Minicursos
| O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
| Diego de Vargas Matos, Caroline Maffi, Rosana Maria Gessinger, Débora Cristine Frasnelli |
| Descomplicando Fórmulas Matemáticas Por Meio do Geoplano Tradicional e do Geoplano Digital | |
| Marília do Amaral Dias, Maria Elaine dos Santos Soares |
| A DIVISÃO EUCLIDIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL – E O RESTO? | |
| Janete Jacinta Carrer Soppelsa, Luisa Rodrígues Doering, Cydara Cavedon Ripoll |
| A CATAPULTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO QUADRÁTICA USANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA | |
| Luiza de Paula Ghisleni, Isabel Koltermann Battisti |
| A LINGUAGEM DO LATEΧ COMO RECURSO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | |
| Caio Robério Barpp da Silva, Valdirene da Rosa Rocho, Margarete Farias Medeiros |
| SERÁ QUE A VERIFICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS SÓ VALE PARA A SOMA DAS ÁREAS DOS QUADRADOS SOBRE OS CATETOS? | |
| Josieli Duranti, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
| UTILIZANDO O SOFTWARE SWEET HOME 3D PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO | |
| Nícolas Giovani da Rosa, Thalis Peixoto, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
| ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Geovana Luiza Kliemann, ANA PAULA KREIN MULLER, MARIA MADALENA DULLIUS, ROMILDO PEREIRA DA CRUZ |
| CONSTRUINDO E APRENDENDO COM O GEOPLANO | |
| Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto |
| ESTUDO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO E DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Neilson Ferreira de Lima |
| GESTION DE LA CLASE DE MATEMÁTICA PARA ALUMNOS ENTRE 9 Y 12 AÑOS | |
| Alejandra Deriard |
| O SCRATCH COMO UMA POSSIBILIDADE NA SALA DE AULA | |
| Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia |
| UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES E SISTEMAS | |
| Fernanda Dellinghausen, Vanessa Galle, Clarissa Olgin |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA | |
| Giovani Rosa Delazeri, Leandro Millis |
| JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO MÚLTIPLAS HABILIDADES | |
| Eduardo Meliga Pompermayer, Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Cláudia Carreira da Rosa, Debora Coelho de Souza |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de Matemática | |
| Aldinete Silvino Lima, Islenis Carolina Botello Cuvides, Iranete Maria da Silva Lima |
| ENSINANDO ÁREAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Elise Candida Dente, Vanessa Brandão de Vargas |
| UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARITMÉTICA MODULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| ELIZABETH MAGALHÃES OLIVEIRA, Marco Antonio Di Pinto, Marcia Roberta Santos Pires da Silva, Michel da Costa |
| O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Tauana Dambrós, Carmen Vieira Mathias, Isabel Cristina Frozza, Bruno Simões Gomes |
| ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ESPAÇO WEB-PRESENCIAL NA INTERLOCUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Felipe Santos Ramos, Maurício Correa da Rosa |
| A CONSTRUÇÃO DE ANIMAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Isaias Guilherme de Souza Boruch, Maria Ivete Basniak |
Pôsteres
| FORMAÇÃO CONTÍNUA: CURRÍCULO LATTES | |
| Jéssica Sousa Santos, Rosimeyre Vieira da Silva, Cícero dos Santos Teixeira |
| Escala Cuisenaire: Uma Proposta De Ensino | |
| Mariana Fanhani Renovato, Daniela Oliveira Da Silva |
| MATEMÁGICA EM SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO | |
| Jenifer Laís de Lara, Ricardo Fajardo |
| MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA Aprendendo através de jogos | |
| Jane Cristina da Silva, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Ivo Antônio da Conceição Ribeiro |
| BINGO DA TABUADA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Camila Dorneles da Rosa, Débora da Silva de Lara |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Nayara Aparecida Leite Polizeli, Ernandes Rocha de Oliveira |
| JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva |
| O USO DO XADREZ COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS | |
| Jaqueline Valerio da Cruz, Paulo Vilhena da Silva |
| Proposição de aplicações interativas em web para ensino de estatística EAD | |
| Bruna Martini Dalmoro, Lisiane Priscila Roldão Selau |
| UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
| Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm |
| MATEMÁTICA E O ENSINO VOLUNTARIADO | |
| Silvianne Amaral da Silva, Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias |
| TROCANDO A ILUMINAÇÃO DO PRÉDIO PEDAGÓGICO POR LÂMPADAS DE LED: ATIVIDADE DE MODELAGEM AVALIANDO OS IMPACTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS | |
| ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO, Ricardo da Silva Santos, Evandro Chaves de Oliveira |
| O USO DO SOFTWARE FREEMAT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATRIZES | |
| João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech, Nayara de Novaes Rezende Villani |
| O USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO | |
| Marcionei Rech, João Ricardo Vallim Pereira, Nayara de Novaes Rezende Villani |
| REVISANDO CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Silvianne Amaral da Silva, Carmen Vieira Mathias |
| ATIVIDADES DE FUNÇÕES DO 1º E 2º GRAU COM O GEOGEBRA | |
| frank victor amorim, Albérico Texeira Canário de Souza |
| CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Amanda Denise Nogueira Machado, Edinara da Silva Pereira, Patrícia Graciele Moreira da Silva, Graciele de Borba Gomes Arend |
| ANÁLISE DA CAPACIDADE SUPORTE DO MODELO LOGÍSTICO | |
| Tanisia De Carli Foletto, Lauren Mello |
| ABORDAGEM DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS: UM OLHAR SOB A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO ADMINISTRADOR | |
| Fernanda Oliveira dos Santos, Suzi Samá |
| PROJETO DE MINICURSOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA | |
| Eduarda Santos de Oliveira, Camila Labres Nemos |
| CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
| Laura Medeiros Pereira, Rafael Pereira de Melo, Jobson Hugo de Sousa Soares, Albérico Teixeira Canário de Souza |
| Formação contínua do professor da educação básica | |
| Jussara D´Assunção, Silvia Regina Viel |
| GEOMETRIA EM AÇÃO: Aprendendo Com o Geogebra | |
| Jullian da da Silva Moreira, Jaedson Carvalho da Silva, Joelma dos Santos Souza Maciel |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SENSO NUMÉRICO PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
| Sula Cristina Teixeira Nunes, Évelin Fulginiti de Assis, Alessandra Figueiró Thornton, Luciana Vellinho Corso |
| CÁLCULO MENTAL E ESTIMATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO POSSIBILIDADES | |
| Vanessa de Oliveira, Rosa Monteiro Paulo |
| APRENDENDO LÓGICA COM A CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL | |
| Diego de Vargas Matos |
| A RESOLUÇÃO DE ALGORITMOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO APRESENTADA POR CRIANÇAS COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA | |
| Isabel Cristina Machado de Lara, João Pedro Neves Frare, Lanúzia Almeida Brum Avila, Letícia da Silva Pimentel |
| POSSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| MAGALE PEREIRA, Ana Gabriela da Silva Rocha, Jutta Cornélia R. Justo |
| A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A INTRODUÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
| Fabulo Eugenio Danczuk, Janecler Aparecida Amorin de Colombo |
| CONHECENDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Luana Danelli Silva |
| GAME TRANSTAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE CONECTA A MATEMÁTICA À TECNOLOGIA | |
| Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Renan Petter Quadros |
| CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MENCIONADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Eliane Maria de Oliveira Araman, Jader Otavio Dalto, André Luis Trevisan |
| A DIREITA DE QUEM? A LATERALIDADE E O REFERENCIAL ESPACIAL PARA CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Francielli Aparecida Rocha de Carli, Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| INTEGRANDO SIMULAÇÕES NETLOGO E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Daniana de Costa, Edilson Pontarolo |
| ANÁLISE DE CONTEÚDO: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS CRENÇAS E CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Vannessa Cristina Almeida da Silva, Magno Luiz Ferreira |
| JUROS SIMPLES E COMPOSTOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS | |
| Valdir Bezerra dos Santos Júnior, Marlene Alves Dias, Míriam do Rocio Guadagnini |
| MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO GEOMETRIA PLANA: OS POLÍGONOS | |
| Tamires dos santos augusto, Milena Molitor, Claudete Cargnin |
| O uso do cálculo mental nas aulas de Matemática | |
| Suellen Terra Fagundes dos Santos Fernandes, Silvana Leal da Silva |
