Minicursos
| GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
| Maria Elaine dos Santos Soares, Vinicius Carvalho Beck |
| Criptografia: Evolução histórica e aplicação na função afim e sua inversa | |
| Lívia Azelman de Faria Abreu, Ramon Chagas Santos, Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança |
| PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: REVISITANDO OS BLOCOS LÓGICOS | |
| Juliana Mercedes Rheinheimer, Elisete Maria Bonfada |
| A LINGUAGEM DO LATEΧ COMO RECURSO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | |
| Caio Robério Barpp da Silva, Valdirene da Rosa Rocho, Margarete Farias Medeiros |
| SERÁ QUE A VERIFICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS SÓ VALE PARA A SOMA DAS ÁREAS DOS QUADRADOS SOBRE OS CATETOS? | |
| Josieli Duranti, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
| Atividades-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada : uma proposta para o ensino de funções | |
| Felipe Diego Bulla, Maurício Rosa |
| EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Cátia Luana Bullmann, Viviane Roncaglio, Catia Maria Nehring |
| SIMETRIA COM OS SUPER-HERÓIS | |
| Paula Monteiro Baptista |
| TÉCNICAS DE CONTAGEM – EXPLORANDO POSSIBILIDADES | |
| Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth, Eduardo Meliga Pompermayer |
| SITUAÇÕES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS NO GEOGEBRA 3D | |
| Caroline Borsoi |
| GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. | |
| Jorge Brandão, Denize Silveira, Elisângela Magalhães |
| “VAMOS BRINCAR DE DETETIVES?” O QUADRO NUMÉRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Roberta Schnorr Buehring, Jussara Brigo, Ana Paula Izabel Faustino Gonçalves, Sandra Regina Engelke |
| ESTUDO DA FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA E SEU COMPORTAMENTO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
| Maicon Camargo Faés, Débora Bussolotto |
| CRIANDO APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Marcos Alberto Barbosa |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de Matemática | |
| Aldinete Silvino Lima, Islenis Carolina Botello Cuvides, Iranete Maria da Silva Lima |
| A CONSTRUÇÃO DE ANIMAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Isaias Guilherme de Souza Boruch, Maria Ivete Basniak |
| ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA O USO DE CALCULADORA EM SALA DE AULA | |
| Rosana Gomes Bernardo, Raquel Tavares Scarppelli de Araujo Moreira, Reginaldo Vandré Menezes da Mota |
Pôsteres
| AVALIANDO DIARIAMENTE EM MATEMÁTICA | |
| Ademir Basso, Nelson Hein |
| OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTECA E BIOLOGIA PARA A SALA DE AULA | |
| Joanderson Silva do Nascimento, João Emanoel Veríssimo da Costa, Amália Lopes Bezerra |
| INTRODUÇÃO AO PLANO CARTESIANO COM AUXILIO DO GEOPLANO | |
| Jéssica Alves Quintanilha, Mylane dos Santos Barreto, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Matheus Siqueira de Almeida Gonçalves |
| UM OLHAR PARA ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DE APRENDIZES E ARTÍFICES DE SANTA CATARINA A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS | |
| Cleber Schaefer Barbaresco |
| DETERMINAÇÃO DA LEI DE UMA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º. GRAU POR MEIO DE SEU GRÁFICO EM MATRIZES DE ALTO RELEVO | |
| Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Mylane dos Santos Barreto |
| PORTFÓLIO SOMADO A JOGOS É IGUAL A FERRAMENTA OTIMIZADORA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| edislana alves barros andrade |
| A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MIGUEL CALMON, BAHIA | |
| Mirian Ferreira de Brito, Deiziane Coutinho de Miranda |
| A GEOMETRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA | |
| Mirian Ferreira Brito, Erinaldo Ferreira Nascimento |
| CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO | |
| Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros |
| CRIANDO APLICATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Marcos Alberto Barbosa |
| CRUZADINHA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Alessandra Querino da Silva, Natiele de Almeida Gonzaga |
| FORMALIZAÇÃO E INTUIÇÃO NO APRENDIZADO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
| ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA, VERA LÚCIA RAGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
| LESSON STUDY: UM CONTEXTO FAVORÁVEL A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
| Renata Camacho Bezerra |
| MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL | |
| Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
| POSIÇÃO RELATIVA DE RETAS NO ESPAÇO USANDO O GEOGEBRA 3D | |
| Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal |
| RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA NOS LIVROS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COM BASE NO PNLD 2015 | |
| Elisangela Brauner, Maria Cecilia Pereira Santarosa |
| SERÁ QUE REALMENTE SÃO APENAS CINCO OS SÓLIDOS DE PLATÃO? | |
| Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
| UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE XLOGO | |
| Relicler Pardim Gouveia, Liana krakecker, Ivanete Fátima Blauth, Florisval Santana Filho |
| UMA DEFINIÇÃO DE DETERMINANTES | |
| Josefa Deise Barros, Francisco Batista de Medeiros |
| Brincando e aprendendo | |
| Tuani Bondimann Bertoldo, Edinara da Silva Pereira, Graciele de Borba Gomes Arend, Amanda Denise Nogueira Machado |
| DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS: SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Kariely Lopes Gomes de Brito, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Danielly Fraga Santana |
| UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO USO DO MATERIAL DOURADO | |
| Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
| A MATEMÁTICA NAS EMENTAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | |
| Mirian Ferreira Brito, Ana Lúcia Manrique |
| ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SALA DE AULA | |
| Amália Lopes Bezerra |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| AS SEMIOSES ENCONTRADAS NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
| Renata Ercília Mendes Nifoci, Ana Karine Dias Caires Brandão, Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni |
| OPERAÇÕES BÁSICAS MEDIANTE ÀS ATUAIS TENDÊNCIAS MATEMÁTICAS | |
| Jéferson de Lima Vieira, Marília Hassan Pacheco Assunção, Marina Boito de Oliveira, Nathiele Braiz Cecchin |
| A COMPLEMENTARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO | |
| Emerson Bastos Lomasso, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| PRIMEIROS PASSOS NO PLANO CARTESIANO: ATIVIDADES DIDÁTICAS | |
| Paula Cristina Bacca |
| ANÁLISE DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL ESPERADA PARA O ENSINO DA FATORAÇÃO NUMÉRICA E ALGÉBRICA | |
| Míriam Guadagnini, Marlene Alves Dias, Valdir Bezerra dos Santos Júnior |
| Um palpite inteligente: incentivando a estimativa em sala de aula | |
| Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Jonas Miranda Vilamar de Souza, Ana Paula Rangel de Andrade |
| Tratamento da Informação no Ensino Fundamental | |
| Adriana da Costa Barbosa, Adriana da Costa Barbosa |
| ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS COMO FACILITADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA VIVÊNCIA DO PIBID | |
| Adriano dos Santos, Daniela Miotte, Carolina Bruski Gonçalves, Elizangela Weber |
| A JUNÇÃO DA AÇÃO DO ORIGAMI COM AS PESQUISAS DA NEUROCIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Elisane Strelow Gonçalves, Adriana Nebel Kovalscki, Josiane de Moraes Brignol |
| OS PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO TEMA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM MATEMÁTICA | |
| Cláudio Cristiano Liell, ARNO BAYER |
| OS JOGOS MATEMÁTICOS E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL | |
| Cláudio Cristiano Liell, ARNO BAYER |
| A PRODUÇÃO DE VÍDEO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA RURAL INTEGRANDO AS AVALIAÇÕES ESCOLARES | |
| Josiane de Moraes Brignol |
| EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES À CERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
| Charlâni Ferreira Batista Rafael, Jutta Reuwsaat Justo |
| NÚMEROS INTEIROS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA | |
| RENATA ARRUDA BARROS, GLEICIELLE NEIVA DE SOUZA FONSECA, MAGNO LUIZ FERREIRA |
| USO DO TEODOLITO CASEIRO PARA O ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE | |
| Miguel Melendo Beck |
| A OBMEP CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: NOSSA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO | |
| Rejane Zancanaro, Anderson de Abreu Bortoletti |
| O JOGO COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA AS DIFICULDADES DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS | |
| Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Elizangela Weber |
| A PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E O ESTUDO DA ÁREA TOTAL: UM EXPERIMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| DÉBORA BUSSOLOTTO, MÁRCIA Rodrigues Notare |
| NO ENSINO DA GEOMETRIA... FORMAS DA EXPRESSÃO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
| Leticia Diello Kuhn, Lisete Bampi, Lucas Führ, Caroline Dal Agnol |
| Projeto Mega Mente Matemática | |
| Italia Tatiana Bordin, Regina Helena Munhoz |
| ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| RENATA ARRUDA BARROS, MAGNO LUIZ FERREIRA, JÉSSICA ALVES ALBERICE BENEDICTO CARVALHO |
| ENSINO DE QUADRILÁTEROS COM USO DE UM JOGO DE TRILHAS | |
| Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Natiele de Almeida Gonzaga, Alessandra Querino da Silva |
| MATEMÁTICA NA ESCOLA E CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA: PERIGO DE EXTINÇÃO DOS MURIQUIS | |
| Rosa García Márquez, Jeanne Denise de Barros |
Educação Matemática no Ensino Médio
| O ENSINO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Tamires Holz Gehrke, Rogério Burkert, Gerson Altenburg |
| Diferentes abordagens no ensino de funções | |
| Guimara Bulegon |
| Progressões Geométricas Na Escala Musical Ocidental | |
| Christian James Henschel, Tânia Baier |
| GINCANA DE MATEMÁTICA: POPULARIZANDO O DIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVENDO HABILIDADES NO IFRS - CAMPUS CAXIAS DO SUL | |
| Camila Gasparin Magnaguagno, Kelen Berra de Mello |
| PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA COM MATERIAIS CONCRETOS EM UMA TURMA DA EJA | |
| Magda Campos Barbosa, ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Maxwell Gonçalves Araújo, Franciane José da Silva |
| COMUNICAÇÃO EM MATEMÁTICA: LER E APRENDER | |
| Ademir Basso |
| Aprendizagem da Geometria Espacial: uma Abordagem com o uso do Software GeoGebra e os Registros de Representação Semiótica | |
| Cátia Luana Bullmann, Catia Nehring |
| A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES NO ENSINO MÉDIO | |
| Caroline Conrado Conrado Pereira, Vanilde Bisognin |
| CARTÃO DE CRÉDITO: PROPOSTAS PARA TRABALHAR AS ILUSÕES MATEMÁTICAS | |
| Jussara Brigo, Stefane Layana Gaffuri |
| CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Andrei Luís Berres Hartmann, Camila Porto Giacomelli, Liane Teresinha Wendling Roos |
| CRIPTOGRAFIA E O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E SUA INVERSA | |
| Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Alex Cabral Barbosa |
| MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO | |
| Juliane Carla Berlanda, Inês Farias Ferreira |
| O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO | |
| Francisca Brum Tolio, Eleni Bisognin |
| PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Charles Bruno da Silva Melo, Eleni Bisognin |
| O ESTUDO DE RELAÇÕES LÓGICAS POR MEIO DO USO DOS BLOCOS LÓGICOS | |
| Caroline Maffi, Monica Bertoni Dos Santos, Rosana Maria Gessinger |
| A FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU APLICADA AO ESTUDO DE FÍSICA: A CINEMÁTICA | |
| Geraldo Bull da Silva Junior, Jefferson Ney |
Educação Matemática no Ensino Superior
| TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÂO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA COM ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin |
| ANÁLISE GRÁFICA DO CONCEITO DE DERIVADA SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA APOS | |
| Janice Rachelli, Vanilde Bisognin |
| MODELAGEM MATEMÁTICA POR FASES: UMA APLICAÇÃO AO ENSINO DE LOGARITMOS | |
| Seiji Niwa, Paulo Roberto Barbosa, Graziela Marchi Tiago |
| ENSAIOS: INTEGRANDO VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS | |
| Marcelo Batista de Souza, Rúbia dos Santos Amaral, Marcelo de Carvalho Borba |
| REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Graziela Marchi Tiago, Paulo Roberto Barbosa, Lívia Carolina Vieira |
| DO CONCRETO AO ABSTRATO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE LIMITE NO INFINITO | |
| Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Jéssica Meyer Sabatke |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA: um exemplo com o vídeo “Classificação de Frações” | |
| Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba |
| VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | PDF () PDF |
| Ketelyn Paravidini Vieira, Gilmara Teixeira Barcelos, Tiago Destéffani Admiral |
| RECURSOS COMPUTACIONAIS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES COM SOFTWARE GEOGEBRA. | |
| Jéssica Carolini da Silva Laurindo, Lucas Caitano, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DA “BATALHA DO MILHÃO” | |
| Bruno Mendes Basso, Thaísa Jacintho Müller |
| Geometria Fractal: O uso do software GeoGebra na construção do Floco de Neve | |
| Aline de Lima Brum, Elaine Corrêa Pereira |
| GEOGEBRABOOK: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS | |
| Bernarda Souza de Menezes, Daniela Barcellos Haas |
| DIVULGANDO VÍDEOS NO YOUTUBE PARA ENSINAR A CONSTRUIR APLICATIVOS NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
| Marcos Alberto Barbosa |
| ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1º. GRAU COM DUAS INCÓGNITAS: USO DO APLICATIVO DESMOS EM TABLETS | |
| CAMILA LINHARES RIBEIRO BARBOSA, Gilmara Teixeira Barcelos, Silvia Cristina Freitas Batista |
| O ENSINO HÍBRIDO E AS INOVAÇÕES SUSTENTADAS E DISRUPTIVAS | |
| Josias Dioni Bravim, Vanessa Battestin Nunes, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
| TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: TESTES INICIAIS DE UM APLICATIVO PARA CALCULAR PARCELAS DE SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO | |
| Neslei Noguez Nogueira, Vinicius Carvalho Beck |
| UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM/PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
| Ivanete Fátima Blauth, Suely Scherer |
| CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA GRÁFICA BLOCKLY NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ALGORITMOS | |
| Carmen Scorsatto Brezolin, Neiva Ignes Grando |
| E-BOOKS EM SALA DE AULA | |
| Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer |
| Recursos educacionais digitais e WebDocumento: A investigação do mapa da representação de um sistema de recursos. | |
| Amanda Rodrigues da Silva, Franck Bellemain |
| DISPOSITIVOS MÓVEIS COM TECNOLOGIA TOUCHSCREEN NO ENSINO DA GEOMETRIA | |
| Cristiane Pereira Felicio, Melissa Meier, Marcos V.A Basso |
| O USO DE GAMES PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Taiane Carrilho Rosa, Vinicius Carvalho Beck, Denise Nascimento Silveira |
| O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS | |
| Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX | |
| Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
| A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS EDIÇÕES DA SEGUNDA ARITMÉTICA DA SÉRIE CONCÓRDIA | |
| Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
| HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A MULTIPLICAÇÃO RUSSA COMO ALTERNATIVA DE TRABALHO EM ARITMÉTICA | |
| Ivan Alvaro dos Santos, Tânia Baier |
| OS JESUÍTAS E O ENSINO DA ARITMÉTICA EM SEUS GINÁSIOS NO SUL DO BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX | |
| Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer |
| QUADRADOS MÁGICOS E MEDIAÇÃO SIMBÓLICA: TRABALHANDO JOGOS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Ivan Alvaro dos Santos, Tânia Baier |
| A ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DAS VENDAS EM UMA FEIRA LIVRE | |
| Jose Nilson Morais, Francisco de Assis Bandeira |
| CONTEXTO HISTÓRICO DA RUPTURA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO – GEOMÉTRICO: XY UMA RETA OU UMA ÁREA? | |
| Paula Cristina Bacca |
| SUJETO, IDENTIDAD Y ACTIVIDAD: UNA MIRADA DESDE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN AMBIENTES DE RURALIDAD | |
| FREDY ALEJANDRO BARBOSA MELÉNDEZ |
| Laboratório de Ensino de Matemática - Um Ambiente de Aprendizado e Formação de Professores | |
| Yasmin Barbosa Cavalheiro, Leonardo Ribas Pereira, Joyce da Silveira Delfino |
| CARACTERÍSTICAS DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA FORMALISTA MODERNA NUM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
| Camila Bomhart, Isabel Koltermann Battisti |
| UMA EXPERIÊNCIA DE USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DE UMA TURMA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
| CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? | |
| PAULO VILHENA DA SILVA, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS, JANEISI DE LIMA MEIRA, JOSIANE SILVA DOS REIS |
| A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CANOAS: AS SABATINAS DO ANO DE 1956 | |
| Alexandre Ausani Huff, Arno Bayer |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA: A MATEMÁTICA MODERNA DOS ANOS 1955 A 1979 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Elisete Maria Bonfada |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA | |
| Silvia Teresinha Frizzarini, Polyana Benk, Claudete Cargnin |
