Minicursos
| GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
| Maria Elaine dos Santos Soares, Vinicius Carvalho Beck |
| Criptografia: Evolução histórica e aplicação na função afim e sua inversa | |
| Lívia Azelman de Faria Abreu, Ramon Chagas Santos, Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU | |
| Helenara Souza, Fabricio Soares, Cátia Maria Nering |
| Descomplicando Fórmulas Matemáticas Por Meio do Geoplano Tradicional e do Geoplano Digital | |
| Marília do Amaral Dias, Maria Elaine dos Santos Soares |
| JOGOS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO DINÂMICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Cintia Schneider, Maiara Elis Lunkes |
| A DIVISÃO EUCLIDIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL – E O RESTO? | |
| Janete Jacinta Carrer Soppelsa, Luisa Rodrígues Doering, Cydara Cavedon Ripoll |
| SERÁ QUE A VERIFICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS SÓ VALE PARA A SOMA DAS ÁREAS DOS QUADRADOS SOBRE OS CATETOS? | |
| Josieli Duranti, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
| UTILIZANDO O SOFTWARE SWEET HOME 3D PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO | |
| Nícolas Giovani da Rosa, Thalis Peixoto, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
| CONSTRUINDO E APRENDENDO COM O GEOPLANO | |
| Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto |
| EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM | |
| Eliamar Ceresoli Rizzon, Daniel Francisco Nichele, Jéssica Elisabeth Johann Dias, Maurício Ramos Sgarbi |
| MC_EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO | |
| SANDRA MARA MARASINI, Henrique Schons Assumpção, Janaína Sagiorato Suptitz, Rafael Andrioli da Rosa |
| PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA: LIVRO-JOGO COMO DESAFIO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Aline Rodrigues Senna dos Santos |
| SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: ASPECTOS HISTÓRICOS E PROPOSTA DE ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS | |
| Elenice de Souza Lodron Zuin, Célio Moacir dos Santos |
| O SCRATCH COMO UMA POSSIBILIDADE NA SALA DE AULA | |
| Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia |
| TRABALHANDO COM APLICATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APREDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Karina Nunes da Silva, Lucas Teixeira da Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. | |
| Jorge Brandão, Denize Silveira, Elisângela Magalhães |
| MINICURSO PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
| Mauren Porciúncula, Karine Cunha Duarte Silva, Milena Ruas Marques, Gabriela Machado Moura |
| UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARITMÉTICA MODULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| ELIZABETH MAGALHÃES OLIVEIRA, Marco Antonio Di Pinto, Marcia Roberta Santos Pires da Silva, Michel da Costa |
| O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Elion Souza da Silva, Fabiana Chagas Andrade, Jefferson Araujo Santos, Stephenson Luiz da Silva |
| DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA – A PIRÂMIDE E SEU VOLUME | |
| Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Emanuel Gomes Lourenço, Francisco Aldrin Armstrong Rufino |
Pôsteres
| FORMAÇÃO CONTÍNUA: CURRÍCULO LATTES | |
| Jéssica Sousa Santos, Rosimeyre Vieira da Silva, Cícero dos Santos Teixeira |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA: MATEMÁTICA, ECONOMIA, SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Alisson Henrique dos Santos |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO PELOS JOGOS: BRINCANDO COM OS NÚMEROS | |
| Paulo Jose Santos Pereira |
| O TABULEIRO BHASKARA | |
| Mélany Silva dos Santos, Makele Verônica Heidt |
| ESTATÍSTICA APLICADA AO COTIDIANO DOS DISCENTES | |
| Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima |
| O CONHECIMENTO DE BIOLOGIA E MATEMÁTICA A PARTIR DE JOGOS | |
| Luiz Silva Santos, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves |
| USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES NO NÍVEL SUPERIOR | |
| Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima |
| CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO | |
| Jorge André Silva Paiva, Márcia Roberta Santos Pires Silva |
| CÓDIGOS NA SALA DE AULA | |
| Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis |
| MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA Aprendendo através de jogos | |
| Jane Cristina da Silva, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Ivo Antônio da Conceição Ribeiro |
| DETERMINAÇÃO DA LEI DE UMA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º. GRAU POR MEIO DE SEU GRÁFICO EM MATRIZES DE ALTO RELEVO | |
| Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Mylane dos Santos Barreto |
| CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO CURSO DE GEOGEBRA OFERECIDO PELO SITE OGEOGRA EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR) | |
| André Luís Pereira Souza |
| A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA INTERATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA | |
| Pablinny Ribeiro Bonfim Lima, Deusaguimar Divino da Silva |
| APRESENTANDO A ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR COM FOCO HITÓRICO | |
| Valeria Rosado Pinheiro, Gracielle Antunes de Araújo, Luciano de Oliveira Santos |
| INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA | |
| Carla Milena Spielmann, Géssica dos Santos, João Lucas da Silva Palma, Daniel Francisco Nichele |
| GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, Adriana Fatima de Souza Miola, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmásio |
| A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA | |
| Gracielle Antunes Araújo, Fabiana Ferreira Santana, Valéria Rosado Pinheiro |
| A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS | |
| Ariosvaldo Andrade dos Santos, Célio Moacir dos Santos, Thiago Campos Magalhães |
| ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Gracielle Antunes de Araújo, Valéria Rosado Pinheiro, Adelino José dos Santos |
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIDADES PRISIONAIS | |
| Lucas Henrique dos Santos, Mayara Napoleana Martim Justo dos Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
| CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM ESTUDO COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gustavo Fernando Bernardes da Silva, André Luiz Oliveira Capoano, Alessandra Querino da Silva, Rita Cassia de Oliveira |
| CRUZADINHA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Alessandra Querino da Silva, Natiele de Almeida Gonzaga |
| ENSINO DE ESTATISTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA | |
| Aline Cafruni Gularte, Lisiane Priscila Roldão Selau |
| EXPERIÊNCIA COM O PROJETO DE MONITORIA EM MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA | |
| Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
| FORMALIZAÇÃO E INTUIÇÃO NO APRENDIZADO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
| ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA, VERA LÚCIA RAGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
| INVESTIGANDO O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM GEOMETRIA | |
| Deusaguimar Divino Silva |
| JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva |
| MATEMÁTICA E JOGOS: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM | |
| Pâmela Ceolin Pinto, Maurício Ramos Sgarbi, Claudiane Raquel Feltes, Rosí de Fatima Oliveira Portela |
| MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL | |
| Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| OBSTÁCULOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
| PROCESSOS DE CONVERSÃO NA ESCRITA NUMÉRICA: Prova Brasil | |
| Jeremias Stein Rodriguês |
| Proposição de aplicações interativas em web para ensino de estatística EAD | |
| Bruna Martini Dalmoro, Lisiane Priscila Roldão Selau |
| RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA NOS LIVROS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COM BASE NO PNLD 2015 | |
| Elisangela Brauner, Maria Cecilia Pereira Santarosa |
| SERÁ QUE REALMENTE SÃO APENAS CINCO OS SÓLIDOS DE PLATÃO? | |
| Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
| UMA METODOLOGIA PARA UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BIMODAL: APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO EM AMBIENTES CONSTRUCIONISTAS | |
| Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer |
| USO DE VIDEOAULAS PARA O ENSINO PRESENCIAL DE ESTATISTICA | PDF () |
| Aline Cafruni Gularte, Lisiane Priscila Roldão Selau |
| MATEMÁTICA E TERCEIRA IDADE | |
| JAQUELINE SIMON, Luiz Henrique Ferraz Pereira |
| MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: INTERLIGANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Graziela Macuglia Oyarzabal, Nádia Teresinha Schröder, Milena de Sá Almeida |
| CAÇA COM CÓDIGOS | |
| Ruana Maíra Schneider, Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis |
| O número e de Euler | PDF () |
| Robson Lucas Soares da Silva, Francisco Batista de Medeiros |
| Possíveis articulações e contribuições da plataforma Moodle para a formação de professores de Matemática. | |
| Liliane Oliveira Souza |
| A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO JOGO “NUNCA DEZ” | |
| Milena Stülp da Silva, Caroline Roesch, Gláucia Cabral Moraes |
| DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS: SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Kariely Lopes Gomes de Brito, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Danielly Fraga Santana |
| ABORDAGEM DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS: UM OLHAR SOB A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO ADMINISTRADOR | |
| Fernanda Oliveira dos Santos, Suzi Samá |
| UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS NO CONTEXTO DA VARIABILIDADE | |
| Wanderley Moura Rezende, Tayná Lobo da Silva |
| O VOLUME DA PIRÂMIDE EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA | |
| Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Albérico Teixeira Canário de Souza, Antônio Roberto Silva |
| CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
| Laura Medeiros Pereira, Rafael Pereira de Melo, Jobson Hugo de Sousa Soares, Albérico Teixeira Canário de Souza |
| MATEMÁTICA E OS ORIGAMIS MODULARES | |
| Micael Silva dos Santos, Rafael Pereira de Melo, Emanuel Gomes Lourenço, Alberico Teixeira Canário de Souza |
| EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: PROJETO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica Fontoura Garcia Silva, Mariângela Camba |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| A Sustentabilidade contemplada por meio da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
| Isabelly Cristina Mottin, Polyanna Mondadori Santos |
| AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE DISCUTEM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
| Janice Rubira Silva |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: AS LENTES QUE O PERCEBEM | |
| Janice Rubira Silva |
| RELATO E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA: A MATEMÁTICA NO BRINCAR DE CONFECCIONAR ROUPAS | |
| Dulce Stela Schramme, Thais Leonardo Rodrigues Silva, Neila Tonin Agranionih |
| OPERAÇOES COM NUMEROS INTEIROS ASSOCIADA A METODOLOGIA DE JOGOS | |
| Aline de Oliveira Sant Anna |
| ESTRUTURAS ADITIVAS: PROBLEMAS DE TRANSFORMAÇÃO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ewellen Tenorio de Lima, Arlam Dielcio Pontes da Silva |
| ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA AULA DE MATEMÁTICA: construindo ambientes de aprendizagem | |
| Arlam Dielcio Pontes da Silva, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
| LIVRO-JOGO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS: PROPOSTA DO PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA | |
| Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Aline Rodrigues Senna dos Santos, Ettiène Cordeiro Guérios |
| MATEMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA CULTURA DIGITAL | |
| Rose Mary Kern Martins, Diva Souza Silva |
| CONHECENDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Luana Danelli Silva |
| BARALHO DE FRAÇÕES: UMA ALTERNATIVA DIFERENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maiara Bernardino da Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Rosângela Araújo da Silva |
| O TRABALHO EM GRUPO POTENCIALIZANDO A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Paola Reyer Marques, João Silva, Letícia Maffei |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UMA COMBINAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Jonata Souza Santos, Rosana Pinheiro Fiuza, Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: CONCEITOS E INTERVENÇÕES | |
| ZENAR PEDRO SCHEIN |
| JUROS SIMPLES E COMPOSTOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS | |
| Valdir Bezerra dos Santos Júnior, Marlene Alves Dias, Míriam do Rocio Guadagnini |
| A APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DUM PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A geometria euclidiana presente no Forte do Castelo. | |
| Ivo Antônio da Conceição Ribeiro, Jane Cristina da Silva, Rita Sidmar Alencar Gil, José Luis Magalhães da Silva |
| PIBID/CAPES/UPF 2016: JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| JAQUELINE SIMON, Rafael Andrioli da Rosa, Adrieli Rejane Daronch |
| AS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE CRÍTICA | |
| Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto, Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood |
| CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DE 1°. GRAU COM UMA INCÓGNITA. | |
| Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida |
| MATEMÁTICA PAI D’ÉGUA: DESFRUTANDO DE CONCEITOS CULTURAIS DO ESTADO PARAENSE | |
| Caio de Siqueira Bendelak dos Santos, José Luís Magalhães da Silva, Matheus dos Santos Martins, Rita Sidmar Alencar Gil |
| Um palpite inteligente: incentivando a estimativa em sala de aula | |
| Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Jonas Miranda Vilamar de Souza, Ana Paula Rangel de Andrade |
| UM OLHAR PARA OS ERROS APRESENTADOS POR ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO DESENVOLVIDAS EM JOGOS LÚDICOS | |
| Dionatan de Oliveira Nadalon, Gabriel de Oliveira Soares, Sabrina Londero da Silva Rossato |
| O ESTUDO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
| Wilma Pereira Santos Faria, Maísa Gonçalves da Silva |
| ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS COMO FACILITADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA VIVÊNCIA DO PIBID | |
| Adriano dos Santos, Daniela Miotte, Carolina Bruski Gonçalves, Elizangela Weber |
| A CONCEPÇÃO DE ÂNGULO EM ALUNOS DOS 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ESTUDAREM CINEMÁTICA | |
| Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto |
| ALTAS HABILIDADES EM MATEMÁTICA: INCENTIVANDO POTENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Karin Ritter Jelinek, Patrícia Lima da Silva |
| ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO -MATEMÁTICA-7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Leticia Lima de Almeida, Elisangela Fouchy Schons, Luciani Missio |
| AS INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS | PDF () |
| Gerson Scherdien Altenburg, Cristina Franz Strelow, André Luis Andrejew Ferreira |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL | |
| Lisiane Santos Flores, Adriana Dietze Weber, Alvino Alves Sant'Ana |
| O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE: A UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO | |
| Lívia Ladeira Gomes, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Carla Fernanda Siqueira B de Freitas dos Santos |
| Oficina de números positivos e negativos: possibilidades para aprender matemática | |
| João Francisco Staffa da Costa |
| OS GRÁFICOS: UM CAMPO FÉRTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO AUTÔNOMO | |
| LEANDRO DE ANDRADES CAMPOS, RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA |
| PENSAMENTO ARITMÉTICO: UM EXPERIMENTO COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Neide Alves Schaeffer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| PIBID MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Reinaci Silva, Lucas Pablo Ferreira dos Santos |
| UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS SPACE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS DE TRAJETÓRIA E ÂNGULO EM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Savana dos Anjos Freitas, Jonata Souza dos Santos, Agostinho Serrano de Andrade Neto |
| Matemática e Teatro: uma proposta interdisciplinar | |
| Paula Tatiane Froehlich Sachser |
| O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
| Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet |
| O JOGO COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA AS DIFICULDADES DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS | |
| Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Elizangela Weber |
| APRENDENDO DE FORMA LÚDICA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS: EXPERIÊNCIAS DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA | PDF () |
| Vanessa Rodrigues Lopes, Bruna Melo de Souza, Marcilio Rocha da Silva |
| JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES | |
| Rosângela Araújo da Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva |
| Diferentes Interpretações do Número Racional: Uma Análise de Livros Didáticos | PDF () |
| Veronica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio |
| O ENSINO INTRODUTÓRIO DE ÂNGULOS ATRAVÉS DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS | |
| Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva, Rosângela Araújo da Silva |
| CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COM ORIGAMI A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DE UMA PMD | |
| Francielle Quaresma farias da Silva, Kevila Cezario de Morais, Dilza Côco |
| O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL E DE RECURSO TECNOLÓGICO | |
| MAIARA ANDRESSA STREDA, ROSI KELLY REGINA MARMITT, Lucilaine Abitante Goin |
| ENSINO DE QUADRILÁTEROS COM USO DE UM JOGO DE TRILHAS | |
| Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Natiele de Almeida Gonzaga, Alessandra Querino da Silva |
| A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS | |
| Cintia Melo dos Santos, Gabriel Moreno Vascon |
| OS MATERIAIS CONCRETOS COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1°GRAU | |
| Glauce Kelly Souza de Oliveira, Larissa Beatriz Molgora, Cíntia Melo dos Santos |
Educação Matemática no Ensino Médio
| SITUAÇÕES DE ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
| Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian |
| SAÚDE E MATEMÁTICA: A interseção entre a teoria dos conjuntos e os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti | |
| Matheus Dos Santos Martins, Fernanda Suely Barata, Deiziany de Sousa Lobo |
| MATRIZES, TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E OBRAS DE ARTE: REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA | |
| Lauro Chagas e Sá, Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO MODULAR DO TIPO f(x)=a∙|bx+c|+d | |
| Josimar José dos Santos |
| EXPERIMENTANDO RECEITAS DE FUBÁ E TANGRAM NO ENSINO DE FRAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE SER ALUNO E SER PROFESSOR EM UM CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO | |
| Guilherme Vier, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GEOMETRIA ESPACIAL: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O GEOGEBRA | |
| Fabiane Lima Righi, Maria Cecília Pereira Santarosa |
| CRIPTOGRAFIA E O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E SUA INVERSA | |
| Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Alex Cabral Barbosa |
| REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO GRAUS, COM O SOFTWARE GEOGEBRA, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA | |
| Luciano Feliciano de Lima, Valdiron Robson Ferreira de Sousa, Matheus Souza Amorim |
| TABULEIRO TRIGONOMÉTRICO: JOGOS MATEMÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO | |
| Nair Rodrigues Souza, Thayane Amaral do Nascimento |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM DE PROPRIEDADES DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU | |
| Ricardo da Silva Santos, Anderson Antonio Alves Cesário, Tatiane Felipe Lopes |
| O BINGO DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
| Mélany Silva dos Santos |
| UMA PROPOSTA DE TAREFA EXPLORATÓRIA NO SOFTWARE EDUCACIONAL GEOGEBRA | |
| Ruana Maira Schneider, Rafael Descovi Galelli |
| UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Danielle Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber |
| Discussões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. | |
| Adriana da Conceição Tesch, Anderson José da Silva |
| ESTUDO DOS TIPOS DE AVALIAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA | |
| Kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma farias da Silva, Dilza Côco |
| USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA ABORDAGEM DE PRISMA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
| Jean Martins de Arruda Santos, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da Silva |
| ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: um estudo a partir de dissertações e teses | |
| Juliana Batista Pereira dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara, Valderez Marina do Rosário Lima, Gisella de Souza Ferreira |
| UM APANHADO SOBRE A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM DOCUMENTOS OFICIAIS A PARTIR DA LDBEB 9394/96 até 2016 | |