| CONSTRUÇÃO DE PLANTAS BAIXAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL | |
| Josiane Silva dos Reis, Renata Lourinho da Silva, Paulo Vilhena da Silva |
| PIBID/CAPES/UPF 2016: JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| JAQUELINE SIMON, Rafael Andrioli da Rosa, Adrieli Rejane Daronch |
| AS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE CRÍTICA | |
| Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto, Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood |
| PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 8º ANO ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS | |
| Carla Martins da Silva, Thaísa Jacintho Muller |
| MATEMÁTICA PAI D’ÉGUA: DESFRUTANDO DE CONCEITOS CULTURAIS DO ESTADO PARAENSE | |
| Caio de Siqueira Bendelak dos Santos, José Luís Magalhães da Silva, Matheus dos Santos Martins, Rita Sidmar Alencar Gil |
| PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO EM DUAS TURMA DA 8ª CLASSE NA CIDADE DE QUELIMANE | |
| Geraldo Vernijo Deixa |
| A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: POTENCIAÇÃO | |
| José Ricardo de Rezende Zeni, Sabrina Aparecida dos Santos Gavinier, João Guilherme Rufino de Souza |
| LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO | |
| Vanessa Fonseca de Oliveira, Janaína Poffo Possamai |
| ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO COM O JOGO DE FATORAÇÃO | |
| Veronice Maria Kawalek, Renata da Silva Dessbesel |
| JOGO MATIX: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
| Adriana da Conceição Tesch, Silvana Cocco Dalvi |
| A COMPETÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM EXPERIMENTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Giovani Rosa Delazeri, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS: ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE NOÇÕES BÁSICAS | |
| Francine Dahm |
| EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
| Fernanda Dellinghausen, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| NO CAMINHO DA GEOMETRIA OU A GEOMETRIA PELO CAMINHO? | |
| Susilene Garcia da Silva Oliveira, Juliana Alves de Souza |
| OS GRÁFICOS: UM CAMPO FÉRTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO AUTÔNOMO | |
| LEANDRO DE ANDRADES CAMPOS, RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA |
| PIBID MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Reinaci Silva, Lucas Pablo Ferreira dos Santos |
| VALORIZAÇÃO E INCENTIVAÇÃO PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Valeria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza |
| O ENSINO INTRODUTÓRIO DE ÂNGULOS ATRAVÉS DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS | |
| Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva, Rosângela Araújo da Silva |
| APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
| Wellington Rabello de Araujo, Gisele Lourdes Monteiro, Fabiane Mondini, Rosa Monteiro Paulo |
| NO ENSINO DA GEOMETRIA... FORMAS DA EXPRESSÃO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
| Leticia Diello Kuhn, Lisete Bampi, Lucas Führ, Caroline Dal Agnol |
| CUIDE BEM DO SEU DINHEIRO: DE OLHO NOS FOLHETOS | |
| Vildes Mulinari Gregolon, Guilherme Henrique da Silva |
Educação Matemática no Ensino Médio
| CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA ATIVIDADE DIRECIONADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| William Debon Pereira, Celiane Costa Machado, Andressa Escobar Machado, Roger Braga Dutra |
| CONTRIBUIÇÕES DE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: O PRAZER NA DESCOBERTA DE SOLUÇÕES PARA SITUAÇÕES-PROBLEMA | |
| Pâmella de Alvarenga Souza, Cintia de Souza Almeida, Vanice da Silva Freitas Vieira |
| EXPERIMENTANDO E EXPERIENCIANDO A MATEMÁTICA | |
| Nícolas Giovani da Rosa |
| SAÚDE E MATEMÁTICA: A interseção entre a teoria dos conjuntos e os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti | |
| Matheus Dos Santos Martins, Fernanda Suely Barata, Deiziany de Sousa Lobo |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO LITORAL NORTE GAÚCHO | |
| Jussie dos Santos Matos, Joseide Justin Dallemole |
| EXPERIMENTANDO RECEITAS DE FUBÁ E TANGRAM NO ENSINO DE FRAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE SER ALUNO E SER PROFESSOR EM UM CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO | |
| Guilherme Vier, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
| PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA COM MATERIAIS CONCRETOS EM UMA TURMA DA EJA | |
