Minicursos
| DOBE E REDOBRE: PARALELISMO E PERPENDICULARISMO COM O ORIGAMI | |
| Silvania Couto Conceição, Wellington Rabello Araújo, Rosana Catarina Rodirgues Lima, Carlos Miguel Silva Ribeiro |
| RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
| Luiza Vasconcelos Coimbra, Ana Carolina Ferreira Rangel |
| INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Sani de Carvalho Rutz da Silva, Lúcia Mamcasz-Viginheski |
| PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: REVISITANDO OS BLOCOS LÓGICOS | |
| Juliana Mercedes Rheinheimer, Elisete Maria Bonfada |
| O Scratch como possibilidade de criação de materiais didáticos digitais | |
| Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
| A DIVISÃO EUCLIDIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL – E O RESTO? | |
| Janete Jacinta Carrer Soppelsa, Luisa Rodrígues Doering, Cydara Cavedon Ripoll |
| QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Neuza Terezinha Oro, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico |
| Atividades-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada : uma proposta para o ensino de funções | |
| Felipe Diego Bulla, Maurício Rosa |
| CONSTRUINDO E APRENDENDO COM O GEOPLANO | |
| Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto |
| EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM | |
| Eliamar Ceresoli Rizzon, Daniel Francisco Nichele, Jéssica Elisabeth Johann Dias, Maurício Ramos Sgarbi |
| EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Cátia Luana Bullmann, Viviane Roncaglio, Catia Maria Nehring |
| MC_EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO | |
| SANDRA MARA MARASINI, Henrique Schons Assumpção, Janaína Sagiorato Suptitz, Rafael Andrioli da Rosa |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Bruna Larissa Cecco, Nadia Cristina Picinini Pelinson |
| O MODELO DE VAN HIELE E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA | |
| José Ricardo Ledur, Danielle dos Santos Rodrigues |
| ENSINANDO ÁREAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Elise Candida Dente, Vanessa Brandão de Vargas |
| ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ESPAÇO WEB-PRESENCIAL NA INTERLOCUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Felipe Santos Ramos, Maurício Correa da Rosa |
| DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA – A PIRÂMIDE E SEU VOLUME | |
| Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Emanuel Gomes Lourenço, Francisco Aldrin Armstrong Rufino |
Pôsteres
| CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA REVELADO AO ABORDAR CONCEITOS DE GEOMETRIA À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Silvania Couto Conceição, Carlos Miguel da Silva Ribeiro |
| O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO | |
| Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira |
| Escala Cuisenaire: Uma Proposta De Ensino | |
| Mariana Fanhani Renovato, Daniela Oliveira Da Silva |
| CÓDIGOS NA SALA DE AULA | |
| Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis |
| INTRODUÇÃO AO PLANO CARTESIANO COM AUXILIO DO GEOPLANO | |
| Jéssica Alves Quintanilha, Mylane dos Santos Barreto, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Matheus Siqueira de Almeida Gonçalves |
| MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA Aprendendo através de jogos | |
| Jane Cristina da Silva, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Ivo Antônio da Conceição Ribeiro |
| PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler |
| O CIRCUNCENTRO E UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Natália Alessandra Kegler |
| A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E A METODOLOGIA DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS PARA O EFETIVO APRENDIZADO DE FRAÇÕES COM ALUNOS DE 6º ANO | |
| Glauce Cristina Furtado, Ernandes Rocha de Oliveira |
| COMPREENSÃO DAS FRAÇÕES COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA | |
| Gabrielly da Silva Roman |
| ATIVIDADES DE MATEMÁTICA RECREATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ana Carolina Ferreira Rangel, Gabriella Tonhoque Gallera |
| GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, Adriana Fatima de Souza Miola, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmásio |
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIDADES PRISIONAIS | |
| Lucas Henrique dos Santos, Mayara Napoleana Martim Justo dos Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
| CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO | |
| Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros |
| Game Fracionário | |
| Leila Maria Silva Pereira dos Reis |
| JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva |
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| O USO DO SOFTWARE FREEMAT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATRIZES | |
| João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech, Nayara de Novaes Rezende Villani |
| O USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO | |
| Marcionei Rech, João Ricardo Vallim Pereira, Nayara de Novaes Rezende Villani |
| CAÇA COM CÓDIGOS | |
| Ruana Maíra Schneider, Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis |
| A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO JOGO “NUNCA DEZ” | |
| Milena Stülp da Silva, Caroline Roesch, Gláucia Cabral Moraes |
| PROPOSTAS DE ABORDAGEM DO NÚMERO IRRACIONAL e NO ENSINO MÉDIO | |
| Nayara de Novaes Rezende Villani, João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech |
| UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS NO CONTEXTO DA VARIABILIDADE | |
| Wanderley Moura Rezende, Tayná Lobo da Silva |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| PRÁTICA DE ENSINO DE ADIÇÃO EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE MÚSICAS: OS 10 INDIOZINHOS | |
| Leonardo Rocha de Almeida |
| ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO: O MERCADO DE PÁSCOA | |
| Leonardo Rocha de Almeida |
| APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE A RELAÇÃO BIUNÍVOCA E RECÍPROCA EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO: O ÁLBUM DA FAMÍLIA | |
| Leonardo Rocha de Almeida |
| O JOGO E O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Catia Pereira da Rosa-Vizentin |
| QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PRÉ-ESCOLA | |
| Ana Libania Alves Rodrigues, Flavio Pereira de Jesus |
| LITERATURA E LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Maria das Graças Rodrigues, Daniela Stevanin Hoffmann |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| BNCC: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS | |
| Greyce dos Santos Rodrigues, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| O JOGO DE GOLFE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS | |
| renata lourinho da silva, Maria José Lopes de Araújo, Josiane da Silva Reis |
| POTENCIAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1° ANO DO ENSINO MÉDIO | |
| Mayara Marques Lunardi, Leugim Corteze Romio |
| A APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DUM PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A geometria euclidiana presente no Forte do Castelo. | |
| Ivo Antônio da Conceição Ribeiro, Jane Cristina da Silva, Rita Sidmar Alencar Gil, José Luis Magalhães da Silva |
| AS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE CRÍTICA | |
| Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto, Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood |
| UM OLHAR PARA OS ERROS APRESENTADOS POR ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO DESENVOLVIDAS EM JOGOS LÚDICOS | |
| Dionatan de Oliveira Nadalon, Gabriel de Oliveira Soares, Sabrina Londero da Silva Rossato |
| A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: POTENCIAÇÃO | |
| José Ricardo de Rezende Zeni, Sabrina Aparecida dos Santos Gavinier, João Guilherme Rufino de Souza |
| ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO | |
| Talia Rodrigues de Morais |
| O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE: A UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO | |
| Lívia Ladeira Gomes, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Carla Fernanda Siqueira B de Freitas dos Santos |
| RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS | |
| Milene Giaretta, Gisele Taís Piovesan, Alessandra Cristina Rüedell |
| USANDO A ARTE NAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS | |
| Marglis Rech |
| VALORIZAÇÃO E INCENTIVAÇÃO PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Valeria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza |
| O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
| Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet |
| Diferentes Interpretações do Número Racional: Uma Análise de Livros Didáticos | PDF () |
| Veronica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio |
| A PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E O ESTUDO DA ÁREA TOTAL: UM EXPERIMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| DÉBORA BUSSOLOTTO, MÁRCIA Rodrigues Notare |
| DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO DE ESTATÍSTICA BÁSICA | |
| Dorivaldo Rosa França, Vigner Vieira dos Santos, Thiago Felipe Matos de Araújo, João Elias Videira Ferreira |
Educação Matemática no Ensino Médio
| APRENDENDO MATRIZES: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO E DINÂMICO COM UM JOGO DE TABULEIRO. | |
| Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Ranna de Jesus Ambrosio |
| A METACOGNIÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | |
| Luciana Röder, Tania T. Bruns Zimer |
| O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO | |
| Camila Faligurski Fim, Alessandra Cristina Rüedell, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz |
| O CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA CONSTRUÍDO POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA | |
| Douglas Vinicius Antunes Rodrigues |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Neide Roman, Claudia Carrreira da Rosa |
| LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio | |
| Wellington Rabello Araujo, Miguel Ribeiro, Dario Fiorentini |
| ANÁLISE DOS CONCEITOS/CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Angela Joanella Cardoso Rocha, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
| AVALIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID E DO PRÓ-LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UEG CAMPUS CORA CORALINA | |
| Sara Vieira Lagares, Jessica Alves Ribeiro, Daniel Antonio Silva de Araujo, Luciano Feliciano de Lima |
| GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATRIZES | |
| Pedro Gurgel Moraes, Andreilson Oliveira da Silva, Elionardo Rochelly Melo de Almeida, Odacir Almeida Neves |
Educação Matemática no Ensino Superior
| CONCEITO DE VETOR – ARGUMENTOS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DO CONCEITO | |
| Viviane Roncaglio, Cátia Maria Nehring |
| ANÁLISE GRÁFICA DO CONCEITO DE DERIVADA SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA APOS | |
| Janice Rachelli, Vanilde Bisognin |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONECTADAS PELA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICANDO O MÉTODO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR | |
| Júlio Paulo Cabral dos Reis |
| RECORTE DA OBRA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E TRASNSFORMADAS DE LAPLACE – UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE UM PROBLEMA | |
| Júlio Paulo Cabral dos Reis, João Bosco Laudares, Saulo Furletti Furletti |
| DISCIPLINA DE ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL: O QUE CONSTA NAS EMENTAS? | |
| Luciano Duarte Silva, Márcio Urel Rodrigues, Maria Socorro Duarte da Silva Couto, Glen Cezar Lemos |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| O SCRATCH E A CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM | |
| Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
| ATRIBUINDO SIGNIFICADOS À MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
| Eliel Constantino da Silva, Wellem Cristiam Teixeira Rodrigues, Maria Raquel Miotto Morelatti |
| UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO DISPOSITIVO MÓVEL COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID EM RVA | |
| Mari Aurora Reis, Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Serrano Neto, Marlise Geller |
| O USO DE GAMES PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Taiane Carrilho Rosa, Vinicius Carvalho Beck, Denise Nascimento Silveira |
| O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS | |
| Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| INVESTIGANDO CADERNOS ESCOLARES: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS PRESENTES EM UM CADERNO GAÚCHO DE SEGUNDO ANO PRIMÁRIO (1959) | |
| Luciane Luz, Diogo Franco Rios |
| Laboratório de Ensino de Matemática - Um Ambiente de Aprendizado e Formação de Professores | |
| Yasmin Barbosa Cavalheiro, Leonardo Ribas Pereira, Joyce da Silveira Delfino |
| A VIDA DE UMA FORMA DE VIDA: REVERBERAÇÕES PÓS-COLONIAIS SOBRE A PESQUISA ETNOMATEMÁTICA | |
| Juciara Guimaraes Carvalho, Jackeline Rodrigues Mendes |
| ASPECTOS HISTÓRICOS DO(S) OBJETIVO(S) DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL (1890-1930) | |
| Enoque da Silva Reis, Janielly Taila dos Santos Verbisck |
| CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MATAPI: Um Estudo Etnomatemático | |
| Jane Cristina da Silva, Ivo Antonio da Conceição Ribeiro |
| DIÁLOGO ENTRE OBJETOS ESCOLARES: PRÁTICAS DE MATEMÁTICA EM UM LIVRO E UM CADERNO DE ABRIL DE 1967 | |
| Janine Moscarelli Rodrigues, Diogo Franco Rios |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| A Extensão Universitária no Curso De Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás | |
| Pablinny Ribeiro Bonfim Lima, Vanessa Amélia da Silva Rocha |
| MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA BELA INICIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Mateus Pozzebon Borges, Graciele de Borba Gomes Arend |
| A FORMAÇÃO DA PROFESSORA POLIVALENTE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Darlan Maurente Rangel, Antônio Maurício Medeiros Alves |
| EDUCACÃO FINANCEIRA CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NO TRABALHO COM PROJETOS | |
| ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
| A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE A IDEIA DE NÚMERO | |
| Luis Sebastião Barbosa Bemme, Vanilde Bisognin, Etiane Bisognin Rodrigues, Kátia Fogaça Martins |
| A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões a partir de projetos de intervenção pedagógica no estágio curricular supervisionado | |
| Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros, Pablinny Ribeiro Bonfim Lima |
| COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Nilton Cezar Ferreira, Egídio Rodrigues Martins, Márcio Urel Rodrigues, Luciano Duarte Silva |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. | |
| Denize Cristina Lima Monteiro, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha |
| OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RE(PENSAR) O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, André Gerstberger |
| O USO DA CALCULADORA EM AULAS DE MATEMÁTICA: DISCURSO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Sem título |
| Cintia Schneider, Deise Nivia Reisdoefer, Rosana Maria Gessinger |
| CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| MÁRCIO UREL RODRIGUES, LUCIANO DUARTE SILVA, NILTON CESAR FERREIRA, EDIEL PEREIRA MACEDO |
| CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO | |
| Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
| A PRODUÇÃO DE HQS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Mariana do Nascimento Fuly, Gabriella Marie Lobo Alves Sodré, Wanderley Moura Rezende, Gabriel Martins Felix |
| PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DO PETMAT | |
| Emanuel Gomes Peixoto, José Pedro Machado Ribeiro, Vânia Lucia Machado |
Avaliação em Educação Matemática
| UMA REFLEXÃO A CERCA DOS ERROS COMETIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
| ENEM, SIPEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA: DISCUSSÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA DE 2012 A 2016 | |
| Cristina Cavalli Bertolucci, Janice Rubira Silva, Paola Reyer Marques |
| MATEMÁTICA BÁSICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA AÇÃO DE FORMAÇAO PARA OS SERVIDORES DA UFGD | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA EM RAYMOND DUVAL: OLHARES EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Jeremias Stein Rodriguês, Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
| CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM CONCEITUAL: ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL E ENSINO DESENVOLVIMENTAL | |
| Ana Queli Reis, Cátia Maria Nehring |
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESTRATÉGIA DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA | |
| André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO METODOLOGIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE OTIMIZAÇÃO EM CÁLCULO | |
| Júlio Paulo Cabral dos Reis |
| ANÁLISE DE MODELOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, DEISE NÍVEA REISDOEFER, DAIANE RENATA MACHADO |
| MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: Um relato com turmas do nono ano do Ensino Fundamental | |
| Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Mariane Aguirre Arcamendia, Claudia Carreira da Rosa |
| MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE JAMBOLÃO | |
| Rafael dos Reis Paulo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Marleide Coan Cardoso |
| USO DE MATIZ EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA AVALIAÇÃO DE RISCOS EM PROJETOS NA ENGENHARIA | |
| Paulo Reis Reis, Mari Aurora Favero Reis |
Currículo e Educação Matemática
| O SÁBADO EM FOCO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS PROFESSORES | |
| Dilson Ferreira Ribeiro, Rosana Maria Gessinger |
| DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA | |
| Crislaine De Anunciação Roveda, João Alberto Da Silva |
Educação Matemática e Inclusão
| O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
| Shaiury Silva Guimarães, Gabriel Ribeiro Rodrigues, Walber Christiano Lima da Costa |
| A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INTEGRAL DEFINIDA | |
| Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
| CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA | |
| Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ÂMBITO NACIONAL NO PERÍODO DE 1985-2000 | |
| Fernanda Silva Baú, Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Moab Marques da Silva |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA NOS 15 ANOS PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA (2001-2015) | PDF () |
| Moab Marques da Silva, Emerson Da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula |
| PRINCÍPIOS DA CONTAGEM: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM CRIANÇAS DE CLASSES INCLUSIVAS | |
| Rosiane da Silva Rodrigues, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| ATIVIDADES DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA CHILENA | |
| Cristiane de Arimatéa Rocha, Danilo Díaz Levicoy, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
| O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO | PDF () PDF |
| Ana Márcia Tucci de Carvalho, Andre Lima Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
| MUDANÇAS NA MATRIZ ENERGÉTICA HÍDRICA NO BRASIL: ESTUDO ESTATÍSTICO A PARTIR DE REGRESSÃO MULTIVARIADA. | |
| Paulo Reis Junior, MARI AURORA FAVERO REIS, Marcelo Gonçalves Trentin, Rafael Elias Senger |
| A Formação Inicial do Professor: uma proposta no Ensino de Estatística e Probabilidade | |
| Patrícia Melo Rocha, Roger Ruben Huaman Huanca |
Conferências
| FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA: DISCUTINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL | |
| Alessandro Jacques Ribeiro |



