Minicursos
| CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Caroline Maffi, Diego de Vargas Matos, Francieli Bandeira de Fraga, Vera Lúcia Martins Lupinacci |
| VIVENCIANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA | |
| Giovani Rosa Delazeri, Leandro Millis da Silva |
| PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ESTATÍSTICA | |
| Suzi Samá Pinto, Lidiane Santos de Freitas, Daiane Lemos de Sá, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |
| (RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIA PARA O TRATAMENTO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS VEICULADOS NA PRÁTICA DOCENTE | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
| DISCUTINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Cintia Melo dos Santos, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai, Tatiani Garcia Neves, Tiaki Cintia Togura Faoro |
| ABORDAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE FRACTAIS E RECURSOS TECNOLÓGICOS | |
| Sandra Eliza Vielmo, Francéli Dalberto |
| ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA MANEIRA PRAZEROSA DE ENSINAR E APRENDER | |
| Renata da Silva Dessbesel, Elisângela Fouchy Schons |
| DIVERTINDO-SE COM A MATEMÁTICA | |
| Geovana Luiza Kliemann, Ana Paula Krein Muller, Giane Maris Eidelwein, Neiva Althaus, Maria Madalena Dullius |
| EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NO GEOPLANO | |
| Marília do Amaral Dias |
| CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO GEOGEBRA | |
| Marcos Pinheiro de Lima, Luana Lazzari, Claiton Muller, Julhane Alice Thomas Schulz |
| COMO CONSTRUIR INFOGRÁFICOS COM A LOUSA INTERATIVA DIGITAL PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| Douglas Martins Dantas, Maurício Rosa |
Pôsteres
| MINICURSO MATEMÁTICA E LIBRAS: UMA FORMA DE REFLETIR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS | |
| Daniel Duarte Silveira, Marília do Amaral Dias |
| FUNÇÃO EXPONECIAL APLICADA À TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA EXPERIENCIA DE ESTÁGIO | |
| Luana Lazzari, Marcos Pinheiro de Lima, Valter Hanauer, Mariana Lima Duro |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INTEGRANDO O PROJETO RONDON | |
| Thaíse Uczay de Jesus, Betine Diehl Setti |
| UMA INVESTIGAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, TENDO COMO UMA FERRAMENTA O SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Alessandra Roberta Dias, Juliano Pereira |
| A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO | |
| Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Daiane Leal da Conceição, Mariana da Silva Basílio, Kelen Terra do Amaral |
| INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA MATEMÁTICA | |
| Maitê Duarte, Renata Cristina Carregari |
| PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
| TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA | |
| Luciane Rosa Monte, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| MATEMÁTICA EM LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE CURRICULAR DESTA DISCIPLINA EM QUATRO UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL | |
| Daniel Duarte Silveira, Nádia dos Santos Gonçalves Porto |
| DESENVOLVENDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONJUNTOS | |
| Francine Fernandes Araujo, Gabriel Souza Germann da Silva, Rafaella Campelo Centeno, André Luis Ferreira |
| ASPECTOS DO ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA DA UEL | |
| Maria Aparecida de Carvalho, Ana Márcia Tucci de Carvalho |
| PROJETO INTEGRANDO: MATERIAIS IMPRESSOS EM PROL DO DEBATE ACERCA DE TEMAS DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Leandro Cruvinel da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Lara Camilla Alves Santos, Mayline Regina Silva |
| GETOM: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
| MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS COM USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS | |
| Filipe Sarmento Barreto, Cristiane da Silva Stamberg |
| UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Renata Sossai Freitas |
| ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: A POSSIBILIDADE DA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Denise Nascimento Silveira, Ana de Arruda Leal, Vanusa Moreira Dylewski |
| APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO | |
| Lindomar Cazzarotto, Juciele Decezere, Daniele Martini |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Flávia de Andrade Niemann, Neiva Ignês Grando |
| EXPLORANDO A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DOS BLOCOS LÓGICOS | |
| Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA LUDOPEDAGÓGICA | |
| Denise Cristina Canal, Edson Carpes Camargo, Leandra Barcelos da Cruz, Hilda Maria de Carvalho Gostenski, Márcia Barbieri |
| MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO SOBRE O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Daniel da Silva Silveira |
| A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria Madalena Dullius, Adriana Belmonte Bergmann, Marli Teresinha Quartieri, Teresinha Aparecida Faccio Padilha |
| AS DIFERENTES BASES NUMÉRICAS NAS PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV E SEUS COLABORADORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Gisele Mezzari Silveira, Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio |
| UTILIZANDO O JOGO “AVANÇANDO COM O RESTO” PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO | |
| Geliaine Teixeira Malaquias, Vitor Martins do Carmo |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| O ENSINO DE SIMETRIA POR MEIO DAS RENDAS DE BILRO | |
| Maria Jose Costa dos Santos |
| EXPLORANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA MELHORIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Ana Paula Krein Muller, Geovana Luiza Kliemann, Giane Maris Eidelwein, Neiva Althaus, Maria Madalena Dullius |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ULTRAPASSANDO OBSTÁCULOS NO ESTUDO DE FIGURAS PLANAS | |
| Stella Diniz de Oliveira |
| A INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ATRAVÉS DA GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES | |
| Paulo Ferreira do Carmo |
| DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria das Dores de Morais, Leonardo Bernardo de Morais |
| PROPORCIONALIDADE: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring |
| A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Liana Krakecker, Angélica de Oliveira, Deise Nivea Reisdoefer |
| A MATEMÁTICA É MUITO ALÉM QUE FAZER CONTAS... | |
| Juciele Carine Decezare, Lindomar Cazzarotto, Izael Bittencourt |
| AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Débora Machado Costa, Aline Silva De Bona, Leandra Borba Leal |
| DIFICULDADES DOS ALUNOS DE 8º ANO COM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DO CONCEITO DE INCÓGNITAS | |
| Maria Elizabeth de Oliveira Borges |
| DESCOBRINDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
| Maria Lucia Carvalho Fontanini, Marila Torres Aguiar, Felipe Almeida Duarte |
| POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS NO TRABALHO COM OS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS | |
| Leonardo Donizette de Deus Menezes, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos |
| MATEMÁTICA E ORIGAMI NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Silvia Barbosa da Silva, Milena Cristini Silva |
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SISTEMAS DE BASE: O JOGO DE BASE 5 COMO ORGANIZADOR PRÉVIO | |
| Gaudencio Almeida Costa Junior, Amanda Moura Da Rocha, Damira Mescouto da Costa, José Messildo Viana Nunes |
| A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
| Marcus Bessa de Menezes |
| Jogo dos Multiplos e Divisores | |
| Maria Elaine dos Santos Soares, Cristiane Stedille Dall'Alba, Carmen Teresa Kaiber |
Educação Matemática no Ensino Médio
| UM ESTUDO DO PROGRAMA DE ENSINO E DE LIVROS-TEXTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO NA ÓPTICA DAS DIMENSÕES DOS CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E DOS REGISTOS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Geraldo Vernijo Deixa, Rosana Figueiredo Salvi, Marinez Meneghellos Passos |
| A GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS PARA SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO FORMAL PARA A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO | |
| Mariana Lima Duro, Giseli Verginia Sonego, Ana Queli Mafalda Reis |
| A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Luana Rodrigues, Daniele Moreira, Fernanda Londero, Renata da Silva Dessbesel |
| PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO: OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO ALEGRE | |
| Paula Beatriz da Silva Serpa, Andréia Dalcin, Alvino Alves Sant'Ana |
| O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DO FRAC – SOMA 235 | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| A MATEMÁTICA E A UNIDADE CURRICULAR OFICINA DE INTEGRAÇÃO NO IFSC – CÂMPUS CHAPECÓ | |
| Elizangela Weber da Luz |
| ABORDANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA DE FORMA LÚDICA | |
| Denise Ritter, Alessandra Vargas, Raquel Dalla Nora Michelon, Adriana Matos, Renata Dessbesel |
| OFICINA DA CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Angélica Schossler, Ana Paula Scheeren, Vânia Beatriz Dreyer, Andréia Spessatto De Maman |
| AULAS DE MATEMÁTICA: COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS | |
| Lenice Mirandola da Rocha, Marlise Gueller |
| MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Elisânia Santana de Oliveira, Weverton Santos de Jesus |
| A EDUCAÇÃO FINANCEIRA APLICADA AO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA | |
| Jó Adriano da Cruz, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
Educação Matemática no Ensino Superior
| NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE ANÁLISE DE ERROS EM ÁLGEBRA | |
| Thaísa Jacintho Müller, Helena Noronha Cury, José Valdeni de Lima |
| INTEGRAL DEFINIDA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TRANSPOSIÇÃO | |
| Luciana Boemer Cesar Pereira, Guataçara dos Santos Junior, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
| ATIVIDADES NO MAXIMA PARA O ENSINO DE CÁLCULO | |
| Hugo Alex Diniz, Cristina Lúcia Dias Vaz |
| MONITORIAS NOS CURSOS INICIAIS DE CÁLCULO: UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS A PARTIR DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
| Luciana Chimendes, Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall, Rejane Pergher |
| AS CÔNICAS NAS CONSTRUÇÕES CIVIS DE BRUSQUE | |
| Paloma Gabriele Novaes De Lorenzo |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| POSSIBILIDADES, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES DO EAD NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
| Mercedes Matte da Silva, Lorí Viali, Régis Lahm |
| SOFTWARES EDUCACIONAIS SOBRE FUNÇÕES MATEMÁTICAS: SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS MATEMÁTICOS E EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E DE FUNCIONALIDADE | |