| Magda Campos Barbosa, ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Maxwell Gonçalves Araújo, Franciane José da Silva |
| A ARGUMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO FUNCIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
| Jéssica Goulart da Silva, Deise Pedroso Maggio, Cátia Maria Nehring |
| CRIPTOGRAFIA E O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E SUA INVERSA | |
| Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Alex Cabral Barbosa |
| GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR CRÍTICO PARA AS EMBALAGENS | |
| Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas, Ranna de Jesus Ambrosio |
| O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO: UMA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira, Daniela Maria De Almeida, Vanessa Lacerda Tarouco |
| O ensino de função através do jogo “Máquina de Função”: uma abordagem dialógica e investigativa | |
| Daniel Antonio Silva de Araujo, Marielle Moura Oliveira, João Carlos Barros Monteiro, Sara Gomes Cordeiro de Faria |
| OBSTÁCULO DIDÁTICO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO CICLO TRIGONOMÉTRICO | |
| Neilson Ferreira de Lima |
| OS POLIEDROS DE PLATÃO: ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA | |
| Aline Lyra Lemos, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Neide Roman, Claudia Carrreira da Rosa |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS | |
| Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius, ANA PAULA KREIN MULLER |
| EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | |
| Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO | |
| Rafael Pereira de Melo, Eulalia Raquel Gusmao de Carvalho Neto |
| CONTEXTUALIZANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PESCADORES ARTESANAIS DA CIDADE DE RIO GRANDE | |
| Sicero Agostinho Miranda, Elaine Corrêa Pereira, Vilmar Alves Pereira, Marília Nunes Dall'Asta |
| ARTE E MATEMÁTICA: TECENDO FORMAS NA CIRCUNFERÊNCIA DO FILTRO DOS SONHOS | |
| Vanessa silva da luz, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall Asta |
| AVALIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID E DO PRÓ-LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UEG CAMPUS CORA CORALINA | |
| Sara Vieira Lagares, Jessica Alves Ribeiro, Daniel Antonio Silva de Araujo, Luciano Feliciano de Lima |
| APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PESQUISA NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA | |
| Ana Paula Rangel de Andrade, Rosélia Perissé da Silva Piquet, Elis de Araújo Miranda |
| USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA ABORDAGEM DE PRISMA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
| Jean Martins de Arruda Santos, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da Silva |
Educação Matemática no Ensino Superior
| TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÂO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA COM ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin |
| Álgebra Linear: um olhar a respeito das opiniões de estudantes de Ciências da Computação | |
| Mariany Layne de Souza |
| A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR | |
| Marlene Alves Dias, Nielce Meneguelo Lobo Costa, Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandez |
| ENSAIOS: INTEGRANDO VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS | |
| Marcelo Batista de Souza, Rúbia dos Santos Amaral, Marcelo de Carvalho Borba |
| IMAGEM DO CONCEITO DE DERIVADA EM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE ENSINO DE CÁLCULO COM BASE NA ANÁLISE DE UM MODELO FÍSICO | |
| Guilherme Vier, Débora da Silva Soares |
| O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM | |
| Michelle Andrade Klaiber, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
| A MATEMÁTICA PRESENTE NOS CONCEITOS DE MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES | |
| Clara de Mello Maciel, Graciela Meggiolaro, Robson Trevisan, Antônio Vanderlei dos Santos |
| O CONCEITO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: ANÁLISE DE UM LIVRO DO ENSINO SUPERIOR | |
| Danrlei Silveira Trindade, Maria Arlita da Silveira Soares |
| DO CONCRETO AO ABSTRATO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE LIMITE NO INFINITO | |
| Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Jéssica Meyer Sabatke |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA PROPOSTA COM O SOFTWARE SIMCALC NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Robson dos Santos Ferreira, Rosana Nogueira de Lima |
| Explorando a Geometria Fractal com o GeoGebra | |
| Marcelo Wachter Maroski, Lecir Dalabrida Dorneles, A. Patricia Grajales Spilimbergo, Claudia Piva |
| SCRATCH: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA PROGRAMAÇÃO | |
| Airan Priscila de Farias Curci, Marcelo Souza Motta |
| Uso de Games na Educação:Dificuldades e Desafios da Mediação didática | |
| Thaísa Jacintho Muller, Rubens Renato Da Silva de Lima |
| TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM DINÂMICA MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
| Dienifer Tainara Cardoso, Ivanete Zuchi Siple, Elisandra Bar de Figueiredo |
| A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Caroline Maffi, Diego De Vargas Matos, Lanúzia Almeida Brum Avila, Thaísa Jacintho Müller |
| COMPREENDENDO O COMPORTAMENTO DE UMA FUNÇÃO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
| Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm |
| O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXILIAR NO ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO CIRCULO TRIGONOMÉTRICO | |
| ROMILDO PEREIRA DA CRUZ, MARLI TERESINHA QUARTIERI, GEOVANA LUIZA KLIEMANN, ANDREIA SPESSATTO DE MAMAN |
| MULTITAREFA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O SCRATCH | |
| Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia, Marlise Geller |
| A CAÇA AO TESOURO COM SMARTPHONES: UMA SIMULAÇÃO DE AULA DE MATEMÁTICA COM PROFESSORES | |
| Michel Hallal Marques, Daiane Leal da Conceição, Gabriel Souza Germann da Silva |
| Recursos educacionais digitais e WebDocumento: A investigação do mapa da representação de um sistema de recursos. | |
| Amanda Rodrigues da Silva, Franck Bellemain |
| MATEMÁTICA ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS | |
| Cristiane da Silva Stamberg, Andréa Pereira, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati |
| GEOGEBRA E GRÁFICOS DINÂMICOS: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO | |
| Rodrigo Duda, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro |
| ARDUINO: APOIO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
| Silvio Cesar Viegas, Renato P. dos Santos |
| OS SONS DA FUNÇÃO SENO: UMA ATIVIDADE DE ENSINO MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
| Dienifer Tainara Cardoso, Jéssica Meyer Sabatke, Rogério de Aguiar |
| ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS DAS EXATAS NA MODALIDADE EAD | |
| Simone Soares Echeveste, Tania Elisa Seibert, Fernanda Dellinghausen, Beatriz Oliveira da Costa |
| A PONTE RETIFICADORA EM UM CIRCUITO ELÉTRICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO MODULAR POR MEIO DE UM AMBIENTE VIRTUAL | |
| Karina Piva Recco, Margarete farias Medeiros, Helmo Alan Batista de Araujo, Lisandro Bitencourt Machado |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| Jogos para o ensino de aritmética no manual Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque | |
| Cintia Schneider, David Antonio da Costa |
| HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A MULTIPLICAÇÃO RUSSA COMO ALTERNATIVA DE TRABALHO EM ARITMÉTICA | |
| Ivan Alvaro dos Santos, Tânia Baier |
| QUADRADOS MÁGICOS E MEDIAÇÃO SIMBÓLICA: TRABALHANDO JOGOS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Ivan Alvaro dos Santos, Tânia Baier |
| SE SENTIR MATEMÁTICO NA VIDA | |
| Vanessa silva da luz, Celiane Costa Machado |
| DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: REVIVENDO A HISTÓRIA | |
| Vanessa Mattoso Cardoso, Vera Lúcia da Fonseca, Renata magarinus |
| INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA E OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO | |
| Carla Terezinha Botelho Torrez, David Antonio da Costa |
| Laboratório de Ensino de Matemática - Um Ambiente de Aprendizado e Formação de Professores | |
| Yasmin Barbosa Cavalheiro, Leonardo Ribas Pereira, Joyce da Silveira Delfino |
| CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? | |
| PAULO VILHENA DA SILVA, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS, JANEISI DE LIMA MEIRA, JOSIANE SILVA DOS REIS |
| A MATEMÁTICA NA APICULTURA: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO | |
| Alisson Souza Jesuino, Leticia Lopes Hespanhol, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Margarete Farias Medeiros |
| A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE BRASÍLIA: CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÕES DE IDEIAS ADVINDAS DO PABAEE | |
| Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Aparecida Rodrigues Silva Duarte |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A ESCOLA COMO SUJEITO DE PESQUISA | |