| Neslei Noguez Nogueira, Denise Nascimento Silveira |
| EXPLORANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| MAIARA ANDRESSA STREDA, Fabiana Patricia Luft, Leandro Klein, Claudia Maria Costa Nunes |
Educação Matemática no Ensino Superior
| CONCEITO DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO EM LIVROS DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA | |
| Gabriel De Oliveira Soares, Helena Noronha Cury |
| UMA EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DE ESTRUTURAS ALGÉBRICAS | |
| Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
| PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: ALGUMAS PRODUÇÕES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | |
| Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
| Amanda Stefani Stefani, Marcelo Carlos Proença |
| O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM | |
| Michelle Andrade Klaiber, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
| A MATEMÁTICA NA BIOLOGIA: O ENSINO INTEGRADOR | |
| Marfisa Hyanchelle Cortez Costa, Ellen Abigail Lima de Sousa, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves |
| ANÁLISE DE ERROS DE CALOUROS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM ASSUNTOS PRÉ-CÁLCULO | |
| Antonio Fabio Nascimento Torres, Luis Havelange Soares |
| DISCIPLINA DE ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL: O QUE CONSTA NAS EMENTAS? | |
| Luciano Duarte Silva, Márcio Urel Rodrigues, Maria Socorro Duarte da Silva Couto, Glen Cezar Lemos |
| CÓMO IMPACTA LA RECURSIVIDAD EN LA ENSEÑANZA EN CIENCIAS DE LA COMPUTACIÓN | |
| MARIO ENRIQUE QUINTANA, JORGE ENRIQUE SAGULA, FLORENCIO ISIDRO MONZON |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| Explorando a Geometria Fractal com o GeoGebra | |
| Marcelo Wachter Maroski, Lecir Dalabrida Dorneles, A. Patricia Grajales Spilimbergo, Claudia Piva |
| A produção de material didático digital para desenvolver uma prática pedagógica com situações problemas na formação de professores de Matemática | |
| Daniel da Silva Silveira |
| ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DA ROBÓTICA: A TECNOLOGIA DIGITAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
| Andrew Felipe Silvério Souza, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnior Lessa Gonçalves, Luciano Cássio Lulio |
| OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCUSSÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Nilce Fátima Scheffer, Angélica Elis Heineck, Eliziane Comachio, Raquel Zanandréa |
| GEOGEBRABOOK: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS | |
| Bernarda Souza de Menezes, Daniela Barcellos Haas |
| ATRIBUINDO SIGNIFICADOS À MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
| Eliel Constantino da Silva, Wellem Cristiam Teixeira Rodrigues, Maria Raquel Miotto Morelatti |
| CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Ana Paula de A. Janz Elias, Flavia Sucheck, Marcelo Souza Motta |
| O ENSINO HÍBRIDO E AS INOVAÇÕES SUSTENTADAS E DISRUPTIVAS | |
| Josias Dioni Bravim, Vanessa Battestin Nunes, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
| TAREFAS INVESTIGATIVAS NO GEOGEBRA 3D SOBRE POLIEDROS | |
| NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA, Wendel de Oliveira Silva |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS e o CALCULO DIFERENCIAL: ações e interações de um aluno em espaços virtuais | |
| Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer |
| UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM/PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
| Ivanete Fátima Blauth, Suely Scherer |
| UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO DISPOSITIVO MÓVEL COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID EM RVA | |
| Mari Aurora Reis, Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Serrano Neto, Marlise Geller |
| O USO DE APLICATIVOS PARA ANDROID NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Karina Nunes da Silva, Lucas Teixeira da Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| MULTITAREFA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O SCRATCH | |
| Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia, Marlise Geller |
| E-BOOKS EM SALA DE AULA | |
| Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer |
| MAPEAMENTO DE PESQUISAS A CERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES | |
| Andressa Teixeira Sobrinho, Maria Arlita Soares |
| MATEMÁTICA ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS | |
| Cristiane da Silva Stamberg, Andréa Pereira, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati |
| TRANSFORMAÇÕES LINEARES: SEQUENCIA DIDÁTICA E O USO DO GEOGEBRA | |
| Eliza Souza Silva, Jeane do Socorro Costa Silva |
| ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS DAS EXATAS NA MODALIDADE EAD | |
| Simone Soares Echeveste, Tania Elisa Seibert, Fernanda Dellinghausen, Beatriz Oliveira da Costa |
| ENSINO DE MATRIZES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Wendel Oliveira Silva, Renata Tavares Nascimento |
| O USO DE GAMES PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Taiane Carrilho Rosa, Vinicius Carvalho Beck, Denise Nascimento Silveira |
| O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS | |
| Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo |
| ENCONTRANDO O IMC COM O GEOGEBRA E CONSTRUINDO DIETAS NO EXCEL: UMA ATIVIDADE DE FUNÇÕES AFIM E MATRIZES. | |
| Juliana Schivani, Emanuel Gomes Lourenço, Alexsandro Paulino Oliveira |
| GEOGEBRA COMO UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS VINCULADO A MANIPULAÇÃO DE IMAGENS | |
| Jullian da Silva Moreira, Wagner Ferreira de Santana |
| O GEOGEBRA E A GEOMETRIA DOS SISTEMAS LINEARES DE ORDEM 3 | |
| Jaedson Carvalho da Silva, wagner Ferreira de Santana |
| OBJETOS DE APRENDIZAGEM E RECURSOS DIGITAIS: UM ALIADO PARA O ENSINO-APRENDIZADO NO ESTUDO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA GERAÇÃO MILLENIUM | |
| Tassiana Truccollo Schmitt |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| Jogos para o ensino de aritmética no manual Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque | |
| Cintia Schneider, David Antonio da Costa |
| O uso da História da Matemática nos anos finais do ensino fundamental | |
| Reinaci Silva, Caio Sérgio Oliveira Xavier |
| SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NO CURSO DE MATEMÁTICA DE ALGACYR MUNHOZ MAEDER | |
| Elenice de Souza Lodron Zuin, Célio Moacir dos Santos |
| IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA PRÁTICA- PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM LONDRINA | |
| Ricardo Silva Souza, Gabriel dos Santos e Silva |
| ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DA DÉCADA DE 1960: INDÍCIOS DE UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Aline Schwade, Isabel Koltermann Battisti |
| A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ESTUDO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES DE RENÉ DESCARTES | |
| Fernanda Manhães Santos, Ingrid Suély Queiroz da Silva, Ana Paula Rangel de Andrade |
| ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA HUMANIDADE: MOVIMENTOS E APRENDIZAGENS DURANTE UMA SEMANA DA MATEMÁTICA | |
| Lauro Chagas e Sá |
| HISTÓRIA ORAL: narrativas de professores de Matemática | |
| Cris Elena Padilha Silva, Diogo Franco Rios |
| O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO RESPALDADA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL | |
| Daniela Cristina de Oliveira, Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano Santos |
| CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MATAPI: Um Estudo Etnomatemático | |
| Jane Cristina da Silva, Ivo Antonio da Conceição Ribeiro |
| A IMAGEM (DESENHO), AS CONCEPÇÕES IDEOLÓGICAS E AS SUAS FORMAS DE VISUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS – UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | Sem título |
| ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, VERA LÚCIA RANGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
| Elementos na História do Ensino de Matemática em um Colégio Salesiano Feminino entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso UNO. | |
| Luciani Coelho Guindo Santos, Edilene Simões Costa dos Santos |
| CECY CORDEIRO THOFEHRN: uma professora e autora gaúcha | |
| Francine Fernandes Araujo, Circe Mary Silva da Silva |
| A Tendência Socioetnocultural na Educação Matemática | |
| Lara Cansi de Moraes, Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Lucilaine Goin Abitante |
| A PLURALIDADE ÉTNICA, SOCIAL E CULTURAL NA SALA DE AULA | |
| Tatiana Taís Schein, Gabriela Gohlke Bley, Lara Cansi de Moraes, Lucilaine Goin Abitante |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA, MATEMÁTICA E ECONOMIA: EXPERIÊNCIAS ACERCA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Alisson Henrique dos Santos |
| EXPECTATIVAS E AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DE MATO GROSSO | |
| Marcela Bonet Becher Schavaren, Rute Cristina Domingos da Palma |
| ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE | |
| LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA |
| UTILIDADE DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO A VISÃO DE PROFESSORES | Sem título |
| Jean Martins de Arruda Santos, Anyla Laíse Santos, Valdir Bezerra dos Santos Júnior |
| NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Edlauva Oliveira Santos, Evandro Ghedin |
| COMPREENSÕES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO RELATIVAS AOS PROCESSOS DE CONHECER E ENSINAR MATEMÁTICA | Sem título |
| Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Greice Scremin |
| UM ESTUDO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À LUZ DO ENSINO INVESTIGATIVO DE MATEMÁTICA | |
| Denise Knorst da Silva, David Antonio da Costa |
| O PROFESSOR FORMADOR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E O SEU ENTENDIMENTO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL, SABERES E PRÁTICAS | |
| Cleberson Pereira Arruda, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
| A FEIRA DE MATEMÁTICA NO ESTADO DA BAHIA: ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
| ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS |
| (RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO POR LICENCIANDOS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Danielly Fraga Santana, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
| A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS DE UM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
| Sandra Maria da Silva, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
| A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS ANTES DE INGRESSAREM NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
| Rejane Siqueira Julio, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
| CALEIDOCICLO - MONTAGEM E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS | |
| Ettiène Guérios, Luana Leal, Sirley Santos Cezar Siqueira |
| COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Nilton Cezar Ferreira, Egídio Rodrigues Martins, Márcio Urel Rodrigues, Luciano Duarte Silva |
| DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA | |
| Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA | |
| André Gustavo Oliveira da Silva, Fabio Luis Baccarin, Leticia Barcaro Caleste Omodei, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
| Mal-estar de professores de matemática | |
| Luana Maria Santos da Silva, Tanise Paula Novello |
| PDE ELO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| vanessa lucena, Renata Camacho Bezerra, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
| O USO DE TECNOLOGIA POR MEIO DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Mercedes Matte da Silva, Lori Viali |
| O USO DA CALCULADORA EM AULAS DE MATEMÁTICA: DISCURSO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Sem título |
| Cintia Schneider, Deise Nivia Reisdoefer, Rosana Maria Gessinger |
| DIDÁTICA FRANCESA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Ronald Feitosa Moraes, Francisca Tuanny Aparecida da Silva Souza, Aylla Gabriela Paiva de Araujo, Francisco Rômulo Feitosa Moraes |
| CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| MÁRCIO UREL RODRIGUES, LUCIANO DUARTE SILVA, NILTON CESAR FERREIRA, EDIEL PEREIRA MACEDO |
| UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS DE ROTAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
| NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: INVESTIGAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Silvana Cocco Dalvi |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ESTUDOS SOBRE O SIGNIFICADO DE FRAÇÕES PARTE-TODO | |
| APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Coco |
| QUESTÕES PARA POTENCIALIZAR O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO PARA ENSINAR DIVISÃO DE FRAÇÕES | |
| Jeferson Gomes Moriel Junior, Matheus Candido Teixeira, Vicente Pedroso da Silva Filho, Claudio Zimmermann Junior |
| REFLEXÕES DE CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Ariel Wesley Soares, Alexandre Krüger Zocolotti |
| LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Auriluci Carvalho Figueiredo, Marcia Roberta Pires Silva, Elizabeth Magalhães Oliveira, Marco Antonio Di Pinto |
| AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ | |
| Jeane do Socorro Costa Silva, Eliza Souza Silva |
| A GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE ATIVIDADES NO GEOGEBRA: contribuindo para uma aprendizagem significativa na EJA. | |
| Jeane do Socorro Costa Silva, Eliza Souza Silva |
| UM ESTUDO SOBRE O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM DOIS EVENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Jaquelini Rocha Simão, Tania Teresinha Bruns Zimer |
| A PRODUÇÃO DE HQS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
| Mariana do Nascimento Fuly, Gabriella Marie Lobo Alves Sodré, Wanderley Moura Rezende, Gabriel Martins Felix |
| A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um olhar a partir do estágio curricular supervisionado | |
| Ana Carolina Evangelista Sousa, Roseli Araújo Barros |
| DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZADO DA GEOMETRIA: POR QUE OS EDUCADORES NÃO ENSINAM E OS EDUCANDOS NÃO APRENDEM? | |
| Tassiana Truccollo Schmitt |
Avaliação em Educação Matemática
| UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2006 E 2016 SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
| Thaís Paschoal Postingue, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Andrew Felipe Silvério Souza |
| A BUSCA POR VALOR DESCONHECIDO EM QUESTÕES DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
| Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva |
| ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
| Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva, Cristina Cavalli Bertolucci, Lupi Scheer dos Santos, Fabrício Monte Freitas |
| AVALIAÇÃO DA XXXII FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS | |
| Vilmar José Zermiani, Iraci Müller, Carlos Efrain Stein, Vilmar Ibanor Bertotti Junior |
| AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA | |
| Lucas Gomes Sousa Silva |
| MATEMÁTICA BÁSICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA AÇÃO DE FORMAÇAO PARA OS SERVIDORES DA UFGD | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio |
| O ERRO, AS EMOÇÕES E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
| André Gustavo Oliveira da Silva, Rosana Figueiredo Salvi |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS MAL ESTRUTURADOS | |
| Kely Cristina Freitas Altoé, Julia Schaetzle Wrobel |
| RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO E NUMERAMENTO E A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| André Luís Pereira Souza |
| A DESCONSTRUÇÃO DIMENSIONAL E A MOBILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO | |
| Roberta Nara Sodre de Souza, Méricles Thadeu Morethi |
| LITERATURA E MATEMÁTICA: EXISTE LÓGICA NO PAÍS DA MARAVILHAS? | |
| Diana Patricia Ferreira de Santana, Neide Biodere |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| MODELAGEM MATEMÁTICA E A CONCIENTIZAÇÃO DO COMBATE A DENGUE: UMA ANALISE POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS | |
| Debora coelho de souza, Claudia Carreira da Rosa |
| ANÁLISE DE MODELOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, DEISE NÍVEA REISDOEFER, DAIANE RENATA MACHADO |
| ÂNGULOS INTERNOS DE POLÍGONOS EM UMA PRÁTICA ARTÍSTICA | |
| Bernarda Souza de Menezes, Daniela Barcellos Haas, Marilaine De Fraga Sant'Ana |
| EXPERIÊNCIA MUSEAL E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM SALA DE AULA | |
| Daiane Renata Machado, Bruna Dorneles Silveira, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luís Schifino Ferraro |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Everlise Sanches Brum, Silvana Pinto Saggiono, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE ESTATÍSTICA | |
| Minéia Bortole Machado, Alvino Alves Sant’Ana |
| O PROBLEMA DOS QUATRO QUATROS | |
| Clarice Segantini |
| Sequências textuais na expressão do processo de Modelagem Matemáticade estudantes do Ensino Médio | |
| MORGANA SCHELLER, Danusa de Lara Bonotto |
| Modelagem Matemática e Literatura: Qual é o público? | |
| Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan |
| O PLANEJAMENTO DE UMA TAREFA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATERIALIZADO NOS TEXTOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Danusa Lara Bonotto, Morgana Scheller, Valderez Marina do Rosário Lima |
Currículo e Educação Matemática
| UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO | |
| Gláucia Potenza Soares, Márcia Souza da Fonseca |
Educação Matemática e Inclusão
| A VISÃO DE DOCENTES DE BELÉM DO PARÁ SOBRE AS DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS | |
| Sandy da Conceição Dias, Pedro Franco de Sá |
| MATH TOUCH–UMA ALTERNATIVA À VISÃO | |
| Maria Adelina Raupp Sganzerla, Juliano Daniel Moeller, Marlise Geller |
| COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA PARA JOVENS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Jorge Brandão, Denize Silveira |
| JOGANDO COM A MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
| Camila da Silva Nunes, Priscila Simone Fagundes Claro, Deisinara da Silva Siqueira |
| PROFMAT: ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDAS SOBRE A TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki, Rogério de Oliveira Souza |
| A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INTEGRAL DEFINIDA | |
| Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
| CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA | |
| Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
| DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Jéssica de Sousa Santos, Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues, Cícero dos Santos Teixeira |
| DÉFICIT INTELECTUAL: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | |
| Lidiane Maciel Pereira, Daniela Stevanin Hoffmann |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM PESSOAS IDOSAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O “RACIOCÍNIO” E A INTERAÇÃO SOCIAL | |
| Guilherme Henrique Gomes da Silva, Bruna Borges Silva, Nayara da Silva |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE UM ESTUDANTE AUTISTA | |
| Andiara Cristina de Souza, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ÂMBITO NACIONAL NO PERÍODO DE 1985-2000 | |
| Fernanda Silva Baú, Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Moab Marques da Silva |
| PRINCÍPIOS DA CONTAGEM: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM CRIANÇAS DE CLASSES INCLUSIVAS | |
| Rosiane da Silva Rodrigues, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
| CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS | |
| Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira |
| RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MATERIAL CONCRETO COMO FORMA DE CONSTRUIR OS CONCEITOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS COM ALUNOS SURDOS | |
| Cléa Silveira, Denise Nascimento Silveira |
| TRABALHANDO COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA COM DEFICIENTE VISUAL | |
| Wagner Dias Santos, Cassiano Amorim |
| SOFTWARE PARA AUXILIAR NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE | |
| Maria Adelina Raupp Sganzerla, Ariane Menezes Machado |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| CONSTRUÇÃO DE JOGOS ESTATÍSTICOS NO GEOGEBRA: UMA PERSPECTIVA DE UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO | |
| leandro Mendonça do Nascimento, Wagner Dias Santos, Rafael Ferreira da Costa Leite, Luciane de Souza Velasque |
| EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÃO SOBRE UMA PRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE | |
| Diogo Israel Schwanck, Luciana Neves Nunes |
| AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
| Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula |
| LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
| Wagner Dias Santos, Jorge Santos, Luciane Velasque |
| METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA | |
| Gabriela Machado Moura, Camila Rubira Silva, Suzi Samá |
| MUDANÇAS NA MATRIZ ENERGÉTICA HÍDRICA NO BRASIL: ESTUDO ESTATÍSTICO A PARTIR DE REGRESSÃO MULTIVARIADA. | |
| Paulo Reis Junior, MARI AURORA FAVERO REIS, Marcelo Gonçalves Trentin, Rafael Elias Senger |
Mesas Redondas
| Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - MUDANÇAS DIMENSIONAIS EM FIGURAS GEOMÉTRICAS | |
| Méricles Thadeu Moretti, Roberta Nara Sodré de Souza |
| MUDANÇAS DIMENSIONAIS EM FIGURAS GEOMÉTRICAS | |
| Roberta Nara Sodré de Souza, Méricles Thadeu Moretti |