| Carlos Alberto Tavares Dias Filho, Verilda Speridião Kluth |
| GEOGEBRA 3D E QUADRO INTERATIVO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Germano Mateus Zugno Machado, Naiara Dal Zotto, Kelen Berra de Mello |
| MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PRÁTICA ATRATIVA VALENDO-SE DA TECNOLOGIA DIGITAL | |
| Aline Silva De Bona, Nilo Barcelos |
| CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO NO ESTUDO DAS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O GEOGEBRA. | |
| Vilmar Gomes da Fonseca, André Luiz Souza Silva, Bruno Vianna dos Santos, Everton Ferreira Santiago, Isabela Luz Marçal |
| SOFTWARE MAPLE E A REFLEXÃO SOBRE O ERRO NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Darlã Nogara Oliveira, Mariana Lima Duro |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI | |
| Samanta Stein da Silva, Andréia Dalcin |
| UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| Andréia Dalcin, Fernanda Wanderer |
| INCOMENSURABILIDADE E NÚMERO IRRACIONAL: A ANTIFAIRESE COMO INTERFACE ENTRE O GEOMÉTRICO E O ARITMÉTICO | |
| Fernando Augusto da Silva Souza |
| DIFERENTES MODOS DE OLHAR A ETNOMATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS BRASILIROS | |
| Jonatha Daniel dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria de Fátima Mello de Almeida, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Marta Burda Schastai, Willian Damin |
| PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO PONTES | |
| Fabiana Fattore Serres, Mariana Lima Duro, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| OS IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID-UEFS | |
| Eliane Santana de Souza, Nadson Lima, Josemir da Paixão de Souza, Gilcimar Santos |
| O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
| Jaqueline Gomides da Costa, José Pedro Machado Ribeiro |
| FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA MATEMÁTICA: O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. | |
| Taís Montelli dos Santos, Luana Danelli da Silva, Flávia Costa de Oliveira, Sandra Mara Marasini |
| OFICINAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES- EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES | |
| Valdecí Josefa de Jesus Santos, Denize da Silva Souza, Denize da Silva Souza |
| INVESTIGANDO EPISTEMOLOGIAS ESPONTÂNEAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU | |
| Alex Bruno Carvalho dos Santos, George Christ Caraveo da Silva, José Messildo Viana Nunes |
| PERFIL DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO MARANHÃO: A PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA POSTURA INVESTIGATIVA NO DECURSO DA FORMAÇÃO INICIAL | |
| Celina Amélia da Silva, Carmen Teresa Kaiber |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. | |
| Sheila Leontina Weiverberg, Claudia Carreira da Rosa |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO TEÓRICO | |
| Danusa de Lara Bonotto, Isabel Cristina Machado de Lara |
| INTERPRETANDO GRÁFICOS DE SOLUÇÕES DE UM MODELO MATEMÁTICO | |
| Débora da Silva Soares |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE FUNÇÕES: AVALIANDO AS CONVERSÕES E TRATAMENTOS EM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO | |
| Neila de Toledo e Toledo, Carise Elisane Schmidt |
| MODELAGEM MATEMÁTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO | |
| Jennifer Valleriano Barboza, Luana Tais Bassani, Flaviane Titon Predebon, Sheila Mello da Silveira |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NA TRANSFORMAÇÃO DA DETERMINAÇÃO DO PROBLEMA | |
| Rodrigo Dalla Vecchia, Tiago Weingarten |
| Uma proposta de investigação aos estudantes do Ensino Médio Politécnico | |
| Rodrigo Dalla Vecchia, Rodrigo Soares Saraiva |
| O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE PESQUISAS | |
| Rodrigo Dalla Vecchia, Juliana Colombo de Loreto Barroso |
Educação Matemática e Inclusão
| DISCALCULIA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS | |
| Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara |
| REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DOS TRADUTORES/ INTÉRPRETES DE LIBRAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS: QUALIFICANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS | |
| Nádia dos Santos Gonçalves Porto, Daniel Duarte Silveira |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DA GEOMETRIA FRACTAL POR MEIO DAS RELAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO | |
| Fernando de Candido Pereira, Rivaneide Antônia de Lima |
| PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO FRAÇÕES PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
| Danise Regina Rodrigues da Silva, Maria Helena Maffei Wolf, Sônia Maria Monteiro da Silva Burigato |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA POR ALUNOS DO 8º ANO | |
| Willian Damin, Guataçara dos Santos Júnior, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Maria de Fátima Mello de Almeida |
| A DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO E O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
| Camila da Silva Nunes, Arno Bayer |
| A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA AÇÃO DE INVESTIGAR PARA OS ESTUDANTES | |
| Sabrina Letícia Couto da Silva, Aline Silva De Bona |
| OFICINAS DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO SOB A ÓTICA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | |
| Milena Ruas Marques, Yuri Wladimir Pitthan, Lidiane Santos de Freitas, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |



