | |
Adriana Richit, Mauri Luís Tomkelski, Bárbara Cristina Pasa |
JOGO “TRILHA DAS REGRAS DE TRÂNSITO”: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS | |
Fabiane Fischer Figueiredo, Tayná Luiza Henn |
UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Renata Sossai Freitas |
JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICA: USOS E SIGNIFICADOS NO TRABALHO ESCOLAR | |
Roselaine Maria Trens, Taiane Carrilho Rosa |
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O NÚMERO ÁUREO | |
Neide Alves Schaeffer, Tania Elisa Seibert, Maiara Ferreira Schons, Débora Moreira Pereira, Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Geanice Mineia Christo |
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Danielle dos Santos Rodrigues, Tania Elisa Seibert, Greyce dos Santos Rodrigues, Luiza Fernanda Martins Costa, Geanice Mineia Christo |
ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS – MT | |
Márcio Tadeu Vione |
PROJETO LICENCIAR UFPR - ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Neila Tonin Agranionih |
ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA APLICADA PARA ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL | |
Wagner De Sousa Santos |
A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: CONECTANDO OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE REDES DE (INTER)COMUNICAÇÃO | |
Mariel Costa Moderno |
DOCÊNCIA COMPARTILHADA | |
Juliana Fogaça Garbin, Bianca Corrêa Noé |
CALCULANDO COM A PAIXÃO NACIONAL | |
Viviane Ruppenthal Murlick |
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: A POSSIBILIDADE DA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Denise Nascimento Silveira, Ana de Arruda Leal, Vanusa Moreira Dylewski |
APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO | |
Lindomar Cazzarotto, Juciele Decezere, Daniele Martini |
O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA CRIANÇA MAIS NOVA | |
Kathelen Ferreira Ribeiro, Pâmela Tavares Barros, Antônio do Espirito Santo Corrêa |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÃO FORMATIVA ENTRE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E EM PEDAGOGIA | |
Tania Bruns Zimer |
CYBERFORMAÇÃO: HORIZONTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Rosangela Ferreira Prestes, Maurício Rosa |
CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |