Minicursos
| DOBE E REDOBRE: PARALELISMO E PERPENDICULARISMO COM O ORIGAMI | |
| Silvania Couto Conceição, Wellington Rabello Araújo, Rosana Catarina Rodirgues Lima, Carlos Miguel Silva Ribeiro |
| O USO DO CALC NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| MAURÍCIO DE MORAES FONTES, Dineusa Jesus dos Santos Fontes, Valéria Chicre Quemel Andrade |
| RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
| Luiza Vasconcelos Coimbra, Ana Carolina Ferreira Rangel |
| A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA LIBRAS. | |
| Fabiane Carvalho Bohm, Thaís Philipsen Grützmann, Heniane Passos Aleixo |
| O USO DE DOBRADURAS NO ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA | |
| Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva |
| O ENIGMA: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DA CRIPTOGRAFIA ATRAVÉS DE UM JOGO | |
| Diego Sales Costa |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Bruna Larissa Cecco, Nadia Cristina Picinini Pelinson |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Cláudia Carreira da Rosa, Debora Coelho de Souza |
| UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARITMÉTICA MODULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| ELIZABETH MAGALHÃES OLIVEIRA, Marco Antonio Di Pinto, Marcia Roberta Santos Pires da Silva, Michel da Costa |
Pôsteres
| CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA REVELADO AO ABORDAR CONCEITOS DE GEOMETRIA À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Silvania Couto Conceição, Carlos Miguel da Silva Ribeiro |
| UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Nayara Leão Costa |
| ATIVIDADES PARA O ENSINO DE SIMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Luiza Vasconcelos Coimbra |
| OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTECA E BIOLOGIA PARA A SALA DE AULA | |
| Joanderson Silva do Nascimento, João Emanoel Veríssimo da Costa, Amália Lopes Bezerra |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO UMA ALTERNATIVA DE METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Daysa Aparecida Nunes Correia |
| ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS SOB O VIÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
| Auriluci Carvalho Figueiredo, Michel da Costa, Mariana Carolina Assis |
| UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR: ÁFRICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
| ENSINANDO FÓRMULAS GEOMÉTRICA POR MEIO DE TRIÂNGULOS | |
| Deiziane Coutinho de Miranda |
| UTILIZANDO UMA ATIVIDADE MODELAGEM PARA TRABALHAR ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: COMPARANDO A ALFACE DA TERRA COM A DA HIDROPONIA | |
| ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO |
| CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM ESTUDO COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gustavo Fernando Bernardes da Silva, André Luiz Oliveira Capoano, Alessandra Querino da Silva, Rita Cassia de Oliveira |
| JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva |
| PROJETO DE EXTENSÃO E A DIVERSIDADE: A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
| TROCANDO A ILUMINAÇÃO DO PRÉDIO PEDAGÓGICO POR LÂMPADAS DE LED: ATIVIDADE DE MODELAGEM AVALIANDO OS IMPACTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS | |
| ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO, Ricardo da Silva Santos, Evandro Chaves de Oliveira |
| AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS E OS ALUNOS DO 6º E NO 7° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA | |
| Jessica Roberta de Oliveira Moreira, Joice de Souza Araujo Corumbá |
| OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NA ESCOLA FAGUNDES DOS REIS | |
| Mariane Kneipp Giareta, Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin |
| O VOLUME DA PIRÂMIDE EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA | |
| Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Albérico Teixeira Canário de Souza, Antônio Roberto Silva |
| EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: PROJETO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica Fontoura Garcia Silva, Mariângela Camba |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SENSO NUMÉRICO PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
| Sula Cristina Teixeira Nunes, Évelin Fulginiti de Assis, Alessandra Figueiró Thornton, Luciana Vellinho Corso |
| O Risoto das Marias: Mobilização de Conhecimento Matemático na EJA | |
| Marluce Albring Coutinho |
| TABUADA E SEU ENSINO: relato de uma experiência | |
| Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Prane |
| ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES (AS) | |
| Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Dalle Prane |
| ENSINO DE MATEMÁTICA E HISTÓRIAS INFANTIS: CRIANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria Aparecida Figueiredo Cohn |
| CÁLCULO MENTAL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS | |
| Jéssica Serra Corrêa da Costa |
| DESAFIOS MATEMÁTICOS: UM OLHAR PARA INCLUIR NA ESPECIFICIDADE, A LUZ DOS DOCUMENTOS MARISTA. | |
| Danielle Caregnatto, Caroline Brandelli Garziera, Mariana de Souza Arieta |
| O GCOMPRIS COMO RECURSO PEDAGOGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ANOS INCIAIS NA REDE MUNICIPAL EM CAMETÁ/PA | |
| Nilcilene da Silva Coelho, Rubenvaldo Monteiro Pereira |
| UM ESTUDO PARA O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Alexsandro Soares Candido, Arthur Damasceno Vicente |
| AS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Marina Andrades Felipe, Roberta Dall'Agnese da Costa, Camila da Silva Nunes, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA AULA DE MATEMÁTICA: construindo ambientes de aprendizagem | |
| Arlam Dielcio Pontes da Silva, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
| A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A INTRODUÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
| Fabulo Eugenio Danczuk, Janecler Aparecida Amorin de Colombo |
| A DIREITA DE QUEM? A LATERALIDADE E O REFERENCIAL ESPACIAL PARA CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Francielli Aparecida Rocha de Carli, Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO GEOMETRIA PLANA: OS POLÍGONOS | |
| Tamires dos santos augusto, Milena Molitor, Claudete Cargnin |
| UMA ABORDAGEM NOS ANOS FINAIS COM O USO DA CALCULADORA | |
| Alexsandro Soares Candido, Arthur Damasceno Vicente |
| OPERAÇÕES ARITMÉTICAS POR MEIO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS: INVESTIGAÇÕES ACERCA DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | |
| Ana Mara Coelho da Silva, Clara Alice Cabral |
| PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A METODOLOGIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM OLHAR ESPECIAL PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ana Cristina Trento, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
| CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM | |
| Anielle G. Vaz Coelho, Fabiana Fiorezi de Marco |
| ESTUDO DA INTERSECÇÃO ENTRE PEDAGOGIA DE PROJETOS, MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VISANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gabriela Correia da Silva |
| ENSINO DE PROBABILIDADE: ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Janielly Taila dos Santos Verbisck, Jessica Serra Correa da Costa |
| CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COM ORIGAMI A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DE UMA PMD | |
| Francielle Quaresma farias da Silva, Kevila Cezario de Morais, Dilza Côco |
| ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| RENATA ARRUDA BARROS, MAGNO LUIZ FERREIRA, JÉSSICA ALVES ALBERICE BENEDICTO CARVALHO |
| UM ESTADO DA ARTE SOBRE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Márcia Souza da Fonseca |
Educação Matemática no Ensino Médio
| UMA SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA | |
| Paulo Ferreira da Gama, Natanael Freitas Cabral |
| ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS | |
| Dionei Cardozo, Juliana Meneghelli, Janaína Poffo Possamai |
| AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
| Juliana Meneghelli, Dionei Cardozo, Janaína Poffo Possamai |
| A CONSTRUÇÃO DA GEOMETRIA: UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS SURDOS | |
| Fabiane Carvalho Bohm |
| A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORMIGA (MG) | |
| Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva |
| A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES NO ENSINO MÉDIO | |
| Caroline Conrado Conrado Pereira, Vanilde Bisognin |
| DESAFIOS E REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CÁLCULO I | |
| Olávio Carelli Neto |
| ESTUDO DO CONCEITO DE TAXA DE VARIAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Dargel Mercio Rios, Leugim Corteze Romio |
| GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
| Marina Andrade Alves da Silva, Lúcia Helena Costa Braz |
| INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS EM PROJETOS DE MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS JOAO CÂMARA | |
| Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
| QUANTO GANHA, QUANTO PAGA: planejamento financeiro em uma aula de matemática | |
| Betina Cambi, Maria Carolina Machado Magnus, Bruna Zution Dalle Prane |
| RACIOCÍNIO GENERALIZADOR E A FLOR DA VIDA: CONSTRUINDO CIRCUNFERÊNCIAS NO GEOGEBRA | |
| Marciane Linhares Carlos |
| RELAÇÕES ENTRE COEFICIENTES E GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA | |
| Marciane Linhares Carlos |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM DE PROPRIEDADES DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU | |
| Ricardo da Silva Santos, Anderson Antonio Alves Cesário, Tatiane Felipe Lopes |
| ESTUDO DOS TIPOS DE AVALIAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA | |
| Kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma farias da Silva, Dilza Côco |
Educação Matemática no Ensino Superior
| APLICAÇÕES DE DERIVADAS NA PERSPECTIVA SOCIOEPISTEMOLÓGICA | |
| Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ricardo A Cantoral Uriza |
| AVALIANDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA BÁSICA DOS ALUNOS DE ENGENHARIA | |
| Simone Fátima Zanoello, Merielen Fátima Caramori |
| CONCEITO DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO EM LIVROS DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA | |
| Gabriel De Oliveira Soares, Helena Noronha Cury |
| A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR | |
| Marlene Alves Dias, Nielce Meneguelo Lobo Costa, Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandez |
| KHAN ACADEMY COMO RECURSO PARA O ENSINO HÍBRIDO: RELATO DE APLICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA | |
| Marcos Vinicius Fernandes Calazans |
| A MATEMÁTICA NA BIOLOGIA: O ENSINO INTEGRADOR | |
| Marfisa Hyanchelle Cortez Costa, Ellen Abigail Lima de Sousa, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves |
| ANÁLISE DE CORRELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO E A ATITUDE EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA DE ALUNOS DE ENGENHARIA | |
| Marcos Antonio Santos de Jesus, Ingrid Ramos Alegre Chic |
| DISCIPLINA DE ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL: O QUE CONSTA NAS EMENTAS? | |
| Luciano Duarte Silva, Márcio Urel Rodrigues, Maria Socorro Duarte da Silva Couto, Glen Cezar Lemos |
| REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM ATIVIDADE ENVOLVENDO O CONCEITO DE FUNÇÃO | |
| Eliane Miotto Kamphorst, Angéli Cervi Gabbi, Cátia Maria Nehring, Carmo Henrique Kamphors |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| RECURSOS COMPUTACIONAIS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES COM SOFTWARE GEOGEBRA. | |
| Jéssica Carolini da Silva Laurindo, Lucas Caitano, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCUSSÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Nilce Fátima Scheffer, Angélica Elis Heineck, Eliziane Comachio, Raquel Zanandréa |
| TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM DINÂMICA MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
| Dienifer Tainara Cardoso, Ivanete Zuchi Siple, Elisandra Bar de Figueiredo |
| O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXILIAR NO ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO CIRCULO TRIGONOMÉTRICO | |
| ROMILDO PEREIRA DA CRUZ, MARLI TERESINHA QUARTIERI, GEOVANA LUIZA KLIEMANN, ANDREIA SPESSATTO DE MAMAN |
| O USO DE VÍDEOS AULA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Viviane Espinosa de Carvalho |
| TAREFAS INVESTIGATIVAS NO GEOGEBRA 3D SOBRE POLIEDROS | |
| NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA, Wendel de Oliveira Silva |
| UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS LINEARES REGULARES | |
| Laís Machado Matêus Cogorni, Lisandro Bitencourt Machado |
| OS SONS DA FUNÇÃO SENO: UMA ATIVIDADE DE ENSINO MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
| Dienifer Tainara Cardoso, Jéssica Meyer Sabatke, Rogério de Aguiar |
| ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS DAS EXATAS NA MODALIDADE EAD | |
| Simone Soares Echeveste, Tania Elisa Seibert, Fernanda Dellinghausen, Beatriz Oliveira da Costa |
| O GEOGEBRA E A GEOMETRIA DOS SISTEMAS LINEARES DE ORDEM 3 | |
| Jaedson Carvalho da Silva, wagner Ferreira de Santana |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| USO DO MÉTODO DE COMPLETAR QUADRADOS DE AL-KHWARIZMI NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU | |
| Cristiane Teixeira Cordeiro, Julia Schaetzle Wrobel, Melissa Martins Fazio |
| A Tendência Socioetnocultural na Educação Matemática | |
| Lara Cansi de Moraes, Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Lucilaine Goin Abitante |
| A PLURALIDADE ÉTNICA, SOCIAL E CULTURAL NA SALA DE AULA | |
| Tatiana Taís Schein, Gabriela Gohlke Bley, Lara Cansi de Moraes, Lucilaine Goin Abitante |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM MATEMÁTICA, COMPUTAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA | |
| Marcos Vinicius Fernandes Calazans, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA | |
| Silvia Teresinha Frizzarini, Polyana Benk, Claudete Cargnin |
| ATIVIDADES MULTIPLICATIVAS BASEADAS NA TEORIA COGNITIVA DE VERGNAUD: analisadas à luz de representações semióticas. | |
| Raimundo Luna Neres, Eliziane Rocha Castro, Antonio Luiz de Oliveira Barreto |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO E O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO | |
| Egídio Rodrigues Martins, Cecília Pereira de Andrade, Nilton Cezar Ferreira |
| EXPLORAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS POR MEIO DO FRAC-SOMA 235: REFLEXÕES PERANTE A PRÁXIS DE UMA OFICINA | |
| Dienifer da Luz Ferner, Andressa de Siqueira Cereta, Patrícia Pujol Goulart Carpes |
| EXPLORAÇÃO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Andressa de Siqueira Cereta, Dienifer da Luz Ferner, Patrícia Pujól Goulart Carpes |
| UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE CIÊNCIA E ÉTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN | |
| Deise Leandra Fontana, Ettiène Cordeiro Guérios |
| FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA: EM DEBATE O PAPEL SOCIOPOLÍTICO DA MATEMÁTICA | |
| Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Bruna Larissa Cecco |
| LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
| Ana Beatriz Chiste Cruz, Kamylla Canalli, Neila Tonin Agranionih |
| PDE ELO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| vanessa lucena, Renata Camacho Bezerra, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
| A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Adriana Brito Aguiar Marques, Hugo Marques Correia |
| CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O CURSO: DAS EXPECTATIVAS À SALA DE AULA | |
| Lélia de Oliveira Cruz, Arno Bayer |
| CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO | |
| Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ESTUDOS SOBRE O SIGNIFICADO DE FRAÇÕES PARTE-TODO | |
| APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Coco |
| A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS | |
| Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves |
| GRUPO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA – PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E MUNICÍPIO | |
| Fabiana Caldeira Damasco, Maria Cristina Vieira Cavalcanti |
| Provocações Matemáticas | |
| Rute da Cunha, Andréia Dalcin, Almir César Ferreira Cavalcanti |
| A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Investigando conhecimentos prévios. | |
| Jussara Gomes Araújo Cunha, Marcos Túlio de Freitas Pinheiro |
Avaliação em Educação Matemática
| AVALIAÇÃO FORMATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VENCENDO A RESISTÊNCIA POR MEIO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS | |
| Alexandre Tolentino de Carvalho |
| LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Acylena Coelho Costa, Sandy da Conceição Dias |
| AVALIAÇÃO EXTERNA ENADE COMO RECURSO PARA A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM MATEMÁTICA | |
| Adriele Carolini Waideman, Dayane Moara Coutinho, Marcele Tavares Mendes, Claudete Cargnin |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| CONCILIAÇÃO DE METAS, RELEVÂNCIAS E FORMAÇÃO, TRATAMENTO E CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIOTICA DE OBJETOS MATEMÁTICOS | |
| Marleide Coan Cardoso, Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Vanessa Isabel Cataneo |
| CRIATIVIDADE COMPARTILHADA EM MATEMÁTICA: SOLIDARIZANDO IDEIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ABERTOS | |
| Alexandre Tolentino de Carvalho |
| REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Luana Garcia da Costa, Leandra Anversa Fioreze |
| A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UM ESTUDO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL | |
| Marcia Azevedo Campos, Ivana Paula Ferraz Andrade |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE JAMBOLÃO | |
| Rafael dos Reis Paulo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Marleide Coan Cardoso |
Currículo e Educação Matemática
| ENSINO DE MATEMÁTICA POR COMPETÊNCIAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
| Mariana Barbosa Cassiano, Heitor Achilles |
Educação Matemática e Inclusão
| O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS | |
| Valdineia Rodrigues Lima, Carla Cristina Coelho Carvalho, Walber Christiano Lima da Costa |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
| Shaiury Silva Guimarães, Gabriel Ribeiro Rodrigues, Walber Christiano Lima da Costa |
| JOGANDO COM A MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
| Camila da Silva Nunes, Priscila Simone Fagundes Claro, Deisinara da Silva Siqueira |
| REFLEXÕES SOBREO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | |
| Silvia Cristina Costa Brito, Marlise Geller |
| REFLEXÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO CURRICULAR DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE JACOBSEN | |
| Marlise Geller, Ana Paula de Souza Colling |
| CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS | |
| Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira |
| APRENDIZAGEM MATEMATICA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM A SINDROME DO ESPECTRO DO AUTISMO | |
| Maria Aparecida Carvalho |
| AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E INCLUSÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN | |
| Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Jader Otavio Dalto |
| PRODUCCIONES MATEMÁTICAS DE ESTUDIANTES EN SITUACIÓN DE DISCAPACIDAD INTELECTUAL LEVE. UN ANÁLISIS SEMIÓTICO | |
| Luis Alexander Castro Miguez |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma abordagem sob o “olhar” da resolução de problemas | |
| Manoel dos Santos Costa, Norma Suely Gomes Allevato |
| EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O TRABALHO COM TABELAS E GRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO | |
| Marciel José do Monte, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
| O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO | PDF () PDF |
| Ana Márcia Tucci de Carvalho, Andre Lima Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
| VIVÊNCIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM | |
| Mauren Porciúncula, Alessandra Abade da Cruz, Milena Ruas Marques, Pedro Henrique Barcarolo |
Mesas Redondas
| Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - ESBOÇANDO CURVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO | |
| Méricles Thadeu Moretti, Bárbara Cristina Pasa |