| Mariana Lima Duro, Jaqueline Molon |
| A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A NECESSÁRIA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
| Mariana Lima Duro, Jaqueline Molon |
| O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. | |
| Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D' Antonio Verrengia, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira |
| PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS: PERSPECTIVAS PARA A SALA DE AULA | |
| Gabriel Souza Germann da Silva |
| O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: A FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO EM QUESTÃO | |
| Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Andréia Dalcin |
| UM ESTUDO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À LUZ DO ENSINO INVESTIGATIVO DE MATEMÁTICA | |
| Denise Knorst da Silva, David Antonio da Costa |
| A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | |
| Jaqueline Molon, Mariana Lima Duro, Carina Loureiro Andrade |
| A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR SOB A LUZ DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO | |
| Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima |
| ABORDAGENS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Jackelyne de Souza Medrado, Roberto Nardi, Marisa da Silva Dias |
| ATELIÊ DE MATEMÁTICA PARA UNIVERSITÁRIOS: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Alana Gomes Tomaz Louzada, Shéridan dos Reis Pinto |
| DISCALCULIA: O CÉREBRO E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS | |
| Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara |
| O ENSINO EXPLORATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Rodrigo Carvalho Dias, Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
| PDE ELO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| vanessa lucena, Renata Camacho Bezerra, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
| PROBABILIDADE E INFERÊNCIA ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Neilson Ferreira de Lima |
| PROFESSORES POLIVALENTES: QUAIS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA CARREGAM CONSIGO? | |
| José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar |
| RELAÇÃO PIBID COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Carla Gabrielle da Silva Souza, Váleria Aparecida Lima Rodrigues |
| UMA PRÁTICA PROFISSIONAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES INICIAIS | |
| ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Daniela Cristina de Oliveira |
| PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR | |
| Ney David Veloso, Rossano André Dal-Farra, Mariana Mostardeiro de Aguiar |
| PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA RELATIVAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| MARCO AURÉLIO AURÉLIO KISTEMANN, Rodrigo Martins de Almeida |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC: REFLEXÃO E MUDANÇA NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Roberta Schnorr Buehring, Juliane da Cruz de Castro |
| PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS | |
| Srta. Luana Danelli da Silva |
| NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: INVESTIGAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Silvana Cocco Dalvi |
| PRÁTICA DE ENSINO: AUTORIA OU MIMESE? | PDF () |
| Marlubia Correa de Paula, Lori Viali, Gleny Teresinha Duro Guimarães |
| GRUPO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA – PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E MUNICÍPIO | |
| Fabiana Caldeira Damasco, Maria Cristina Vieira Cavalcanti |
| RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TUPANCIRETÃ-RS | |
| Andreza Cavalheiro da Costa, Graciele de Borba Gomes Arend |
| LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Auriluci Carvalho Figueiredo, Marcia Roberta Pires Silva, Elizabeth Magalhães Oliveira, Marco Antonio Di Pinto |
| AÇÕES MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: APRENDER FAZENDO NA OFICINA DE GEOMETRIA | |
| Mércia Cristina dos Santos Farias, Carloney Alves de Oliveira |
| A ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS: EXPLORANDO O SOFTWARE JFRACTIONLAB | |
| Danrlei Silveira Trindade, Patricia Pujol Goulart Carpes, Paola Aquino dos Santos |
| Provocações Matemáticas | |
| Rute da Cunha, Andréia Dalcin, Almir César Ferreira Cavalcanti |
| PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO | Sem título |
| Marlubia Correa de Paula, Lori viali Viali, Maria Manuel Nascimento |
Avaliação em Educação Matemática
| LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Acylena Coelho Costa, Sandy da Conceição Dias |
| LA EVALUACIÓN COMO MEDIO DE MOTIVACIÓN HACIA EL APRENDIZAJE DEL CÁLCULO | |
| Olga Lucía Duarte Bolívar, Luz Ángela Flórez Olarte |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| INSTRUIR, TREINO E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
| Robson André Barata de Medeiros, Paulo Vilhena da Silva, Janeisi de Lima Meira |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM MATEMATICA NA CONSTRUÇAO DA MAQUETE DO MERCADO DE FERRO DO VER-O-PESO | |
| José Luis Magalhães da Silva, Caio de Siqueira Bendelak dos Santos, Matheus dos Santos Martins |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO NO MEIO EDUCACIONAL | |
| Alyson Fernandes de Oliveira |
| MODELAGEM MATEMÁTICA COM MOEDAS E UM COPO DE ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| Adriana Sbardelotto Di Domenico, Veronice Maria Kawalek, Vanessa Gonçalves Vieira |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E A CONCIENTIZAÇÃO DO COMBATE A DENGUE: UMA ANALISE POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS | |
| Debora coelho de souza, Claudia Carreira da Rosa |
| DESAFIO AOS MONITORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Pedro Manuel Baptista Palhares |
| PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO VIVENCIANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Marcos Manuel da Silva |
| APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS-RS | |
| Tanisia De Carli Foletto, Lauren Mello |
Currículo e Educação Matemática
| ATIVIDADES DIDÁTICAS UTILIZANDO O SOFTWARE JCLIC NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin |
| A REALIDADE LOCAL COMO PONTO DE PARTIDA: UM ESTUDO SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL | |
| Alice Trisch König, Andréia Dalcin |
| O DESAFIO DE UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ATUAL CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO | |
| Dayse do Prado Barros, Marcus Vinícius Pereira |
| DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA | |
| Crislaine De Anunciação Roveda, João Alberto Da Silva |
Educação Matemática e Inclusão
| A VISÃO DE DOCENTES DE BELÉM DO PARÁ SOBRE AS DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS | |
| Sandy da Conceição Dias, Pedro Franco de Sá |
| AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO: Caleidoscópios e construções geométricas | |
| MICHELE CRISTIANE DIEL RAMBO |
| ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Deborah Alves Horta, Clarisse Paes José Degel, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Jéssica Bonifácio da Silva |
| DIÁLOGOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
| Cátia Aparecida Palmeira, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Milli |
| PROFMAT: ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDAS SOBRE A TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki, Rogério de Oliveira Souza |
| CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA | |
| Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
| DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Jéssica de Sousa Santos, Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues, Cícero dos Santos Teixeira |
| ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES OUTSIDERS PARA UMA ESCOLA DE ESTABELECIDOS | |
| José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE UM ESTUDANTE AUTISTA | |
| Andiara Cristina de Souza, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA NOS 15 ANOS PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA (2001-2015) | PDF () |
| Moab Marques da Silva, Emerson Da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula |
| ENSINO DE FRAÇÕES PARA CEGOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini, Luí Felippe da Silva Bellicantta Molloss |
| AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E INCLUSÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN | |
| Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Jader Otavio Dalto |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA COM RECURSOS DE MÍDIAS | |
| Rose Grochot Gayeski, Luciana Neves Nunes, João Feliz Duarte de Moraes |
| ATIVIDADES DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA CHILENA | |
| Cristiane de Arimatéa Rocha, Danilo Díaz Levicoy, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RSTUDIO COMO UM MICROMUNDO DE CIÊNCIA DE DADOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | |
| Isadora Luiz Lemes, Renato Pires dos Santos |