| ATIVIDADES MULTIPLICATIVAS BASEADAS NA TEORIA COGNITIVA DE VERGNAUD: analisadas à luz de representações semióticas. | |
| Raimundo Luna Neres, Eliziane Rocha Castro, Antonio Luiz de Oliveira Barreto |
| MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA BELA INICIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
| JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Mateus Pozzebon Borges, Graciele de Borba Gomes Arend |
| VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Isadora Konarzewsky Patzer, Isabel Koltermann Battisti |
| INVESTIGANDO COM O GEOGEBRA 3D: O MÉTODO AXIOMÁTICO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal |
| REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO SUPERVISOR DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Cátia Brock, Eliana Maria Mallman Teixeira |
| EDUCACÃO FINANCEIRA CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NO TRABALHO COM PROJETOS | |
| ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
| A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE A IDEIA DE NÚMERO | |
| Luis Sebastião Barbosa Bemme, Vanilde Bisognin, Etiane Bisognin Rodrigues, Kátia Fogaça Martins |
| COMPREENSÕES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO RELATIVAS AOS PROCESSOS DE CONHECER E ENSINAR MATEMÁTICA | Sem título |
| Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Greice Scremin |
| “REPRESENTATIVIDAD DE LA COMPLEJIDAD DEL OBJETO MATEMÁTICO” COMO UN INDICADOR DE IDONEIDAD EPISTÉMICA DE UN PROCESO DE INSTRUCCIÓN | |
| Vicenç Font, Adriana Breda |
| A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões a partir de projetos de intervenção pedagógica no estágio curricular supervisionado | |
| Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros, Pablinny Ribeiro Bonfim Lima |
| A PLATAFORMA E-PROINFO: UMA VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Jussara Brigo |
| A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR SOB A LUZ DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO | |
| Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima |
| CONTRIBUIÇÕES DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Pedro Augusto Pereira Borges |
| FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA: EM DEBATE O PAPEL SOCIOPOLÍTICO DA MATEMÁTICA | |
| Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Bruna Larissa Cecco |
| INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA | |
| André Gustavo Oliveira da Silva, Fabio Luis Baccarin, Leticia Barcaro Caleste Omodei, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
| NARRATIVAS DE PROFESSORES FORMADORES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
| Josane Geralda Barbosa, Celi Espasandin Lopes |
| PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DE SUAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS | |
| CAROLINA CORDEIRO BATISTA, INGRID CORDEIRO FIRME, ROSA MONTEIRO PAULO |
| PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DOS SABERES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Marcos Aurélio Alves e Silva, Tânia Maria Goretti Donato Bazante |
| UM ESTUDO COMPARATIVO EM RELAÇÃO ÀS ESTUFAS CONVENCIONAIS E ELÉTRICAS NA SECAGEM DE FOLHAS DE FUMO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Glaucia Cabral Moraes, Luciana Elisa Tornquist, Rafael Winicius Winicius da Silva Bueno |
| UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE | |
| Maria Lucia Carvalho Fontanini, Bruna Bruniera, Fabiane Christine Gimenes, Kelly Rodrigues Araujo |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA MEDIADA PELAS TICs NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS | |
| MARCOS JOSÉ PEREIRA BARROS, IDEMAR VIZOLLI |
| CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O CURSO: DAS EXPECTATIVAS À SALA DE AULA | |
| Lélia de Oliveira Cruz, Arno Bayer |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC: REFLEXÃO E MUDANÇA NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Roberta Schnorr Buehring, Juliane da Cruz de Castro |
| ENSINO DE MATRIZES NUMÉRICAS NO ENSINO MÉDIO: O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS | |
| Thiago Barbosa Guedes, Aline Olveira Lemos, Katia Eliana Gonçalves Ferreira, Silvia Regina Vieira da Silva |
| PIBID: UMA LIGAÇÃO ENTRE A GRADUAÇÃO E A DOCÊNCIA | |
| silvia machado, Magda Neves da Silva, Lorens Estevan Buriol Siguenas |
| OFICINAS DE JOGOS MATEMÁTICOS: Pibid como possibilidade de troca de saberes | |
| Lorens Estevan Buriol Siguenas |
| UMA PROPOSTA DE ENSINO DO TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Rosemeire de Fatima Batistela |
| USOS/SIGNIFICADOS DE GEOMETRIA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL | |
| Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Anna Regina Lanner de Moura |
| A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um olhar a partir do estágio curricular supervisionado | |
| Ana Carolina Evangelista Sousa, Roseli Araújo Barros |
Avaliação em Educação Matemática
| RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA: AVALIAÇÃO EM DUAS FASES | |
| Ademir Basso |
| A BUSCA POR VALOR DESCONHECIDO EM QUESTÕES DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
| Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva |
| ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
| Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva, Cristina Cavalli Bertolucci, Lupi Scheer dos Santos, Fabrício Monte Freitas |
| ENEM, SIPEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA: DISCUSSÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA DE 2012 A 2016 | |
| Cristina Cavalli Bertolucci, Janice Rubira Silva, Paola Reyer Marques |
| AVALIAÇÃO DA XXXII FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS | |
| Vilmar José Zermiani, Iraci Müller, Carlos Efrain Stein, Vilmar Ibanor Bertotti Junior |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| LITERATURA E MATEMÁTICA: EXISTE LÓGICA NO PAÍS DA MARAVILHAS? | |
| Diana Patricia Ferreira de Santana, Neide Biodere |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Freudson Dantas Lima, Francisco Assis Bandeira |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Everlise Sanches Brum, Silvana Pinto Saggiono, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| Sequências textuais na expressão do processo de Modelagem Matemáticade estudantes do Ensino Médio | |
| MORGANA SCHELLER, Danusa de Lara Bonotto |
| DESAFIO AOS MONITORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Pedro Manuel Baptista Palhares |
| PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO VIVENCIANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Marcos Manuel da Silva |
| O PLANEJAMENTO DE UMA TAREFA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATERIALIZADO NOS TEXTOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Danusa Lara Bonotto, Morgana Scheller, Valderez Marina do Rosário Lima |
Currículo e Educação Matemática
| REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Raquel Taís Breunig |
Educação Matemática e Inclusão
| O CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS E A CONTEXTUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA QUE ENVOLVE SUAS OPERAÇÕES NUMÉRICAS - Uma construção para duas turmas do 8º ano do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) | |
| Raquel Tavares Scarpelli de Araujo Moreira, Rosana Gomes Bernardo |
| COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA PARA JOVENS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Jorge Brandão, Denize Silveira |
| O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS SURDOS | |
| Cátia Luana Bullmann |
| CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPO COM UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA | |
| Heniane Passos Aleixo, Thaís Philipsen Grützmann, Fabiane Carvalho Bohm |
| RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES DO PRIMEIRO GRAU: A EXPERIÊNCIA DE ENSINAR UM ALUNO CEGO | |
| ELEN GRACIELE MARTINS, Barbara Lutaif Bianchini |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ÂMBITO NACIONAL NO PERÍODO DE 1985-2000 | |
| Fernanda Silva Baú, Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Moab Marques da Silva |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| A DETERMINAÇÃO DE ESPAÇOS AMOSTRAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS NA EJA | |
| Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
| ATIVIDADES DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA CHILENA | |
| Cristiane de Arimatéa Rocha, Danilo Díaz Levicoy, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
| CONSTRUINDO O PERFIL DA TURMA: UM ESTUDO SOBRE GRÁFICOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Clarissa Coragem Ballejo, Lori Viali |
| VIVÊNCIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM | |
| Mauren Porciúncula, Alessandra Abade da Cruz, Milena Ruas Marques, Pedro Henrique Barcarolo |
Mesas Redondas
| LOS PROFESORADOS UNIVERSITARIOS DE MATEMATICA | |
| Teresa Braicovich |



